Introduzir a questão da memória empresarial, ou história corporativa, buscando definir sua função no mundo empresarial e os mecanismos para sua utilização como provedora de documentos históricos para estudos de história econômica e social.
Na sociedade industrial as empresas têm papel vital não apenas na estrutura econômico-social como, também na rede de símbolos que são parte inerente das relações sociais. Estudar história empresarial é, portanto, buscar entender como as indústrias e corporações se desenvolvem, que produtos, hábitos, necessidades e símbolos criam e lançam no tecido social.
1.1.Definições de memória.Memória e História.1.2.O mundo da produção na sociedade contemporânea.1.3.As grandes teorias produtivas: Fordismo, Taylorismo, Toyotismo.1.4.Manufatura, profução em massa, multinacionais: a organização e o indivíduo.1.5.A corporação e a imagem da corporação: a história do marketing.1.6.Marketing: venda do produto e venda da própria imagem corporativa.1.7.Produção de bens: circulação, consumidor final, logística.1.8.Cultura material na produção de conhecimento histórico no passado e no presente.1.9.A produção e o uso das memórias de empresa ou histórias corporativas.1.10.História de empresas como historiografia: teoria e métodos.
Marcondes Filho, Ciro, 2001, Sociedade tecnológica. São Paulo: Scipione.Hobsbawm, Eric, 1995, A era dos extremos: o breve século XX: 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras.HISTÓRIA DE EMPRESAS BRASILEIRAS: TEM ESPAÇO NA ACADEMIA? QUESTIONAMENTOS EXPLORATÓRIOS E CONCLUSÕES PRELIMINARES. Rev. Eletrônica de Administração, edição 31, Vol. 9 No. 1, Jan - Fev de 2003Pagés, M et alli., 1987, - O poder das organizações: a dominação das multinacionais sobre os indivíduos. São Paulo: Atlas.Bondarik,Roberto, 2006 História Empresarial: Uma ferramenta para a gestão do conhecimento nas organizações empresariais, IX Congresso Internacional processo Civilizador, Curitiba, PN,On Line (http://www.fef.unicamp.br/sipc/anais9/artigos/workshop/art17.pdf)PENSE GRANDE - Coletânea de biografias e histórias de grandes empresários e respectivas empresas.São Paulo: Prêmio Editorial, 1995. Memória de Empresa. História e Comunicação de mãos dadas a construir o futuro das organizações, 2004, Coletânea de artigos ABERJE, Aberje Editorial.Alves De Souza, Christian, História Empresarial E Teoria Da Administração (on line http://www.4shared.com/document/CxXObQaG/Chrystian_Alves_de_Souza_-_His.html Nassar, Paulo, Relações Públicas e história empresarial no Brasil (on line)Kuehn, Otto,1997, Corporate Memories for Knowledge Management in Industrial Practice: Prospects and Challenges, in Journal of Universal Computer Science, vol. 3, no. 8 (1997), 929-954