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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
História
 
Disciplina: FLH0111 - Metodologia da História
Historical Methodology

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
A disciplina de Metodologia da História tem como objetivo central apresentar os fundamentos do conhecimento histórico e os diversos caminhos possíveis para sua construção. Nele se discutem alguns conceitos indispensáveis à prática historiadora, como os de memória, tempo, documento, verdade, causalidade, evento, estrutura, narrativa e assim por diante. Para a melhor compreensão desses elementos, o curso apresenta os debates em que eles despontaram entre os séculos XIX e XXI e que ajudaram a caracterizar as principais tradições historiográficas contemporâneas. O recorte temporal é delimitado, de um lado, pela gênese da História como um campo profissional específico no século XIX e, de outro, pelos novos horizontes de pesquisa e ensino abertos nas últimas décadas. As preocupações surgidas na modernidade em torno das possibilidades de construir um tipo de conhecimento histórico no quadro das ciências da sociedade e da cultura foram determinantes para a institucionalização da História como disciplina acadêmica no século XIX e para seu desenvolvimento no século XX.  No século XXI, porém, a ascensão da cultura digital e virtual, aliada à crítica ao eurocentrismo e às noções de nação, gênero, raça e classe, produziu simultaneamente uma série de crises epistemológicas e a abertura de caminhos alternativos para o pensamento e práticas historiográficas. Ao reconstituir o percurso da disciplina, o curso pretende familiarizar as/os estudantes com os principais instrumentos de compreensão e produção do conhecimento em História elaborados nos últimos dois séculos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
6580513 - Jose Antonio Vasconcelos
934461 - José Geraldo Vinci de Moraes
3789274 - Miguel Soares Palmeira
 
Programa Resumido
A disciplina traz um conjunto de questões fundamentais para a formação do historiador. A partir de uma apresentação das principais tradições historiográficas, desde a profissionalização da disciplina no século XIX até o presente, se problematizam as discussões conceituais e a institucionalização da profissão, das práticas acadêmicas, do método crítico e das práticas arquivísticas.
 
 
 
Programa
De acordo com os objetivos expostos, o programa da disciplina de Metodologia da História apresenta uma série de questões que autores e tradições historiográficas discutiram, entre os séculos XIX e XXI, na formulação de conceitos e nas práticas específicas da oficina da História. As problemáticas mais abrangentes são as seguintes: 
A formação dos grandes paradigmas historiográficos nos séculos XIX e XX (historicismo, marxismo, Annales, estruturalismo etc.); 
As dinâmicas dos domínios da história (econômica, política, social, das ideias, cultural etc.); 
A crise das grandes tradições historiográficas da modernidade e as propostas teóricas contemporâneas; 
 Antigas e novas experiências no tempo.
A História 2.0: a historiografia digital e os dilemas do século XXI. 

Neste longo percurso, essas culturas historiográficas desenvolveram discussões conceituais importantes para a prática historiadora tais como: 
As relações entre memória e história; 
O tempo e suas representações históricas; 
As redes de causalidades, as contingências e a imprevisibilidade; 
O acontecimento, o fato e as estruturas; 
A verdade e a história; 
O documento e a construção historiográfica; 
As narrativas históricas; 

Finalmente, as tradições historiográficas, os conceitos e práticas historiadoras foram determinantes para:
A institucionalização e profissionalização da História
As práticas acadêmicas e universitárias da História
A institucionalização do “método crítico” da História
As práticas arquivistas: da memória de papel aos acervos digitais

 
 
 
Avaliação
     
Método
Leitura e discussão dos textos apresentados pela disciplina, elaboração de relatórios e fichamentos, provas em sala, trabalhos individuais e em grupos, assiduidade.
Critério
Interesse geral e participação do aluno nas atividades individuais e em grupo.
Norma de Recuperação
O aluno com nota abaixo da média e que não foi reprovado tem direito à recuperação após o período letivo. As formas dessa recuperação serão: prova e/ou trabalho e/ou relatórios e/ou fichamentos.
 
Bibliografia
     
ANKERSMITH F. A escrita da história. A natureza da representação histórica. Londrina: Eduel, 2012. 
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SEWELL JR., William H. Lógicas da história: teoria social e transformação social. Petrópolis (RJ): Vozes, 2017.
TROUILLOT, Michel-Rolph. Silenciando o passado: poder e a produção da história. Curitiba: huya, 2016.
VEYNE, Paul. Como se escreve a história. Brasília, EdUnB, 1982.
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