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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
História
 
Disciplina: FLH0105 - História Antiga I
Ancient History I

Créditos Aula: 5
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 105 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2018 Desativação: 31/12/2023

Objetivos
I - Objetivos: A
Mesopotâmia e Grécia: Poder e Sociedade
O curso abordará dois casos representativos da história antiga próximo-oriental e clássica: a Mesopotâmia e a Grécia. Não se pretende apresentar uma história panorâmica, mas abordar problemáticas em função de seu potencial historiográfico, debatendo questões conceituais e contribuindo para a formação do historiador. O fio condutor do curso expositivo serão as relações de poder: as interpretações historiográficas e a especificidade dos dois casos serão apresentadas. Nos seminários, os demais domínios da história social, econômica e cultural serão explorados: trabalho e escravidão; vida material; organização familiar e parentesco; hierarquias sociais e construções de gênero; universo simbólico e identidades; mitologia e religião; pensamento e filosofia etc. Neste sentido, dar-se-á grande ênfase ao trabalho com as fontes (escritas; cultura material; iconografia) e aos instrumentos de análise documental. Por fim, o curso procurará fornecer elementos - teóricos e instrumentais - para a inserção dos conteúdos de História Antiga no ensino fundamental e médio. 


I - Objetivos: B
História e historiografia sobre a Antiguidade (1).
Este curso é uma introdução à História e à historiografia da Antiguidade, das primeiras civilizações do Oriente Próximo ao mundo helenístico. O curso pretende, em primeiro lugar, apresentar aos alunos os problemas teóricos da disciplina, bem como familiarizá-los com a análise dos diversos tipos de documentos disponíveis para o estudo do mundo antigo. Os alunos serão também convidados a refletir sobre os principais problemas abordados pelos historiadores do período e a formar seus próprios julgamentos a partir do estudo de fontes primárias, tanto textuais como arqueológicas. Pretende-se que, ao longo deste curso, os alunos: (1) sejam capazes de desenvolver uma visão crítica dos discursos contemporâneos sobre a Antiguidade; (2) tenham contato com os problemas discutidos pela historiografia nacional e internacional sobre o mundo antigo; (3) desenvolvam uma compreensão das estruturas econômicas, sociais, políticas e culturais das sociedades do Oriente Próximo antigo e dos mundos grego e helenístico, bem como de suas transformações ao longo do tempo; (4) familiarizem-se com os métodos da análise documental e com a diversidade de fontes sobre o período e (5) reflitam sobre as possibilidades analíticas, os temas de trabalho e as estratégias de ensino da História Antiga na sala de aula. O curso compreenderá atividades de organização e de apresentação de seminário, atividades de análise de livros didáticos e revisão dos conteúdos do ensino médio, conforme referências curriculares.


I - Objetivos: C
História do Mediterrâneo Antigo
Subsidiar a discussão sobre as diferentes sociedades que se desenvolveram em torno do Mediterrâneo (sociedades mesopotâmicas, egípcia, hitita, grega, cartaginesa e romana) e formar o aluno no trabalho de análise de documentos escritos e de cultura material, dentro da perspectiva da história antropológica.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
7820196 - Julio Cesar Magalhães de Oliveira
1316101 - Marcelo Aparecido Rede
2958617 - Rafael Scopacasa
 
Programa Resumido
A disciplina de História Antiga volta-se para o estudo das sociedades dos chamados "Antigo Oriente Próximo" e do "Mundo Clássico", empregando uma ampla gama de teorias e de recursos documentais (arqueologia, tradição escrita, numismática, etc), bem como de sua reapropriação pelas sociedades modernas, enquanto parte de uma Tradição Cultural. Lidando com um período de quatro milênios, os docentes buscam, através da crítica contemporânea, repensar os quadros da própria disciplina através de suas pesquisas específicas. Os docentes considerarão também a problemática do ensino da História Antiga na escola.
 
 
 
Programa
II - Conteúdo:A
Parte geral
1- Origem, tendências e problemas do estudo da Antiguidade 
2- Fontes e historiografia: arqueologia, textos e imagens
Mesopotâmia
3- A formação das sociedades complexas no IVº milênio
4- Da sociedade-templo suméria à cidade-reino
5- Articulações de poder: palácios, templos, tribos e comunidades locais
6- A Época de Amarna e a crise do sistema inter-regional do Período do Bronze Recente
7- A "Era dos Impérios" no Iº milênio: Assíria e Babilônia
Grécia
8- A crise das sociedades palacianas e o "mundo de Homero"
9- Formação da polis no Período Arcaico: rupturas e continuidades
10- Atenas e Esparta: democracia, aristocracia e imperialismo
11- Decadência da vida cívica e a crise da democracia ateniense
12- Reencontros entre Ocidente e Oriente: cidades e realeza no mundo helenístico
Parte pedagógica
13- Abordagens da história antiga em sala de aula: conteúdos, interpretações e trabalho com fontes (escritas, materiais e iconográficas)
14- Elementos de utilização crítica de material didático e paradidático de ensino fundamental e médio.


II - Conteúdo:B
1)	A construção do conhecimento em História Antiga
2)	O surgimento das primeiras civilizações: Egito e Mesopotâmia 
3)	A dinâmica da complexidade: integração, conflito e economia na antiga Mesopotâmia
4)	O sistema regional da Idade do Bronze: uma primeira integração mediterrânica?
5)	O fim da Idade do Bronze na Palestina e o debate sobre a etnogênse "israelita"
6)	Guerra e imperialismo na Idade do Ferro: Assíria e Babilônia
7)	O fim da Idade do Bronze no Egeu e o debate sobre a formação e a natureza das póleis gregas
8)	A dinâmica da vida políade na Grécia antiga: da época arcaica ao período clássico
9)	Trabalho, escravidão e economia na Grécia antiga
10)	Os gregos e os outros: identidade, alteridade e contatos culturais no período clássico
11)	Cultura e identidade no mundo helenístico
12)	A História Antiga na sala de aula: possibilidades e desafios.


II - Conteúdo:C
1.	 Introdução ao tema e à conceituação básica exigida (cultura, tribo, chefia, estado, colônia, colonização).
2.	 A historiografia do mundo antigo e o Mediterrâneo: o peso das ideologias contemporâneas.
3.	 A terra, a propriedade e a formação do estado na Mesopotâmia; o Templo e a apropriação palaciana.
4.	 Vassalagens e Colônias no Oriente Próximo Asiático: o modelo Hitita e o modêlo assírio.
5.	 A base político-econômica dos grandes impérios da Idade do Bronze no Mediterraneo.
6.	 A crise do fim da Idade do Bronze entre mito, arqueologia e história.
7.	 A Grécia entre oriente e ocidente: em direção à Anatólia; a invasão persa e a invasão da Persia.
8.	 A máquina de expansão romana e a apropriação da terra.
9.	 Mediterrâneo confragrado: a disputa do Mediterrâneo ocidental
10. As rebeliões servis no mundo clássico e a repetição do modêlo patronal: o sonho e a realidade.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Métodos: aulas expositivas de caráter historiográfico e teórico; trabalhos dirigidos de análise documental. Atividades discentes: leituras programadas; fichamentos; participação nas aulas expositivas e seminários.
Critério
Duas dissertações escritas individuais, consistindo na análise de textos de caráter historiográfico e/ou fontes documentais.
Norma de Recuperação
Comentário crítico de fonte, articulando-o com os conteúdos do curso.
 
Bibliografia
     
Antigo Oriente-Próximo

BORDREUIL, P.; BRIQUEL-CHATONNET, F.; MICHEL, C. (eds.). Les Débuts de l’Histoire. Le Proche-Orient, de l’invention de l’écriture à la naissance du monothéisme. Paris: Éditions de la Martinière, 2008.
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BOUZON, E. Ensaios Babilônicos. Porto Alegre: EDPUCRS, 1998.
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GARELLI, P.; NIKIPROWETZKY, V. O Oriente Próximo Asiático. Volume 2. São Paulo: Edusp, 1982. (cf. nova edição francesa)
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Grécia e Roma

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WARD-PERKINS, B. A Queda de Roma e o Fim da Civilização. Trad. de Inês Castro. Lisboa: Alêtheia, 2005.
WOOD, E. M. Democracia contra o capitalismo. São Paulo: Boitempo, 2006.
WOOLF, G. Roma: A História de um Império. Trad. Mário Molina. São Paulo: Cultrix, 2017.
 

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