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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Geografia
 
Disciplina: FLG0608 - Introdução à Pedologia
Introduction to soil studies

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
Apresentar aos alunos os conhecimentos sobre a gênese, organização e funcionamento dos solos, sob as várias perspectivas de uso e ocupação, além da perspectiva natural.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
208186 - Déborah de Oliveira
 
Programa Resumido
História da Pedologia. Conceito de solo. Morfologia de solos. Constituintes do solo. Gênese de solos. Pedobiologia. Repartição geográfica de solos no globo. Classificação de solos. Uso, manejo e conservação do solo. Educação em solos: o ensino de solos na educação básica.
 
 
 
Programa
-História da Pedologia;
-Do intemperismo à formação dos solos: indicadores dos processos de alteração e pedogênese;
-Fatores de formação do solo;
-Morfologia do solo;
-Propriedades do solo que afetam a dinâmica da paisagem;
-Classificação de solos;
-Tipologia e espacialização dos solos: a cartografia como instrumento de análise;
-Uso sustentável do solo: em áreas agrícolas e urbanas;
-A educação em solos e suas formas de divulgação e popularização;
-Ensino de solos na educação básica.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas teóricas, projeções audiovisuais, estudo dirigido, trabalhos de campo, trabalhos artísticos e/ou didáticos.
Critério
Relatórios, exercícios, trabalhos e provas.
Norma de Recuperação
O aluno poderá realizar avaliação de recuperação conforme previsto no calendário acadêmico.
 
Bibliografia
     
BRADY, N. C. & WEIL R.R. Elementos da natureza e propriedades dos solos. São Paulo: Bookman, 2013. 
BUNTING, B. T. Geografia dos solos. Rio de Janeiro, Zahar, 1971.
CASTRO, S. S. de; COOPER, M.; SANTOS, M. C. & VIDAL-TORRADO, P. Micromorfologia do solo: bases e aplicações. In: Tópicos em ciência do solo, vol. III, Viçosa: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, p. 107-164, 2003. 
EMBRAPA, Procedimentos normativos de levantamentos pedológicos. Brasília, Serviço de Produção de Informação-SPI, 1995.
FALCONI, S. Produção de material didático para o ensino de solos. Rio Claro, 2004. 125f. Dissertação (Mestrado) – INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS E CIÊNCIAS EXATAS-UNESP, Rio Claro. 
FONTES, L. E., CARDOSO, I. M. & CUNHA, C. A. L. O ensino do solo em questão. Documento final do I Simpósio Brasileiro sobre ensino de solos. Viçosa, Sociedade Brasileira de Ciência do Solo. 1995. 
IBGE. Manual técnico de Pedologia. Rio de Janeiro: IBGE, 316p. 2007.
ESPINDOLA, C. R. Retrospectiva Crítica sobre a Pedologia. Campinas: Editora da Unicamp, 400 p., 2009.
ESPINDOLA, C. R. O solo, da gestação à maturidade. Jaboticabal: Funep, 251, 2018.
LEPSCH, I. F. Formação e conservação dos solos. São Paulo: Oficina de Textos, 216 p. 2010. 
LEPSCH. I. F. 19 lições de Pedologia. São Paulo: Oficina de textos, 2011. 
MIKLÓS, A. A. W. Biogênese do solo. Revista do Departamento de Geografia – USP, Volume Especial 30 Anos (2012), p. 190-229. 
MONIZ, A. C. Elementos de Pedologia. Polígono, 1973. 
LIMA, V. C.; LIMA, M. R. & MELO, V. F. O solo no meio ambiente: Abordagem para professores do ensino fundamental e médio e alunos do ensino médio. Curitiba: UFPR, 2007. 
OLIVEIRA, J. B. Pedologia Aplicada, Piracicaba: FEALQ, 2005. 
OLIVEIRA, J. B., JACOMINE, P. K. & CAMARGO, M. N. Classes gerais de solos do Brasil: guia auxiliar para seu reconhecimento. Jaboticabal, FUNEP/UNESP, 1992.
PRADO, H. Manual de classificação de solos do Brasil. Jaboticabal: FUNEP, 218 p. 1993.
PRADO, H. Os solos do Estado de São Paulo: mapas pedológicos. Piracicaba: S.N., 205p. 1997.
PRADO, H. Solos tropicais: potencialidades, limitações, manejo e capacidade de uso. Piracicaba: FUNEP/UNESP, 231 p 1998. 
PRADO, H. Pedologia fácil: aplicação em solos tropicais. Campinas: FUNDAG, 284 p., 2013. 
RESENDE, M.; CURI, N.; REZENDE, S. B. de & CORRÊA, G. F. Pedologia: base para distinção de ambientes. Lavras: Editora UFLA, 2007. 
SANTOS, R. D.; LEMOS, R. C. SANTOS, H. G.; KER, J. C.; ANJOS, L. H. C. & S. H. 
SANTOS, H. G. dos; JACOMINE, P. K. T.; ANJOS, L. H. C. dos; OLIVEIRA, V. A. de; LUMBRERAS, J. F.; COELHO, M. R.; ALMEIDA, J. A. de; CUNHA, T. J. F.; OLIVEIRA, J. B. de. Sistema brasileiro de classificação de solos. 5. ed. rev. e ampl. Brasília, DF: Embrapa, 590 p., 2018. 
SHIMIZU. Manual de descrição e coleta de solo no campo. Viçosa: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2013. 
TOLEDO, M. C., OLIVEIRA, S. M. B. & MELFI, A. Intemperismo e formação do solo. In: Decifrando a Terra. São Paulo: Oficina de Textos, 2001. 
VENTURI, L. A. B. (org.) Geografia: práticas de campo, laboratório e sala de aula. São Paulo: Ed. Sarandi, 2011. 
VIDAL-TORRADO, P., LEPSCH, I. F. & CASTRO, S.S. Conceitos e aplicações das relações Pedologia-Geomorfologia em regiões tropicais úmidas. In: Tópicos em ciência do solo, vol. IV, Viçosa: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, p. 145-192, 2005.
 

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