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Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
História
 
Disciplina: FLH0105 - História Antiga I
Ancient History I

Créditos Aula: 5
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 105 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2015 Desativação:

Objetivos
I - Objetivos: A
TÍTULO: A URBANIZAÇÃO NO MUNDO ANTIGO: MESOPOTÂMIA, GRÉCIA E ROMA.
Introduzir o aluno na temática teórico-metodológica dos estudos da origem do Estado e da Cidade, que tem seu ponto nodal no mundo antigo. Dar ao aluno a oportunidade de aprender a trabalhar com fontes escritas e de cultura material sob abordagem da História antropológica. Estimular a reflexão sobre o ensino da história na educação básica, discutindo a formação de professores de História e avaliando o material didático disponível para o ensino da disciplina.

I - Objetivos: B
HISTÓRIA DA GRÉCIA: MEMÓRIAS E PERCEPÇÕES DA PÓLIS (O Mito do Herói e a História da Realeza)
Introduzir os alunos na discussão crítica de temáticas respeitantes à História da Grécia Antiga através de exercícios de leitura e interpretação de textos documentais abordados a partir das problemáticas formuladas pela tradição bibliográfica centradas pelas categorizações epistemológicas de mito e história. Estimular a reflexão sobre o ensino da história na educação básica, discutindo a formação de professores de História e avaliando o material didático disponível para o ensino da disciplina.


I - Objetivos: C
O curso objetiva fornecer instrumentos para uma compreensão crítica do modo como a História Social, Política e Econômica da Roma Republica e Alto-Imperial tem sido produzida pela historiografia contemporânea. Isto será efetuado através de dois procedimentos básicos: 1) o estudo dos principais paradigmas analíticos empregados pela bibliografia, 2) a análise documental, com ênfase nos diferentes procedimentos de crítica textual e da análise da documentação arqueológica. Estimular a reflexão sobre o ensino da história na educação básica, discutindo a formação de professores de História e avaliando o material didático disponível para o ensino da disciplina.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
7820196 - Julio Cesar Magalhães de Oliveira
1316101 - Marcelo Aparecido Rede
80911 - Marlene Suano
85670 - Norberto Luiz Guarinello
 
Programa Resumido
A disciplina de História Antiga volta-se para o estudo das sociedades dos chamados "Antigo Oriente Próximo" e do "Mundo Clássico", empregando uma ampla gama de teorias e de recursos documentais (arqueologia, tradição escrita, numismática, etc), bem como de sua reapropriação pelas sociedades modernas, enquanto parte de uma Tradição Cultural. Lidando com um período de quatro milênios, os docentes buscam, através da crítica contemporânea, repensar os quadros da própria disciplina através de suas pesquisas específicas. Os docentes considerarão também a problemática do ensino da História Antiga na escola.
 
 
 
Programa
II - Conteúdo:A
1. Introdução . Delimitação e apresentação da região e do tema. As fontes disponíveis e a relevância do tema.
2. Conceituação de urbanismo, urbanização, assentamentos urbanos e não-urbanos. A ocupação física e política do espaço; ecologia, agricultura, população, demografia; cidades como centros de domínio e de poder; planejamento político e urbano.
3. Mesopotâmia: meio-ambiente e síntese dos conhecimentos sobre suas culturas na Antigüidade. Da "Revolução Urbana" de Childe ao Modo Produção Asiático: desacertos e manipulações.
4- As origens do Estado e as origens da Cidade. Poder divino e poder de Estado: a cidade e o templo, o templo e o estado.
5. A cidade e o território. Conceitos de territorialidade; organização da força de trabalho e exploração dos recursos da terra; a indústria , o artesanato; as ciências e as artes; o comércio local e o de longa distância.
6. Estrutura socio-econômica e política do mediterrâneo oriental. Cidade-Estado e Polis.
7. A cidade como espaço construído: fundação, limites, implantação, espaço público e espaço privado; categorias de construção, custo social e utilização .
8- Roma cidade e Roma estado: o conceito de civitas.
9- O viver urbano: o cidadão, o citadino, o estrangeiro, o outro.
10 – O Ensino da História Antiga: materiais e problemas.
11 - Conclusões: A cidade e a história da cidade.

II - Conteúdo:B
1. Delineamentos Conceituais (mito e história).
2. Concepções do Heróico na Grécia Antiga: o ser divino e a condição humana.
3. Deuses Imortais e Homens Mortais.
4. Deuses Permanentes e Homens Efêmeros.
5. O Néctar e a Ambrósia, o Pão e o Vinho.
6. O Olimpo e o Tártaro, a Terra e o Hades.
7. Deuses Venturosos e Homens Míseros.
8. Poder Divino e Limites Humanos.
9. O Mito do Herói e a História da Realeza.
10.O Mito de Édipo: os fundamentos do Poder.
11. Métodos e abordagens no ensino de História

II - Conteúdo:C
INTRODUÇÃO À HISTÓRIA SOCIAL E ECONÔMICA DA ITÁLIA ROMANA - A formação do Império, as lutas de classe e o desenvolvimento da economia itálica.
I - A história de Roma Antiga como produção de memória
Roma e o fluxo da história - posição da História romana na História geral.
Vicissitudes da preservação e transmissão da tradição escrita.
A descoberta da cultura material - do antiquarianismo à moderna pesquisa arqueológica
A formação do professor e o ensino de História Antiga
 
 
 
Avaliação
     
Método
Prova, trabalho escrito, participação das discussões em sala, leitura e fichamento de textos ou apresentação de trabalho, avaliação de material didático.
Critério
IV - CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:A
Avaliação do rendimento do aluno pela apresentação de trabalhos individuais e em grupo, participação das discussões em sala e prova final escrita.

IV - CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:B
Provas (Escrita Individual) de Análise Crítica de Texto constante das Unidades Temáticas
Média Aritmética das Notas das Provas

IV - CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:C
1- Leitura e Fichamento de Textos
2- Trabalhos Escritos (pequenas análises documentais)
Norma de Recuperação
VII - NORMA DE RECUPERAÇÃO:A
Prova escrita nos moldes daquela de final de curso.

VII - NORMA DE RECUPERAÇÃO:B
Prova Escrita, versando sobre toda a matéria do curso.
Trabalho Escrito de Reflexão Crítica sobre Duas Unidades Temáticas do Curso.
Nota: Média Aritmética das Notas do Trabalho e da Prova Escrita.

VII - NORMA DE RECUPERAÇÃO:C
1- Trabalho escrito, tendo como tema: História Romana e História universal.
 
Bibliografia
     
VIII - BIBLIOGRAFIA:- A 1. P. Garelli, 1969, O Oriente Próximo Asiático. Vol I e II. Pioneira/ EDUSP, 1982. 2. S.N. Kramer, 1972. Os Sumérios. Bertrand, Lisboa, 1977. 3. V.G. Childe, 1936, Man makes Hinself. Fontana, Londres, 1970 (várias edições em português sob o título : O Homem faz-se a si próprio. ) 4. H. Shapiro, 1956, Homem, Cultura e Sociedade, Fundo de Cultura, 1972. 5. B. Hindess & P. Hirst, 1978, Modo de Produção e Formação Social. Zahar. 6. C. AMPOLO, 1980, La Città Antica. Guida Storica e Critica. Laterza, Bari. 7. V. EHRENBERG, 1937, "When did the polis rise?", in Journal od Hellenic Studies, LVII, pp. 147-159. 8. C.F. CARDOSO, 1985, A cidade-estado antiga. Ática. 9. A.L. OPPENHEIM, 1964, Ancient Mesopotamia. Chicago. 10. M.I.FINLEY, 1977, "The Ancient City: from Fustel de Coulanges to Max Weber and beyond" in Comparative Studies in Sociology and History, XIX, pp. 305-27. MAGALHAES, M. S. (Org.) ; REZNIK, L. (Org.) . A história na escola, autores, livros e impressos. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2009. ROCHA, Helenice (Org.) ; GONTIJO, R. (Org.) ; MAGALHAES, M. S. (Org.) . A escrita da história escolar: memória e historiografia. 1a. ed. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 2009.
BIBLIOGRAFIA - B -Austin, M. & P.Vidal-Naquet, Economia e sociedade na Grécia antiga. Lisboa, Eds. 70, 1995 -Finley, M.I., Os gregos antigos. Lisboa, Eds. 70, 1988 -Vernant, J.P., org., O homem grego. Lisboa, Presença, 1988 -Ricoeur, P., et alii, Grécia e mito. Lisboa, Gradiva, 1988 -Vernant, J.P. & P.Vidal-Naquet, Mito e tragédia na Grécia antiga. São Paulo, Brasiliense, 1988 Garlan, Y., La guerre dans l'Antiquité. Paris, Nathan, 1972. -Donlan, W., The aristocratic ideal in Ancient Greece. Lawrence, Coronado, 1980. -Sweet, W.E., Sport and recreation in Ancient Greece. Oxford, Oxford University Press, 1987. -Humphreys, S.C., Anthropology and the Greeks. London, Routledge, 1978. -Hall, Jonathan M., Ethnic identity in Greek antiquity.Cambridge, Cambridge University Press, 1997 -Archer, Léonie J.; Fischler, Susan & Wqyke, Maria, eds., Women in ancient societies. London, Macmillan, 1994 -Finley, M.I.,ed., The legacy of Greece. A new appraisal. Oxford, Clarendon Press, 1981 (há trad.bras.) -Bulloch, Anthony W.; Gruen, Erich S. & Stewart, Andrew, eds., Images and ideologies: self-definition in the Hellenistic world. Berkeley, University of California Press, 1994 MAGALHAES, M. S. (Org.) ; REZNIK, L. (Org.) . A história na escola, autores, livros e impressos. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2009. ROCHA, Helenice (Org.) ; GONTIJO, R. (Org.) ; MAGALHAES, M. S. (Org.) . A escrita da história escolar: memória e historiografia. 1a. ed. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 2009.
BIBLIOGRAFIA - C CAPOGROSSI COLOGNESI, L. L'Agricoltura romana: guida storica e critica. Bari, Laterza, 1982. DE MARTINO, F. Storia Economica di Roma Antica, I-II. Florença, La Nuova Itália, 1979. FINLEY, M. A Economia Antiga. Porto, Afrontamento, 1970. FINLEY, M. Ancient Slavery and Modern Ideology. Harmondsworth, Penguin, 1983. FINLEY, M. (org.) La Proprietà a Roma. Bari, Laterza, 1980. GARNSEY, P. & SALLER, R. The Roman Empire; Economy, Society and Culture. Londres, Duckworth, 1987. GIARDINA, A. & SCHIAVONE A.(org.) Società Romana e Produzione Schiavistica. L'Italia: Insediamenti e Forme Economiche. Bari, Laterza, 1981. KUZISCHIN, V. I. La Grande Proprietà Agraria nell'Italia Romana. Roma, Riuniti, 1984. KOLENDO, J. L'Agricoltura nell'Itália Romana. Roma, Riuniti, 1980. NICOLET, C. Render à César. Économie et Société dans la Rome Antique. Paris, Gallimard, 1988. MAGALHAES, M. S. (Org.) ; REZNIK, L. (Org.) . A história na escola, autores, livros e impressos. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2009. ROCHA, Helenice (Org.) ; GONTIJO, R. (Org.) ; MAGALHAES, M. S. (Org.) . A escrita da história escolar: memória e historiografia. 1a. ed. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 2009.
 

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