I - Objetivos: A Mesopotâmia e Grécia: Poder e Sociedade O curso abordará dois casos representativos da história antiga próximo-oriental e clássica: a Mesopotâmia e a Grécia. Não se pretende apresentar uma história panorâmica, mas abordar problemáticas em função de seu potencial historiográfico, debatendo questões conceituais e contribuindo para a formação do historiador. O fio condutor do curso expositivo serão as relações de poder: as interpretações historiográficas e a especificidade dos dois casos serão apresentadas. Nos seminários, os demais domínios da história social, econômica e cultural serão explorados: trabalho e escravidão; vida material; organização familiar e parentesco; hierarquias sociais e construções de gênero; universo simbólico e identidades; mitologia e religião; pensamento e filosofia etc. Neste sentido, dar-se-á grande ênfase ao trabalho com as fontes (escritas; cultura material; iconografia) e aos instrumentos de análise documental. Por fim, o curso procurará fornecer elementos - teóricos e instrumentais - para a inserção dos conteúdos de História Antiga no ensino fundamental e médio. I - Objetivos: B História e historiografia sobre a Antiguidade (1). Este curso é uma introdução à História e à historiografia da Antiguidade, das primeiras civilizações do Oriente Próximo ao mundo helenístico. O curso pretende, em primeiro lugar, apresentar aos alunos os problemas teóricos da disciplina, bem como familiarizá-los com a análise dos diversos tipos de documentos disponíveis para o estudo do mundo antigo. Os alunos serão também convidados a refletir sobre os principais problemas abordados pelos historiadores do período e a formar seus próprios julgamentos a partir do estudo de fontes primárias, tanto textuais como arqueológicas. Pretende-se que, ao longo deste curso, os alunos: (1) sejam capazes de desenvolver uma visão crítica dos discursos contemporâneos sobre a Antiguidade; (2) tenham contato com os problemas discutidos pela historiografia nacional e internacional sobre o mundo antigo; (3) desenvolvam uma compreensão das estruturas econômicas, sociais, políticas e culturais das sociedades do Oriente Próximo antigo e dos mundos grego e helenístico, bem como de suas transformações ao longo do tempo; (4) familiarizem-se com os métodos da análise documental e com a diversidade de fontes sobre o período e (5) reflitam sobre as possibilidades analíticas, os temas de trabalho e as estratégias de ensino da História Antiga na sala de aula. O curso compreenderá atividades de organização e de apresentação de seminário, atividades de análise de livros didáticos e revisão dos conteúdos do ensino médio, conforme referências curriculares. I - Objetivos: C História do Mediterrâneo Antigo Subsidiar a discussão sobre as diferentes sociedades que se desenvolveram em torno do Mediterrâneo (sociedades mesopotâmicas, egípcia, hitita, grega, cartaginesa e romana) e formar o aluno no trabalho de análise de documentos escritos e de cultura material, dentro da perspectiva da história antropológica.
A disciplina de História Antiga volta-se para o estudo das sociedades dos chamados "Antigo Oriente Próximo" e do "Mundo Clássico", empregando uma ampla gama de teorias e de recursos documentais (arqueologia, tradição escrita, numismática, etc), bem como de sua reapropriação pelas sociedades modernas, enquanto parte de uma Tradição Cultural. Lidando com um período de quatro milênios, os docentes buscam, através da crítica contemporânea, repensar os quadros da própria disciplina através de suas pesquisas específicas. Os docentes considerarão também a problemática do ensino da História Antiga na escola.
II - Conteúdo:A Parte geral 1- Origem, tendências e problemas do estudo da Antiguidade 2- Fontes e historiografia: arqueologia, textos e imagens Mesopotâmia 3- A formação das sociedades complexas no IVº milênio 4- Da sociedade-templo suméria à cidade-reino 5- Articulações de poder: palácios, templos, tribos e comunidades locais 6- A Época de Amarna e a crise do sistema inter-regional do Período do Bronze Recente 7- A "Era dos Impérios" no Iº milênio: Assíria e Babilônia Grécia 8- A crise das sociedades palacianas e o "mundo de Homero" 9- Formação da polis no Período Arcaico: rupturas e continuidades 10- Atenas e Esparta: democracia, aristocracia e imperialismo 11- Decadência da vida cívica e a crise da democracia ateniense 12- Reencontros entre Ocidente e Oriente: cidades e realeza no mundo helenístico Parte pedagógica 13- Abordagens da história antiga em sala de aula: conteúdos, interpretações e trabalho com fontes (escritas, materiais e iconográficas) 14- Elementos de utilização crítica de material didático e paradidático de ensino fundamental e médio. II - Conteúdo:B 1) A construção do conhecimento em História Antiga 2) O surgimento das primeiras civilizações: Egito e Mesopotâmia 3) A dinâmica da complexidade: integração, conflito e economia na antiga Mesopotâmia 4) O sistema regional da Idade do Bronze: uma primeira integração mediterrânica? 5) O fim da Idade do Bronze na Palestina e o debate sobre a etnogênse "israelita" 6) Guerra e imperialismo na Idade do Ferro: Assíria e Babilônia 7) O fim da Idade do Bronze no Egeu e o debate sobre a formação e a natureza das póleis gregas 8) A dinâmica da vida políade na Grécia antiga: da época arcaica ao período clássico 9) Trabalho, escravidão e economia na Grécia antiga 10) Os gregos e os outros: identidade, alteridade e contatos culturais no período clássico 11) Cultura e identidade no mundo helenístico 12) A História Antiga na sala de aula: possibilidades e desafios. II - Conteúdo:C 1. Introdução ao tema e à conceituação básica exigida (cultura, tribo, chefia, estado, colônia, colonização). 2. A historiografia do mundo antigo e o Mediterrâneo: o peso das ideologias contemporâneas. 3. A terra, a propriedade e a formação do estado na Mesopotâmia; o Templo e a apropriação palaciana. 4. Vassalagens e Colônias no Oriente Próximo Asiático: o modelo Hitita e o modêlo assírio. 5. A base político-econômica dos grandes impérios da Idade do Bronze no Mediterraneo. 6. A crise do fim da Idade do Bronze entre mito, arqueologia e história. 7. A Grécia entre oriente e ocidente: em direção à Anatólia; a invasão persa e a invasão da Persia. 8. A máquina de expansão romana e a apropriação da terra. 9. Mediterrâneo confragrado: a disputa do Mediterrâneo ocidental 10. As rebeliões servis no mundo clássico e a repetição do modêlo patronal: o sonho e a realidade.
Antigo Oriente-Próximo BORDREUIL, P.; BRIQUEL-CHATONNET, F.; MICHEL, C. (eds.). Les Débuts de l’Histoire. Le Proche-Orient, de l’invention de l’écriture à la naissance du monothéisme. Paris: Éditions de la Martinière, 2008. BOTTÉRO, J. Mésopotamie. L’Écriture, la Raison et les Dieux. Paris: Gallimard, 1987. BOUZON, E. Ensaios Babilônicos. Porto Alegre: EDPUCRS, 1998. BRUSASCO, P. La Mesopotamia prima dell’Islam. Milano: Mondadori, 2008. CARDOSO, C. F. C. Sociedades do Antigo Oriente-Próximo. São Paulo: Ática, 1986. CARDOSO, C. F. C. Sete Olhares sobre a Antiguidade. Brasília: Editora da UNB, 1994. CASSIN, E. et alii. Los Imperios del Antiguo Oriente. 3 vol. Madrid: Siglo XXI, 1970. CRAWFORD, H. (ed.). The Sumerian world. London: Routledge, 2013. FOSTER, B.; FOSTER, K. P. Civilizations of ancient Iraq. Princeton: Princeton University Press, 2009. GARELLI, P. O Oriente Próximo Asiático. Volume 1. São Paulo, Edusp, 1982. (cf. nova edição francesa) GARELLI, P.; NIKIPROWETZKY, V. O Oriente Próximo Asiático. Volume 2. São Paulo: Edusp, 1982. (cf. nova edição francesa) GRANDPIERRE, V. Histoire de la Mésopotamie. Paris: Gallimard, 2010. HALLO, W. W.; SIMPSON, W. K. The Ancient Near East: A History. Philadelphia, 1998. JOANNÈS, F. La Mésopotamie au 1er Millénaire avant J.-C. Paris: Armand Colin, 2000. KUHRT, A. The Ancient Near East. 2 volumes. London: Routledge, 1995. LEICK, G. Mesopotâmia. A Invenção da Cidade. Rio de Janeiro: Imago, 2003. LÉVÊQUE, P. (ed.). As Primeiras Civilizações. 3 volumes. Lisboa: Edições 70, 1990. LIVERANI, M. Antigo Oriente: História, Sociedade e Economia. Trad. Ivan Esperança Rocha. São Paulo: EDUSP, 2016. MARGUERON, J.-C. Les Mésopotamiens. 2 volumes. Paris: Armand Colin, 1991. MILANO, L. (ed.). Il Vicino Oriente Antico. Milano: EncycloMedia, 2012. MIEROOP, M. Van De. The Ancient Mesopotamian City. Oxford: Oxford University Press, 1999. MOSCATI, S. (ed.). L'Alba della Civiltà. 3 volumes. Torino: UTET, 1986. OPPENHEIM, A. L. Ancient Mesopotamia. Chicago: The University of Chicago Press, 1977 (ed. Revista). POSTGATE, J. N. Early Mesopotamia: Society and Economy at the Dawn of History. London : Routledge, 1992. RADNER, K.; ROBSON, E. (ed.). The Oxford Handbook of Cuneiform Culture. Oxford : Oxford University Press, 2011. ROUX, G. La Mésopotamie. Paris: Seuil, 1985. (versão inglesa: Ancient Iraq. London, Penguin, 1980). SASSON, J. (ed.). Civilizations of the Ancient Near East. 4 volumes. New York, Scribner 's, 1995. (existe edição em 2 volumes, com o mesmo conteúdo). SNELL, D. (ed.). A Companion to the Ancient Near East. Oxford: Blackwell, 2005. TRIGGER, B. G. Understanding Early Civilizations. Cambridge: Cambridge University Press, 2003. Grécia e Roma BROWN, P. O Fim do mundo clássico, de Marco Aurélio a Maomé. Trad. de António Gonçalves Mattoso. Lisboa: Verbo, 1972. CARRIÉ, J.-M.; ROUSSELLE, A. L’Empire romain en mutation, des Sévères à Constantin (192-337). Paris: Éditions du Seuil, 1999. CASSIN, B.; LORAUX, N.; PESCHANSKI, C. Gregos, bárbaros, estrangeiros: A cidade e seus outros. Tradução de Ana Lúcia de Oliveira e Lúcia Cláudia Leão. São Paulo: Editora 34, 1993. CORNELL, T. The Beginnings of Rome: Italy and Rome from the Bronze Age to the Punic Wars (c. 1000-264 B.C.). Londres: Routledge, 1995. CORNELL, T.; MATTHEWS, J. Roma: legado de um império. Madri: Edições del Prado, 1996. COURRIER, C.; MAGALHÃES DE OLIVEIRA, J. C. (eds.). Ancient History from Below: Subaltern Experiences and Actions in Context. Londres: Routledge, 2022. DABDAB TRABULSI, J. A. Ensaio sobre a mobilização política na Grécia antiga. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001. FINLEY, M. I. A Economia Antiga. Trad. de Luisa Feijó e Carlos Leite. 2ª ed. Porto: Afrontamento, 1986. FINLEY, M. I. Economia e Sociedade na Grécia Antiga. Trad. Marylene Pinto Michael. São Paulo: Martins Fontes, 1989. FUNARI, P. P. A. Antiguidade Clássica: A História e a Cultura a partir dos documentos. 2. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2003. FUNARI, P. P. A. Grécia e Roma. São Paulo: Contexto, 2004. GARCÍA SÁNCHEZ, M.; GARRAFFONI, R. S. (eds.). Mulheres, Gênero e Estudos Clássicos: Um diálogo entre Espanha e Brasil. Barcelona: Universitat de Barcelona; Curitiba-PR: Editora UFPR, 2020. GOODMAN, M. The Roman World, 44 BC-AD 180. Londres: Routledge, 1997. GRANDAZZI, A. As origens de Roma. Trad. de Christiane Gradvohl Colas. São Paulo: Editora UNESP, 2010. GUARINELLO, N. L. História Antiga. São Paulo: Contexto, 2013. HINGLEY, R. O Imperialismo Romano: Novas perspectivas a partir da Bretanha. Trad. de Luciano César Garcia Pinto. São Paulo: Annablume, 2010. JOLY, F. D. A escravidão na Roma antiga. Política, economia e cultura. São Paulo: Alameda, 2005. MOMIGLIANO, A. Os limites da helenização. Trad. Cláudia Martinelli Gama. Rio de Janeiro: Zahar, 1991. MORALES, F. A. A Democracia ateniense pelo avesso. São Paulo: Edusp, 2014. OSBORNE, R. Greece in the Making 1200-479 BC. Londres: Routledge, 2009. ROSENSTEIN, N.; MORNSTEIN-MARX, R. (eds.). A Companion to the Roman Republic. Oxford: Blackwell, 2006. ROSILLO-LÓPEZ, C. Public Opinion and Politics in the Late Roman Republic. Cambridge: Cambridge University Press, 2017. ROUSSEAU, P. A Companion to Late Antiquity. Malden, MA: Wiley, 2009. SILVA, G. V.; MENDES, N. M. (Orgs.). Repensando o Império Romano: Perspectiva socioeconômica, política e cultural. Rio de Janeiro: Mauad; Vitória-ES: EDUFES, 2006. SILVA, G. J.; SILVA, M. A. O. (eds.). A ideia de História na Antiguidade Clássica. São Paulo: Alameda, 2017. VERNANT, J.-P. Mito e pensamento entre os gregos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990. VIDAL-NAQUET, P. Os gregos, os historiadores, a democracia: O grande desvio. Trad. Jônatas Batista Neto. São Paulo: Companhia das Letras, 2002. VLASSOPOULOS, K. Unthinking the Greek Polis: Ancient Greek History Beyond Eurocentrism. Cambridge: Cambridge University Press, 2007. VLASSOPOULOS, K. Historicising Ancient Slavery. Edimburgo: Edinburgh University Press, 2021. WARD-PERKINS, B. A Queda de Roma e o Fim da Civilização. Trad. de Inês Castro. Lisboa: Alêtheia, 2005. WOOD, E. M. Democracia contra o capitalismo. São Paulo: Boitempo, 2006. WOOLF, G. Roma: A História de um Império. Trad. Mário Molina. São Paulo: Cultrix, 2017.