1. Abordar temas centrais da História Medieval. 2. Estabelecer os pressupostos para a articulação entre as esferas política, cultural, econômica e das ideias. 3. Refletir a respeito das representações nas sociedades medievais, considerando a percepção que indivíduos e grupos têm sobre si mesmos e aquela que constroem a respeito do outro. 4. Familiarizar os alunos com os principais problemas historiográficos inerentes ou relacionados àquele período. 5. Desenvolver uma discussão metodológica, de forma a viabilizar a familiaridade com o instrumental da pesquisa bem como a autonomia em sua prática. 6. Capacitar os alunos para as práticas pedagógicas nos níveis fundamental e médio, por meio da elaboração de planos de aulas e organização e apresentação de seminários. 7. Fornecer instrumental para que os alunos produzam materiais para o ensino nos níveis fundamental e médio, a partir do contato crítico com as problemáticas e de sua filtragem para uma produção dirigida a um público específico. 8. Desenvolver os pressupostos da pesquisa em História por intermédio da leitura e da análise de documentos textuais e iconográficos, bem como da produção de textos historiográficos. 9. Promover o contato com a bibliografia a respeito dos temas propostos, buscando favorecer o elemento da crítica nas leituras.
Nesta disciplina, abordamos temáticas fundamentais para a análise e compreensão de fenômenos e processos no período que se estende, de maneira geral, entre os séculos V e XV. Busca-se uma capacitação crítica para viabilizar a formação de professores e pesquisadores a partir de questões relacionadas às principais temáticas canônicas medievais, acompanhadas da discussão crítica sobre as fontes e a literatura, a fim de viabilizar uma produção historiográfica autônoma. Os temas e problemas relacionam-se, entre outros, à autopercepção das sociedades medievais, bem como às suas relações com o outro; aos ideais de unidade e aos projetos hegemônicos, que reverberam na Europa ocidental até os dias de hoje; às formas de organização social e econômica e sua discussão pela historiografia; à relação dialética entre subversão e obediência; à relação entre governo, governança e doutrinas da justiça.
1. A fabricação da Idade Média; 2. O mundo romano e os reinos bárbaros; 3. A dominação senhorial; 4. Igreja e sociedade; 5. Cultura e sociedade; 6. Fronteiras e contatos entre povos; 7. Crises e renovações.
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