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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
História
 
Disciplina: FLH0120 - O Ensino de História e a Questão Indígena
The Teaching of History and the Indigenous Question

Créditos Aula: 5
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 105 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2012 Desativação: 30/01/2023

Objetivos
• Propiciar estudos, reflexões e debates a respeito da história indígena, presente na produção historiográfica, nos currículos escolares, nos materiais didáticos e no cotidiano das escolas.
• Formar futuros professores com fundamentação histórica, reflexões historiográficas e domínios críticos para o desenvolvimento da temática da história indígena nas aulas de história do ensino básico.
• Formar profissionais dotados de espírito crítico e capacidade de intervir de forma transformadora e renovadora no ensino de História.
• Propiciar avaliação, seleção e produção de materiais didáticos para a temática.
• Garantir a necessária aproximação entre teoria e prática, através da articulação entre ensino e pesquisa como orientação da formação profissional.
 
 
 
Programa Resumido
A disciplina pretende contribuir para a formação dos alunos, futuros professores de História, no que diz respeito à história indígena, para atender a Lei nº 11.465/08, que estabeleceu a obrigatoriedade da temática da história e da cultura dos povos indígenas na escola, especialmente “na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil”; e que instituiu que esses conteúdos devem ser “ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileiras”. Por conta dessa demanda, a disciplina pretende possibilitar, a partir dessa temática, os estudos das relações entre os fundamentos da produção historiográfica e os da história ensinada, identificando e analisando representações, aprofundando temas históricos, e buscando alternativas de estudos escolares e materiais didáticos.
 
 
 
Programa
O curso pretende abordar questões referentes à história e ao ensino da história indígena, como:
Lei nº 11.465/08 e a obrigatoriedade de novos temas no ensino da história.
A questão indígena contemporânea: realidades, conceitos e direitos.
A historiografia, a antropologia e novas reflexões para a compreensão das sociedades indígenas.
Fontes documentais para o estudo da história indígena.
Sociedades indígenas, materialidades históricas e patrimônios.
Sujeitos, vozes e interlocuções culturais.
Espacialidades e temporalidades indígenas.
As populações indígenas na história paulista e a história dos povos indígenas em São Paulo.
Representações do índio na escola, nos materiais didáticos e no ensino de história.
Mudanças curriculares e a valorização da diversidade.
 
 
 
Avaliação
     
Método
As atividades da disciplina serão constituídas de aulas teóricas ministradas, em parte, por convidados, como historiadores, educadores e lideranças indígenas; e por aulas práticas, envolvendo leitura e análises de textos e vídeos, debates e trabalho em grupo, análise de documentos, visitas a exposições e museus, pesquisas, produção de orientações para situações escolares e criação de material didático.
Critério
Avaliação contínua da participação em aulas, trabalhos individuais e em grupo.
Norma de Recuperação
Atividades desenvolvidas durante o curso.
 
Bibliografia
     
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