Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Geografia
 
Disciplina: FLG0563 - Geografia Agrária I
Agrarian Geography I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 18 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
1. Analisar a natureza das relações de produção e de trabalho no seio das atividades agrárias.
2. Compreender as diferenciações das estruturas agrárias face aos sistemas sócio-econômicos.
3. Enfatizar as transformações recentes no campo, especialmente no Brasil.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1109611 - Julio Cesar Suzuki
1551185 - Marta Inez Medeiros Marques
1726471 - Valeria de Marcos
 
Programa Resumido
A Geografia Agrária e a questão agrária; a agricultura sob os diferentes modos de produção; renda da terra; industrialização da agricultura; a questão agraria no Brasil; a Geografia Agrária no ensino fundamental e médio
 
 
 
Programa
1. A Geografia Agrária e a questão agrária
2. A agricultura sob diferentes modos de produção.
3. A renda da terra: estrutura interna e especificidades das atividades agrárias
4. A industrialização da agricultura.
5. As transformações históricas nas relações de produção e de trabalho no campo brasileiro
6. A situação atual do campo no Brasil: a estrutura agraria, os conflitos sociais e a questão politica
7. A Geografia Agrária no ensino fundamental e médio

Na carga horária das PCCs, são desenvolvidas análises dos conteúdos de geografia agrária nos livros didáticos do ensino fundamental e médio.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas dialogadas, vídeos, discussão de textos, trabalhos de campo, seminários.
Critério
Serão utilizadas ao longo do curso diferentes estratégias de avaliação, de forma continuada, individualmente e em grupo: síntese de unidades/avaliação escrita, fichamento do livro de leitura obrigatória, relatórios de trabalho de campo, seminário e relatório sobre avaliação de material didático e proposta de sequência didática sobre conteúdo , participação nas aulas e nos trabalhos de campo,
Norma de Recuperação
Avaliação escrita sobre todo o conteúdo programático.
 
Bibliografia
     
AIDAR, A. C. Kfouri e PEROSA JÚNIOR, R. M. Espaços e limites da empresa capitalista na agricultura, in Economia e Política, 1 (3): jul-set, São Paulo, 1981.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.
FAUCHER, Daniel. Geografia agrária. Barcelona, Omega, 1953.
GEORGE, Pierre. Précis de géographie rurale. 2a ed., Paris, PUF, 1967.
GOODMAN, D. E., SORJ, B. e WILKINSON, J. Agroindústria, políticas públicas e estruturas sociais rurais: análises recentes sobre a agricultura brasileira, in Economia e Política, V, (4), out-dez, São Paulo, 1985.
KROPOTKIN, P. A. O que a geografia deve ser. In: VESENTINI, J. W. (org) Piotr Kropotkin Seleção de Textos AGB SP, n. 13, p. 1-9, 1986 
LACOSTE, Y. Uma disciplina simplória e enfadonha? In: __________. A geografia – isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. 3ª. ed. São Paulo: Papirus, 1993, p. 21-31
MARX, Karl. O capital. III, 6a Seção, 2a ed.,13a reimpressão, Como se converte o lucro extraordinário em renda do solo. México, Fondo de Cultura Economica.
MELO, Fernando Homem de. A política econômica e a pequena produção agrícola, in Estudos Econômicos, 12 (3); dez, São Paulo, FIPE/USP, 1982.
MEYNIER, André. Les paysages agraires. Paris, Armand Colin, 1958.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. Parâmetros Curriculares Nacionais- Geografia, Brasília: MEC, 1997
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular- Geografia, Brasília: MEC, 2017 p. 311-346
NAKANO, Yoshiaki. A destruição da renda da terra e da taxa de lucro na agricultura, in Economia e Política, 1, (3), jul-set, São Paulo, 1981.
OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. Modo capitalista de produção e agricultura. São Paulo, Ática, 1986. 
PONTUSCHKA, N. N. PAGANELLI, T. I. e CACETE, N. H. A disciplina escolar e os currículos de Geografia. In: __________. Para ensinar e aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2007, p. 57-86
 

Clique para consultar os requisitos para FLG0563

Clique para consultar o oferecimento para FLG0563

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP