Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
História
 
Disciplina: FLH0121 - História Medieval I
Medieval History I

Créditos Aula: 5
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 105 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2015

Objetivos
1. Abordar temas centrais de História Medieval, com ênfase no período que estende entre os séculos V e X, a que se convencionou chamar “Alta Idade Média”.
2. Estabelecer os pressupostos para a articulação entre as esferas política, cultural, econômica e das ideias.
3. Refletir a respeito das representações nas sociedades medievais, considerando a percepção que indivíduos e grupos têm sobre si mesmos e aquela que constroem a respeito do outro.
4. Familiarizar os alunos com os principais problemas historiográficos inerentes ou relacionados àquele período.
5. Desenvolver uma discussão metodológica, de forma a viabilizar a familiaridade com o instrumental da pesquisa bem como a autonomia em sua prática.
6. Capacitar os alunos para as práticas pedagógicas nos níveis fundamental e médio, por meio da elaboração de planos de aulas.
7. Fornecer instrumental para que os alunos produzam materiais para o ensino nos níveis fundamental e médio, a partir do contato crítico com as problemáticas e de sua filtragem para uma produção dirigida a um público específico.
8. Desenvolver os pressupostos da pesquisa em História por intermédio da leitura e da análise de documentos, bem como da produção de textos historiográficos.
9. Promover o contato com a bibliografia a respeito dos temas propostos, buscando favorecer o elemento da crítica nas leituras.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
582657 - Ana Paula Tavares Magalhães Tacconi
73298 - Carlos Roberto Figueiredo Nogueira
771088 - Flavio de Campos
4873631 - Marcelo Candido da Silva
7310217 - Maria Cristina Correia Leandro Pereira
 
Programa Resumido
Nesta disciplina, abordamos temáticas fundamentais para a análise e compreensão de fenômenos e processos da Alta Idade Média (séculos V a X). Busca-se uma capacitação crítica para viabilizar a formação de professores e pesquisadores a partir de questões relacionadas: ao Império Romano e suas estruturas fundamentais; à constituição dos reinos da Alta Idade Média e sua dinâmica em função das sociedades cristãs; aos fenômenos sociais, culturais e políticos ligados ao cristianismo; à auto percepção das sociedades, bem como suas relações com o outro; aos ideais de unidade e aos projetos hegemônicos, que reverberam na Europa ocidental até os dias de hoje. Para tanto, impõe-se a discussão crítica sobre as fontes e a literatura, a fim de viabilizar uma produção historiográfica autônoma.
 
 
 
Programa
1. “A invenção da Idade Média”: historia e historiografia.
2. O Império Romano – dinâmica social; aspectos da reprodução material das sociedades; estruturas de poder; o cristianismo e seus desdobramentos; cultura material; as migrações de povos.
3. A formação dos reinos romano-cristãos – concepção do poder; relações de poder; fundamentos para uma teoria política.
4. O Império carolíngio – ideologia, cultura, sociedade.
5. O movimento monástico.
6. O Islã e a Reconquista – relações entre identidade e alteridade; produção cultural; resistência e acomodação.
7. Bizâncio e o Império Romano – dinâmicas sociais; relações de poder; o estatuto das imagens na cristandade; as doutrinas imperiais.
8. O principado de Kiev – formação e expansão da Rússia medieval.
9. O limiar do feudalismo: as sociedades ocidentais e as relações hierárquicas; produção e reprodução da economia agrária.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Prova ou Trabalho escrito.
Critério
-Frequência às aulas; leituras e participação nas discussões em sala - capacidade de argumentação, de articulação entre ideias e leituras; consistência teórica e historiográfica; capacidade crítica.
Norma de Recuperação
-Elaboração de uma resenha de obra historiográfica; elaboração de três planos de aula para os Ensinos Fundamental e Médio; elaboração de um material didático para os Ensinos Fundamental e Médio; seminários.
-Prova individual.
 
Bibliografia
     
BARTHÉLEMY, D. Barthélemy. A Cavalaria. Da Germânia antiga à França do século XII. Campinas: Ed. da UNICAMP, 2010.
BROWN, P. “A nova antropologia”; “A Igreja”; “O monasticismo” in História da Vida Privada, vol. 1. Do Império Romano ao Ano Mil/ org. Paul Veyne; trad. Hildegard Feist. São Paulo: Cia das Letras, 1989.
BROWN, Peter. The rise of Western Christendom. Triumph and diversity. 200-1000. London: Blackwell, 2003.
BELTING, Hans. Semelhança e presença. A história da imagem antes da era da arte. Rio de Janeiro: Ars Urbe, 2010.
GEARY, P. O Mito das Nações. A invenção do nacionalismo. São Paulo: Conrad Editora, 2005.
GOFFART, W. Barbarians and Romans A.D. 418-584 : The Techniques of Accommodation. Princeton : PUP, 1980.
GUREVITCH, A. I. As Categorias da Cultura Medieval. Lisboa, 1990.
IOGNA-PRAT, Dominique. La Maison-Dieu. Une histoire monumentale de l’Église au Moyen Âge (v.800-v1200). Paris: Seuil, 2006.
ISLA FREZ, A. « Las relaciones entre el reino visigodo y los reyes merovingios a finales del siglo VI », La España medieval 13, 1990, Madrid, pp. 11-32.
LE GOFF, Jacques e SCHMITT, Jean-Claude (dir.). Dicionário temático do Ocidente Medieval. Bauru, SP: EDUSC, 2002. 2 v
LITTLE, L.K. e ROSENWEIN, B.H. (eds.). La Edad Media a debate. Madri: Akal, 2003.
McKITTERICK, Rosamond (ed). Carolingian culture: emulation and innovation. Cambridge: Cambridge University Press, 1994.
McKITTERICK, R. The early middle ages: Europe, 400-1000. Oxford: OUP, 2001.
MORSEL, Joseph. L’Histoire (du Moyen Âge) est un sport de combat... Réflexions sur les finalités de l’Histoire du Moyen Âge destinées à une société dans laquelle même les étudiants d’Histoire s’interrogent. Paris: LAMOP, 2007. Disponível em: http://lamop.univ-paris1.fr/IMG/pdf/SportdecombatMac.pdf
VERHULST, A. The Carolingian Economy. Cambridge: Cambridge University Press, 2002.
WICKHAM, C. Framing the early Middle Ages. Europe and the Mediterranean, 400-800. Oxford: Oxford University Press, 2005.
WOOD, I. N. The missionary life: Saints and the evangelisation of Europe (400-1050). London, 2001.
 

Clique para consultar os requisitos para FLH0121

Clique para consultar o oferecimento para FLH0121

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2017 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP