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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
História
 
Disciplina: FLH0106 - História Antiga II
Ancient History II

Créditos Aula: 5
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 105 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2018 Desativação:

Objetivos
OBJETIVOS: A 
História e historiografia sobre o mundo romano.
O curso pretende apresentar aos alunos os problemas teóricos envolvidos no estudo da História Antiga, em geral, e da História Romana, em particular, bem como familiarizá-los com a análise dos diversos tipos de documentos disponíveis. Os alunos serão também convidados a refletir sobre os principais problemas abordados pelos historiadores e a formar seus próprios julgamentos a partir do estudo de fontes primárias, tanto textuais como arqueológicas. Pretende-se que, ao longo deste curso, os alunos: (1) sejam capazes de desenvolver uma visão crítica dos discursos contemporâneos sobre a Roma antiga; (2) tenham contato com os problemas discutidos pela historiografia nacional e internacional sobre o mundo romano; (3) desenvolvam uma compreensão das estruturas e transformações econômicas, sociais, políticas e culturais de Roma e das sociedades incorporadas ao seu Império, das origens da cidade à Antiguidade Tardia; (4) familiarizem-se com os métodos da análise documental e com a diversidade de fontes sobre o período e (5) reflitam sobre as possibilidades analíticas, os temas de trabalho e as estratégias de ensino da História Romana na sala de aula. O curso compreenderá atividades de organização e de apresentação de seminário, atividades de análise de livros didáticos e revisão dos conteúdos do ensino médio, conforme referências curriculares.

OBJETIVOS B: 
A Cidade Antiga: Sociedade e Poder (Grécia e Roma)
mais do que proporcionar uma visão panorâmica da trajetória da cidade-estado na Antiguidade clássica, o curso pretende, a partir de um campo específico de reflexão (a articulação entre corpo social e poder), oferecer um aprimoramento dos instrumentos necessários ao ofício do historiador, da análise das fontes aos debates historiográficos. No curso expositivo, serão privilegiados dois processos de mutação estrutural na organização política das sociedades clássicas: de um lado, as transformações ocorridas na Grécia durante o período Arcaico e que prepararam o terreno para a emergência da democracia ateniense; de outro, as alterações por que passa a república romana, particularmente em seu processo de expansão, e que levam à crise do sistema e à transição para o império. Desta forma, o curso permitirá a discussão historicamente contextualizada de noções como aristocracia e democracia, crise, continuidade e ruptura, república e império, liberdade, participação popular, clientela, patronagem etc. Uma segunda parte será destinada a exercícios dirigidos de análise de fontes (escritas, iconográficas, cultura material), abordando temáticas variadas: mentalidades e cultura, religião e mitologia, estrutura social e vida material etc. Por fim, o curso procurará fornecer elementos – teóricos e instrumentais – para a inserção dos conteúdos de História Antiga no ensino fundamental e médio.

OBJETIVOS C: 
Programa: TERRA, PROPRIEDADE E TRABALHO NO MUNDO ANTIGO.
subsidiar a discussão sobre as diferentes formas de uso e de apropriação da terra (enfatizando as relações entre o poder central, os  proprietrários, os camponeses, os colonistas e  os escravos, no Oriente Próximo Asiático e no Mediterrâneo) e formar o aluno no trabalho de análise de documentos escritos e de cultura material, dentro da perspectiva da história antropológica. O curso compreende base para formação de pesquisadores e docentes, em todos os níveis de tais práticas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
7820196 - Julio Cesar Magalhães de Oliveira
1316101 - Marcelo Aparecido Rede
80911 - Marlene Suano
85670 - Norberto Luiz Guarinello
 
Programa Resumido
A disciplina de História Antiga volta-se para o estudo das sociedades dos chamados "Antigo Oriente Próximo" e do "Mundo Clássico", empregando uma ampla gama de teorias e de recursos documentais (arqueologia, tradição escrita, numismática, etc), bem como de sua reapropriação pelas sociedades modernas, enquanto parte de uma Tradição Cultural. Lidando com um período de quatro milênios, os docentes buscam, através da crítica contemporânea, repensar os quadros da própria disciplina através de suas pesquisas específicas.  Os docentes considerarão também a problemática do ensino da História Antiga na escola.
 
 
 
Programa
CONTEÚDO:A
1)	Os fundamentos da História Antiga e o estudo da História Romana
2)	O debate sobre as origens de Roma: lendas e arqueologia
3)	Roma e o Mediterrâneo: guerra e imperialismo
4)	Discussões recentes sobre a crise da república romana e a nova ordem imperial
5)	Economia, sociedade e escravidão na Roma antiga
6)	Unidade e diversidade culturais: a “romanização” em questão
7)	Cidade, sociedade e cultura no Império Romano
8)	O judaísmo e o cristianismo no Império Romano
9)	O debate sobre a Antiguidade tardia
10)	A História Romana na sala de aula: possibilidades e desafios


CONTEÚDO:B

Parte geral
1- Origem, tendências e problemas do estudo da Antiguidade 
2- Fontes e historiografia: arqueologia, textos e imagens
3- A cidade antiga: conceitos, debates e perspectivas
Grécia
4- Prelúdios: o mundo homérico, guerra e política 
5- A Grécia Arcaica: crise, continuidades e mutações
6- A formação do quadro institucional: aristocracia e democracia
7- Relações sociais e relações de poder: cidadãos, escravos, estrangeiros 
8- O discurso democrático e a ideologia cívica
9- A decadência do civismo e o fim da Atenas democrática
Roma
10 – Roma: da realeza à república aristocrática
11 – Tensões sociais: as mutações da plebe
12 - Expansão e transformações da vida social e cultural romana (séc. III a I a.C.)
13 – As conquistas e o esgarçamento das instituições republicanas
14– A crise da república e o papel dos “grandes homens”: Júlio César e Augusto
15– O Principado: a transição da República à forma imperial de governo
16- A figura do imperador: aspectos simbólicos do poder pessoal e culto imperial
Parte pedagógica
17- Abordagens da história antiga em sala de aula: conteúdos, interpretações e trabalho com fontes (escritas, materiais e iconográficas)
18- Elementos de utilização crítica de material didático e paradidático de ensino fundamental e médio.

CONTEÚDO: C
1.	Introdução ao tema e à conceituação básica exigida(cultura, tribo, chefia, estado, colônia, colonização).
2.	A questão da terra, da propriedade e a formação do estado no mundo mediterrânico antigo
3.	Vassalagens e Colônias 
4.	Terra e poder político 
5.	A questão da propriedade privada no Mediterrâneo Clássico.
6.	O proprietário privado: o cidadão, o estado e o santuário. Os pequenos domínios gregos e os 
         latifúndios romanos.
7.	A máquina de expansão romana e a apropriação da terra e as crenças religiosas a seu serviço.
8.	A reforma agrária de Solon e a reforma agrária dos Graco: camponeses, colonistas e o regime
         de pequenas propriedades.
9.	O uso do "Ager Publicus" romano.
10.	As rebeliões servis no mundo clássico: o sonho e a realidade.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Métodos utilizados: A A cada semana, os tópicos serão objeto de uma aula expositiva e de um seminário ou oficina para discussão de fontes primárias e/ou textos modernos. Atividades complementares, como a leitura dramática de peças teatrais antigas, poderão também ser propostas e levadas em conta na avaliação da participação dos alunos. Métodos Utilizados: B aulas expositivas de caráter historiográfico e teórico; trabalhos dirigidos de análise documental. Métodos Utilizados: C aulas expositivas, exercícios de análise de documentos escritos e de cultura material, redação de ensaios temáticos. Os alunos são orientados em procedimentos básicos de pesquisa, com vistas à sua formação de pesquisadores; e são instados a comparações com os programas de História dO ensino fundamental e médio, bem como manuais e livros didáticos publicados no Brasil nos últimos 5 anos (PNLD e FNDE), notadamente em função de melhor explorá-los, inclusive pelo acréscimo de documentos dos períodos estudados, tanto textuais quanto de cultura material.
Critério
Critérios de Avaliação: A A avaliação levará em conta: (1) a presença e a participação dos alunos nos seminários, oficinas e demais atividades do curso (incluindo os fichamentos solicitados), (2) um trabalho escrito individual de 8 (oito) a 10 (dez) páginas, fonte Times New Roman 12, espaço 1,5, sobre qualquer tema debatido no curso e escolhido em comum acordo com o responsável pela disciplina, mas que envolva o uso de pelo menos uma fonte histórica primária e pelo menos quatro autores modernos na bibliografia e (3) uma prova ao final do curso sobre o conteúdo discutido. Cada um desses critérios corresponderá respectivamente a 20, 40 e 40% da nota final. Critérios de Avaliação: B Atividades discentes: participação nas aulas expositivas e nos trabalhos dirigidos de análise documental; leituras programadas. Critérios de avaliação: duas dissertações escritas individuais, consistindo na análise crítica de textos historiográficos e/ou fontes. Critérios de Avaliação: C Atividades discentes: leitura de bibliografia especializada, apresentação de exercício de análise de documento, redação de ensaio temático. Critérios de avaliação: média das notas dos exercícios de análise de documentos, do ensaio e prova final escrita. Pesos 0-10x3:3=M.
Norma de Recuperação
Norma de recuperação: A Avaliação escrita individual de caráter dissertativo sobre todo o conteúdo discutido no semestre (apenas para os alunos que obtiverem nota superior a 3,0 e inferior a 5,0 e ao menos 70% da presença). Norma de recuperação: B Comentário crítico de fonte ou texto historiográfico, articulando-o com os conteúdos do curso. Norma de recuperação: C refazer o ensaio ou a prova que tiver obtido nota inferior a 5,0(cinco) e superior a 3,0 (três).
 
Bibliografia
     
BIBLIOGRAFIA: A 
Autores antigos
ACTAS DE LOS MÁRTIRES. Ed. Daniel Ruiz Bueno. Madrid: Editorial Católica, 1951.
AGOSTINHO. Confissões. Trad. J. Oliveira Santos e Ambrósio Pina. 18. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
APULEIO. O Asno de Ouro. Trad. Ruth Guimarães. Rio de Janeiro: Edições de Ouro, s.d.
CÍCERO. Manual do candidato às eleições, Carta do bom administrador público, Pensamentos políticos selecionados. Tradução, introdução e notas Ricardo da Cunha Lima. São Paulo: Nova Alexandria, 2000.
PETRÔNIO. Satíricon. Apresentação Raymond Queneau. Trad. e posfácio Cláudio Aquati. São Paulo: Cosacnaify, 2008.
PLAUTO. Os Menecmos. Trad. e adaptação José Dejalma Dezotti. Araraquara-SP: FCL/UNESP, 2002.
SALÚSTIO. A Conjuração de Catilina; A Guerra de Jugurta. Petrópolis: Vozes, 1998.
SUETÔNIO; AUGUSTO. A Vida e os Feitos do Divino Augusto, textos de Suetônio e Augusto. Trad. Matheus Trevizam, Paulo Sérgio Vasconcellos e Antônio Martinez de Rezende. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007.
SUETÔNIO; PLUTARCO. Vidas de César, por Suetônio e Plutarco. Trad. e notas Antonio da Silveira Mendonça e Ísis Borges Belchior da Fonseca. São Paulo: Estação Liberdade, 2007.
TITO LÍVIO. História de Roma. Livro I: A Monarquia. Trad. Monica Costa Vitorino. Belo Horizonte: Crisálida, 2008.

Coletânea de documentos antigos
FUNARI, Pedro Paulo A. Antiguidade Clássica: A História e a Cultura a partir dos documentos. 2. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2003.


Bibliografia moderna básica
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CARRIÉ, Jean-Michel. Elitismo cultural e “democratização da cultura” no Império Romano Tardio. História (São Paulo)[on-line]. Franca, v. 29, n. 1, p. 456-474, 2010. Disponível em:  http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-90742010000100027. 
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CHEVITARESE, André Leonardo; CORNELLI, Gabriele; SELVATICI, Monica (Orgs.). Jesus de Nazaré: Uma outra história. São Paulo: Annablume/Fapesp, 2006.
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GOODMAN, Martin. The Roman World, 44 BC-AD 180. Londres: Routledge, 1997.
GRANDAZZI, Alexandre. As origens de Roma. Trad. de Christiane Gradvohl Colas. São Paulo: Editora UNESP, 2010.
GUARINELLO, Norberto Luiz. Uma morfologia da História: as formas da História Antiga. Politeia: História e Sociedade. Vitória da Conquista, v. 3, n. 1, p. 41-61, 2003.
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HINGLEY, Richard. O Imperialismo Romano: Novas perspectivas a partir da Bretanha. Trad. de Luciano César Garcia Pinto. Organização de Renata Senna Garraffoni, Pedro Paulo A. Funari e Renato Pinto. São Paulo: Annablume, 2010.
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LEPELLEY, Claude. Os romanos na África ou a África romanizada? Arqueologia, colonização e nacionalismo na África do Norte. Heródoto, Guarulhos-SP, v. 1, n. 1, p. 418-437, 2016. Disponível em: http://herodoto.unifesp.br/index.php/herodoto/article/view/46 
MACHADO, Carlos Augusto Ribeiro. A Antiguidade Tardia, a queda de Roma e o debate sobre o “fim do mundo antigo”. Revista de História. São Paulo, v. 173, p. 81-114, 2015.
MAGALHÃES DE OLIVEIRA, J. C. A perseguição de Diocleciano na África e os autos da repressão à Igreja de Cirta: os Acta Munatii Felicis. Dimensões. Vitória-ES, v. 25, p. 18-31, 2010. 
MILLAR, Fergus. The Crowd in Rome in the Late Republic. Ann Arbor: The University of Michigan Press, 1998. 
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RODRIGUES, André Figueiredo. Como Elaborar e Apresentar Monografias. São Paulo: Humanitas, 2005.
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ZANKER, Paul. The Power of Images in the Age of Augustus. Ann Arbor: The University of Michigan Press, 1988.

BIBLIOGRAFIA: B
Parte de conteúdo (Grécia e Roma)
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Parte Pedagógica
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BIBLIOGRAFIA: C
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-  M.Rostovtzeff, 1957, The Social and Economic History of the Roman Empire, Oxford. 
-  K. Polanyi, 1968, Primitive, Archaic and  modern economies, N.York.
-  C.F.Cardoso, 1984, Trabalho Compulsório na Antiguidade, Graal, R.J.
 

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