A disciplina Metodologia I deve abordar elementos necessários à compreensão da natureza do conhecimento histórico e de seu ensino, analisando as diferentes propostas teóricas e metodológicas presentes na produção historiográfica entre os séculos XIX e XXI, e relacionando-as a situações da prática escolar na educação básica.
Tratamento histórico da produção historiográfica, em que estejam presentes as questões centrais do procedimento do historiador modalidades do discurso, constituição do objeto, tempo, documento, diferentes tipos de sujeito do conhecimento; aprofundamento das propostas teórico-metodológicas fundadoras, que ainda se mantêm como parâmetros de diálogo na produção historiográfica contemporânea; discussão das condições de produção da obra do historiador (questões teóricas, institucionais, políticas e técnicas); contato direto com textos de natureza teórica, com a história produzida e com espécies e gêneros documentais variados. Relação entre os procedimentos de pesquisa historiográfica e o ensino de história na educação básica. O uso do documento em sala de aula.
CONTEÚDOS: 1. Compreensão histórica da prática e da produção historiográfica, que levem em conta conceitos chaves e procedimentos do historiador, como a construção das narrativas, constituição do objeto, os tempos históricos, documento, sujeitos do conhecimento, a memória, etc; 2. Apresentação e aprofundamento das diversas tradições teórico-metodológicas construídas nestes 2 últimos séculos e que mantêm diálogo na produção historiográfica contemporânea; 3. Discussão das condições de produção da obra do historiador, como as questões teóricas, institucionais, políticas e técnicas; 4. Contato direto com as diversas espécies e gêneros documentais, com os textos clássicos de natureza teórica e com a produção historiográfica. 5. Trabalho com fontes históricas no ensino de história na educação básica. Trabalho com análise de documentos históricos na educação básica.
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