Compreender e desenvolver a prática da análise historiográfica a partir de um tema, autor ou problemática para desenvolver, visando o aprofundamento de questões como modalidades do discurso, constituição do objeto, tempo, documento e diferentes tipos de sujeito do conhecimento, e relacionando essas questões à metodologia do ensino de História na educação básica, com ênfase em análise de documentos históricos na educação básica. A disciplina Metodologia II dá continuidade à disciplina Metodologia I e recomenda-se que ela seja cursada nessa ordem, ainda que não haja obrigatoriedade.
A disciplina Metodologia II dá continuidade à disciplina Metodologia I, através da prática da análise historiográfica, a partir de instrumentos conceituais básicos e de diferentes abordagens sobre um tema, um autor ou uma problemática, escolhido (a) pelo docente responsável. A escolha de tema, autor ou problemática é livre, tendendo a incidir sobre tradições historiográficas clássicas ou sobre áreas emergentes da pesquisa histórica. Questões básicas da Metodologia da História, como modalidades do discurso, constituição do objeto, tempo, documento e diferentes tipos de sujeito do conhecimento, são apresentadas e relacionadas ao ensino de História na educação básica.
CONTEÚDO A: 1. A História como objeto da História. 2. Diferentes abordagens das representações historiográficas 3. Introdução à análise histórica: Cultura brasileira e a produção historiográfica. 3.1. Precursores da representação historiográfica do Brasil no séc. XIX. 3.2. A construção da Identidade Nacional e o papel da História oitocentista 3.3. A história na passagem do século XIX/XX: ambição cientificista e determinismos. 3.4. Os Modernismos: ampliação, diversificação e dilemas historiográficos. 3.5. As historiografias regionais: o caso Paulista 3.6. Um “outro” Brasil: interpretações da cultura brasileira distantes das representações intelectuais formais. 3.7. As limitações da nascente historiografia universitária: os casos de São Paulo e Rio de Janeiro. 3.8. O nacionalismo nos anos 50/60 e suas múltiplas faces na produção intelectual. 4. Historiografia brasileira e ensino de História na educação básica. CONTEÚDO B: 1. O “projeto de história nacional” oitocentista e suas consequências; 2. A produção de grandes interpretações e de grandes intérpretes; 3. Diagnósticos históricos dos impasses brasileiros; 4. Historiografia profissionalizada. 5. Historiografia brasileira e ensino de História na educação básica. CONTEÚDO C: 1. História, Tempo e Memória; 2. A Micro História; 3. A História Social do Trabalho; 4. História, Textos e Leitura; 5. História e Demografia; 6. Tendências na historiografia e seus reflexos no ensino de história na educação básica.
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