Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Geografia
 
Disciplina: FLG0386 - Regionalização do Espaço Brasileiro
Brazilian Space Regionalization

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 18 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2018 Desativação:

Objetivos
1. Compreender a formação sócio-territorial do Brasil e a organização interna do espaço brasileiro. 2. Analisar o processo de regionalização do Brasil como fruto do desenvolvimento capitalista. 3. Discutir a importância do debate regional para o ensino de Geografia na Educação Básica.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1979713 - Rita de Cassia Ariza da Cruz
 
Programa Resumido
Programa Resumido
 
 
 
Programa
1. Revisão dos conteúdos de regionalização do espaço brasileiro presentes nos currículos do Ensino Médio. 2. O processo de ocupação do território brasileiro: as fases colonial, agrário-exportadora e urbano-industrial. 3. A industrialização, a formação do mercado nacional e o papel do Estado. 4. A intensificação do capitalismo no campo. 5. Políticas regionais e ação governamental. 6. A questão regional hoje no Brasil. 7. divisões regionais: critérios, críticas, objetivos. 9. A questão regional no ensino de Brasil hoje Entre as atividades de PCCs desenvolvidas na disciplina, destacam-se as análises de livros didáticos e currículos da Educação Básica, bem com a elaboração de materiais e sequências de ensino-aprendizagem com foco no debate regional brasileiro.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, seminários, debates sobre textos selecionados.
Critério
Provas escritas e trabalhos escritos e/ou orais.
Norma de Recuperação
Norma de Recuperação
 
Bibliografia
     
ANDRADE, Manoel Correia de. Planejamento regional e problema agrário no Brasil. São Paulo, HUCITEC, 1976. -------------------------- Agricultura e capitalismo. São Paulo, Ciências Humanas, 1979. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. CANO, Wilson. Desequilíbrios regionais e concentração industrial no Brasil (1930-1970). São Paulo, Global/UNICAMP, 1985. CASTRO, Antonio Barros de. Sete ensaios sobre a economia brasileira. Rio de Janeiro, Forense, 1971. DOWBOR, L. A formação do capitalismo dependente no Brasil. São Paulo, Brasiliense, 1982. GOLDENSTEIN, Léa e SEABRA, Manoel F. Gonçalves. Divisão territorial do trabalho e nova regionalização, in Revista do Departamento de Geografia, (1), São Paulo, FFLCH/USP, 1982. OLIVEIRA, Francisco de. A economia brasileira: crítica à razão dualista. 4a ed., Såo Paulo/Petrópolis, CEBRAP/Vozes, 1981. ---------------------- A economia da dependência imperfeita. Rio de Janeiro, Graal, 1980. SAES, Décio. A formação do estado burguês no Brasil (1888-1891). Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1985. SÃO PAULO. Currículo de Geografia do Estado de São Paulo. SEE: São Paulo, 2010. SINGER, Paul. Desenvolvimento econômico e evolução urbana. São Paulo, Nacional, 1974. VALVERDE, Orlando. Estudos de Geografia Agrária brasileira. Petrópolis, Vozes, 1985.
 

Clique para consultar os requisitos para FLG0386

Clique para consultar o oferecimento para FLG0386

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP