1. Retomar, num plano mais elevado, as discussões realizadas em Teoria e Método da Geografia I. 2. Mostrar a problemática da legitimação da ciência geográfica e as diferentes vias de seu equacionamento na atualidade. 3. Discutir a relação Geografia e Filosofia, apontando para a temática metodológica e sua importância no ensino e na pesquisa.
Ementa (programa resumido)
1. A questão do objeto geográfico. As dicotomias da Geografia. Método e universo empírico. 2. Racionalismo, empirismo e dialética na Geografia. 3. Objetividade, ideologia e as formas de legitimação da ciência. 4. Unidade e dispersão no conhecimento geográfico. 5. Análise e teoria em Geografia. 6. A questão do sujeito na investigação geográfica. 7. Fundamentos epistemológicos dos paradigmas atuais da Geografia e suas implicações para o ensino de Geografia e a formação de professores. Como atividade de PCC, a disciplina propõe a análise do Currículo de Geografia do Estado de São Paulo, com o intuito de compreender seus fundamentos teórico-metodológicos.
AGB/RJ. Metodologia em Geografia, in Boletim Carioca de Geografia, especial, Rio de Janeiro, 1976. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. CLAVAL, Paul. La pensée géographique. Paris, SEDES, 1972. HARTSHORNE, Richard. Propósitos e natureza da Geografia. São Paulo, HUCITEC/EDUSP, 1978. HARVEY, David. Explanation in Geography. Londres, E. Arnold, 1969. JOHNSTON, R. J. e CLAVAL, Paul. (org) La Geografia atual: geógrafos y tendencias. Barcelona, Ariel, 1986. MENDOZA, Josefina G., JIMENEZ, Julio M. e CANTEIRO, Nicolas O. El pensamiento geográfico. Madri, Alianza, 1982. SÃO PAULO. Currículo de Geografia do Estado de São Paulo. SEE: São Paulo, 2010.