A disciplina poderá ser ministrada por diferentes docentes do Departamento, devendo os recortes espaciais e temporais ser realizados de acordo com suas especialidades. A despeito das particularidades das áreas de cada professor ministrante, objetivos gerais devem ser norteadores no desenvolvimento da disciplina, tais como: o estudo das experiências das mulheres no cotidiano e das formas de resistência a padrões de dominação; a análise crítica das representações sobre as mulheres e a desconstrução de estereótipos presentes nos discursos heteronormativos; o questionamento do “essencialismo feminino”; a ênfase na dimensão relacional apresentada pela perspectiva de gênero; a atenção à inserção das mulheres nos âmbitos público e privado ao longo dos períodos históricos abordados; a compreensão das investigações sobre masculinidades como uma das vias dos estudos de gênero. Estes aspectos têm sido engendrados por vigorosas discussões teóricas, que contribuem para a formação do campo na atualidade. Além de abordá-los, pretende-se que a disciplina instigue os alunos a explorar o tema na pesquisa científica e no ensino da História. O programa a seguir apresenta apenas os tópicos gerais, devendo os específicos ser elaborados pelos ministrantes de cada área, quando da oferta do curso.
A disciplina aborda as diferentes vertentes de interpretação e os principais textos teóricos desenvolvidos a partir da segunda metade do século XX a respeito da História das mulheres e das relações de gênero. Discute, dentro das especialidades dos docentes ministrantes, as diversas leituras historiográficas realizadas ao longo do tempo, explorando os textos dos principais autores voltados à questão. Por fim, apresenta documentos relacionados ao tema, que podem ser usados na pesquisa e no ensino.
Módulos– História das mulheres e das relações de gênero em debate: problemas e perspectivas– A questão das masculinidades nos estudos de gênero– Fontes: possibilidades de uso e abordagem na pesquisa em História das mulheres e das relações de gênero– Propostas de confecção de conteúdos voltados ao ensino de História das mulheres e das relações de gênero (planos de aula; materiais didáticos; exposições; mostras de filmes).
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