1. Analisar a natureza das relações de produção e de trabalho no seio das atividades agrárias. 2. Compreender as diferenciações das estruturas agrárias face aos sistemas sócio-econômicos. 3. Enfatizar as transformações recentes no campo, especialmente no Brasil.
A Geografia Agrária e a questão agrária; a agricultura sob os diferentes modos de produção; renda da terra; industrialização da agricultura; a questão agraria no Brasil; a Geografia Agrária no ensino fundamental e médio
1. A Geografia Agrária e a questão agrária 2. A agricultura sob diferentes modos de produção. 3. A renda da terra: estrutura interna e especificidades das atividades agrárias 4. A industrialização da agricultura. 5. As transformações históricas nas relações de produção e de trabalho no campo brasileiro 6. A situação atual do campo no Brasil: a estrutura agraria, os conflitos sociais e a questão politica 7. A Geografia Agrária no ensino fundamental e médio Na carga horária das PCCs, são desenvolvidas análises dos conteúdos de geografia agrária nos livros didáticos do ensino fundamental e médio.
AIDAR, A. C. Kfouri e PEROSA JÚNIOR, R. M. Espaços e limites da empresa capitalista na agricultura, in Economia e Política, 1 (3): jul-set, São Paulo, 1981. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. FAUCHER, Daniel. Geografia agrária. Barcelona, Omega, 1953. GEORGE, Pierre. Précis de géographie rurale. 2a ed., Paris, PUF, 1967. GOODMAN, D. E., SORJ, B. e WILKINSON, J. Agroindústria, políticas públicas e estruturas sociais rurais: análises recentes sobre a agricultura brasileira, in Economia e Política, V, (4), out-dez, São Paulo, 1985. KROPOTKIN, P. A. O que a geografia deve ser. In: VESENTINI, J. W. (org) Piotr Kropotkin Seleção de Textos AGB SP, n. 13, p. 1-9, 1986 LACOSTE, Y. Uma disciplina simplória e enfadonha? In: __________. A geografia – isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. 3ª. ed. São Paulo: Papirus, 1993, p. 21-31 MARX, Karl. O capital. III, 6a Seção, 2a ed.,13a reimpressão, Como se converte o lucro extraordinário em renda do solo. México, Fondo de Cultura Economica. MELO, Fernando Homem de. A política econômica e a pequena produção agrícola, in Estudos Econômicos, 12 (3); dez, São Paulo, FIPE/USP, 1982. MEYNIER, André. Les paysages agraires. Paris, Armand Colin, 1958. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. Parâmetros Curriculares Nacionais- Geografia, Brasília: MEC, 1997 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular- Geografia, Brasília: MEC, 2017 p. 311-346 NAKANO, Yoshiaki. A destruição da renda da terra e da taxa de lucro na agricultura, in Economia e Política, 1, (3), jul-set, São Paulo, 1981. OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. Modo capitalista de produção e agricultura. São Paulo, Ática, 1986. PONTUSCHKA, N. N. PAGANELLI, T. I. e CACETE, N. H. A disciplina escolar e os currículos de Geografia. In: __________. Para ensinar e aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2007, p. 57-86