1. Abordar temas centrais de História Medieval, com ênfase no período que estende entre os séculos X e XV, a que se convencionou chamar “Baixa Idade Média”. 2. Estabelecer os pressupostos para a articulação entre as esferas política, cultural, econômica e das ideias. 3. Abordar o problema das relações sociais, culturais e de poder estabelecidas entre as instituições, os indivíduos e os grupos sociais presentes no contexto da Baixa Idade Média. 4. Estabelecer o fundamento das trocas materiais e simbólicas entre os diversos grupos como essencial para a compreensão dos processos históricos do período. 5. Analisar as sociedades, as relações de poder e as matrizes culturais estabelecidas a partir da cultura monástica, da “piedade laica” e dos novos projetos para a fé – e suas decorrências para a construção de novas concepções do homem e das relações humanas. 5. Desenvolver os pressupostos da pesquisa em História por intermédio da leitura, da crítica historiográfica e da análise de documentos. 6. Promover o contato com a bibliografia a respeito dos temas propostos; incentivar a pesquisa em periódicos, bancos de dados e sites especializados. 7. Familiarizar os alunos com os principais problemas historiográficos inerentes ou relacionados àquele período. 8. Desenvolver uma discussão metodológica, de forma a viabilizar a familiaridade com o instrumental da pesquisa bem como a autonomia em sua prática. 9. Capacitar os alunos para as práticas pedagógicas nos níveis fundamental e médio, por meio da elaboração de planos de aulas e organização e apresentação de seminários. 10. Fornecer instrumental para que os alunos produzam materiais para o ensino nos níveis fundamental e médio, a partir do contato crítico com as problemáticas e de sua filtragem para uma produção dirigida a um público específico. 11. Desenvolver os pressupostos da pesquisa em História por intermédio da leitura e da análise de documentos, bem como da produção de textos historiográficos. 12. Promover o contato com a bibliografia a respeito dos temas propostos, buscando favorecer o elemento da crítica nas leituras.
Nesta disciplina, abordamos temáticas fundamentais para a análise e compreensão de fenômenos e processos da Baixa Idade Média (séculos X a XV). Busca-se uma capacitação crítica para viabilizar a formação de professores e pesquisadores a partir de questões relacionadas: ao feudalismo e sua discussão pela historiografia; à fé cristã e suas dinâmicas sociais; às relações de poder; à produção material e artística; à relação dialética entre subversão e obediência na Igreja católica; às novas formas de constituição dos governos, sua normativa e seus mecanismos de controle social. Para tanto, impõe-se a discussão crítica sobre as fontes e a literatura, a fim de viabilizar uma produção historiográfica autônoma.
1. “Senhorio e feudalismo” - historia e historiografia; dinâmica social; produção e reprodução da economia agrária. 2. A Reforma dos séculos XI e XII – a ideologia papal; as Ordens monásticas; ordenamento social e hierarquia. 3. As Cruzadas e a Reconquista. 4. Heresias e Ordens Mendicantes. 5. As cidades na Idade Média. 6. A Universidade e os intelectuais na Idade Média. 7. Produção cultural e artística – a teoria da imagem na Idade Média; literatura e produção do discurso político. 8. O Sacro Império Romano-Germânico – o ideal imperial; relações de poder; o Império na historiografia alemã do século XIX. 9. As monarquias medievais: França e Inglaterra – dinâmicas sociais; a lei e a manutenção da ordem; pressupostos para uma teoria política.
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