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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
História
 
Disciplina: FLH0121 - História Medieval
Medieval History

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
1. Abordar temas centrais da História Medieval. 2. Estabelecer os pressupostos para a articulação entre as esferas política, cultural, econômica e das ideias. 3. Refletir a respeito das representações nas sociedades medievais, considerando a percepção que indivíduos e grupos têm sobre si mesmos e aquela que constroem a respeito do outro. 4. Familiarizar os alunos com os principais problemas historiográficos inerentes ou relacionados àquele período. 5. Desenvolver uma discussão metodológica, de forma a viabilizar a familiaridade com o instrumental da pesquisa bem como a autonomia em sua prática. 6. Capacitar os alunos para as práticas pedagógicas nos níveis fundamental e médio, por meio da elaboração de planos de aulas e organização e apresentação de seminários. 7. Fornecer instrumental para que os alunos produzam materiais para o ensino nos níveis fundamental e médio, a partir do contato crítico com as problemáticas e de sua filtragem para uma produção dirigida a um público específico. 8. Desenvolver os pressupostos da pesquisa em História por intermédio da leitura e da análise de documentos textuais e iconográficos, bem como da produção de textos historiográficos. 9. Promover o contato com a bibliografia a respeito dos temas propostos, buscando favorecer o elemento da crítica nas leituras.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
582657 - Ana Paula Tavares Magalhães Tacconi
771088 - Flavio de Campos
4873631 - Marcelo Candido da Silva
7310217 - Maria Cristina Correia Leandro Pereira
 
Programa Resumido
Nesta disciplina, abordamos temáticas fundamentais para a análise e compreensão de fenômenos e processos no período que se estende, de maneira geral, entre os séculos V e XV. Busca-se uma capacitação crítica para viabilizar a formação de professores e pesquisadores a partir de questões relacionadas às principais temáticas canônicas medievais, acompanhadas da discussão crítica sobre as fontes e a literatura, a fim de viabilizar uma produção historiográfica autônoma. Os temas e problemas relacionam-se, entre outros, à autopercepção das sociedades medievais, bem como às suas relações com o outro; aos ideais de unidade e aos projetos hegemônicos, que reverberam na Europa ocidental até os dias de hoje; às formas de organização social e econômica e sua discussão pela historiografia; à relação dialética entre subversão e obediência; à relação entre governo, governança e doutrinas da justiça. 
 
 
 
Programa
1. A fabricação da Idade Média;
2. O mundo romano e os reinos bárbaros;
3. A dominação senhorial;
4. Igreja e sociedade;
5. Cultura e sociedade;
6. Fronteiras e contatos entre povos;
7. Crises e renovações.
 
 
 
Avaliação
     
Método
a) Prova em sala; b) Trabalho escrito. O roteiro detalhado para a elaboração do trabalho será distribuído no primeiro dia de aula. A nota final corresponderá à média aritmética simples das atividades acima.
Critério
Frequência às aulas; leituras e participação nas discussões em sala; capacidade de argumentação crítica; articulação entre ideias e leituras; consistência teórica e historiográfica.
Norma de Recuperação
Prova em sala.
 
Bibliografia
     
BARROS ALMEIDA, N.; MÉHU, D.; C NDIDO DA SILVA, M. Pourquoi étudier le Moyen Âge? Les médiévistes face aux usages sociaux du passé. Paris: Publications de la Sorbonne, 2012. 
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CÂNDIDO DA SILVA, M. História Medieval. São Paulo: Editora Contexto, 2019.
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J. FLORI, Guerra Santa. Formação da ideia de cruzada no Ocidente cristão. Campinas: LEME/Editora da UNICAMP, 2014.
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ZERNER, M. (Org.). Inventar a heresia? Discursos polêmicos e poderes antes da Inquisição. Campinas: LEME/Editora da UNICAMP, 2009.
 

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