• Discutir, compreender e planejar trabalho de campo em diferentes áreas temáticas da Geografia.• Realizar trabalho de campo, levando os alunos a sua realização concreta em um lugar ou região particular.• Produzir relatório sobre o trabalho realizado.
: Discutir, analisar , elaborar , a partir de um método, o instrumental necessário para coleta de informações em campo
• A observação e o olhar como ferramentas essenciais para a compreensão da realidade do campo• Análise de cartografia da área de estudo: primeiro plano de compreensão do lugar• Análise bibliográfica: elementos para a interpretação da realidade estudada• Análise de dados estatísticos para identificação do quadro socioeconômico• Procedimentos de campo: elaboração de croqui de localização; entrevistas e coleta de depoimentos, montagem do roteiro de pesquisa, análise da paisagem geográfica.• Pós-campo e as formas de sistematização dos dados• Elaboração de produto final: o portfólio de atividades
ASSOCIAÇÃO DOS GEÓGRAFOS BRASILEIROS- AGB. Seleção de Textos no 11. Teoria e Método. São Paulo: AGB/SP, 1985.CRUZ, Rita de Cássia Ariza da. Os caminhos da pesquisa de campo em geografia. Geousp, Espaço e Tempo. Revista de Pós Graduação em Geografia, São Paulo, no 1, p. 93-97, 1997.KAISER, Bernard. O geógrafo e a pesquisa de campo. Boletim Paulista de Geografia, São Paulo, no 84, p. 93-104, 2006.LACOSTE, Yves. A pesquisa e o trabalho de campo: um problema político para os pesquisadores, estudantes e cidadãos. Boletim Paulista de Geografia, São Paulo, no 84, p. 07-24, 2006.MARCO, Valéria de. Trabalho de campo em Geografia: reflexões sobre uma experiência de pesquisa participante. Boletim Paulista de Geografia, São Paulo, no 84, p. 105-136, 2006.SERPA, Ângelo. Trabalho de campo em Geografia: uma abordagem teórico-metodológica. Boletim Paulista de Geografia, São Paulo, no 84, p. 07-24, 2006.SILVA, Flávia Elaine da. Aproximar sem reduzir: as derivas e a pesquisa de campo em geografia urbana. Geousp, Espaço e Tempo. Revista de Pós Graduação em Geografia, São Paulo, no 15, p. 139-149, 2004.VENTURI, Luis A.B. Praticando a Geografia. Técnicas de Campo e de Laboratório. São Paulo: Oficina de Textos, 2009.Bibliografia complementarAB’SABER, Aziz Nacib . N. Geomorfologia do sítio urbano de São Paulo. São Paulo: Ed. Ateliê, 2007.AZEVEDO, Aroldo. Vilas e cidades do Brasil colonial. Ensaio de geografia urbana retrospectiva. Boletim 208, Geografia 11, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, 1956.CESAR, R. C.; FRANCO, L., R.C.; BRUNA, P. J. Área da Luz renovação urbana em São Paulo. São Paulo: Editora Perspectiva, 1977.FRUGULI JR., Heitor. Centralidade em São Paulo. Trajetórias, conflitos e negociações na metrópole. São Paulo: Edusp, 2000.FRUGOLI JR., Heitor. Nexos simbólicos entre capital e interior paulista:reinterpretações recentes da cultura caipira. In: SETUBAL, M.A. Terra Paulista. Trajetórias Contemporâneas. São Paulo: Imprensa Oficial/Cenpec, 2008.LANGENBUCH, J. R. A estruturação da Grande São Paulo. Estudo de geografia urbana. Rio de Janeiro: FIBGE, 1971.LEVINO, P. Bairros paulistanos de A a Z. São Paulo: Ed. Senac, 2001.MATOS, Odilon Nogueira. São Paulo no século XIX. In: AZEVEDO, Aroldo. (org). A cidade de São Paulo: estudos de geografia urbana. São Paulo: Nacional, 1958. Vol.II.p.49-95SÃO PAULO (Cidade). Comissão do IV Centenário. São Paulo antigo: plantas da cidade. São Paulo: Melhoramentos, 1954.TRUZZI, Oswaldo. Etnias em convívio: o bairro do Bom Retiro em São Paulo. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, no 28, 2001.VÁRIOS AUTORES. Um século de Luz. São Paulo: Scipione, 2001.