- Desenvolver habilidades de leitura de obras acadêmicas, especialmente de textos historiográficos, com foco na identificação das hipóteses, conceitos-chave, referências e estratégias argumentativas construídos pelas/os autoras/es; - Propiciar práticas dirigidas de leituras e de produção de textos que reforcem a capacidade de síntese crítica dos textos lidos e a autonomia intelectual das/dos estudantes; - Começar a desenvolver habilidades de escrita acadêmica com base em articulação de referências, desenvolvimento de hipóteses e construção de estratégias argumentativas coesas e coerentes.
Desenvolver habilidades de leitura de textos historiográficos e das Ciências Humanas, promovendo as habilidades de compreensão e de expressão escrita entre as/os estudantes. A consecução desse objetivo requer a prática sistemática de exercícios realizados com textos historiográficos diversos, para que o confronto entre eles possibilite a percepção da existência de semelhanças e diferenças no que diz respeito aos conceitos explicativos empregados, às estruturas de argumentação e às formas e estratégias discursivas e narrativas. Essa percepção, por sua vez, poderá contribuir para o avanço intelectual das/dos estudantes na construção de suas próprias leituras e textos.
1-Estratégias de leitura: identificação dos principais conceitos explicativos e das categorias de análise 2-Estratégias de leitura: identificação de hipóteses, teses e argumentos principais 3-Estratégias de leitura: a crítica documental 4-Estratégias de leitura: fontes documentais 5-Produção de fichamentos e relatórios de leitura (curtos e expandidos) 6-Introdução aos gêneros de textos predominantes na disciplina História.
A ser complementada pelas/os docentes ministrantes em programas específicos e apresentados às/aos estudantes na primeira aula. BALTAR, Marcos Antonio Rocha e outros. Leitura e produção textual acadêmica I. Florianópolis: LLE/CCE/UFSC, 2011. BLOCH, Marc. A apologia da História ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2001. FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Código de Boas Práticas Científicas. São Paulo: Fapesp, 2014. ECO, Umberto. Como se faz uma tese. 21ª edição, São Paulo: Perspectiva, 2008. FLÔRES, Lúcia Locatelli e outros. Redação: o texto técnico-científico e o texto literário. Florianópolis: EdUFSC, 1994 FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. Cortez, 1986. KING, Stephen. Sobre a escrita. A arte em memórias. Rio de Janeiro: Suma de Letras, 2015. KLEIMAN, Angela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. Campinas, SP: Pontes, 2000. KROKOSCZ , Marcelo. Outras palavras sobre autoria e plágio. São Paulo: Atlas, 2015. LEITE, Ligia Chiappini M. (coord.) Aprender e ensinar com textos. São Paulo: Cortez, 1997. v. 1-10. MATTOS, Ilmar Rohllof de. "Mas não somente assim!" Leitores, autores, aulas como texto e o ensino-aprendizagem de História. Revista Tempo, 2006 11(21). Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-77042006000200002 OLIVEIRA, Jorge Leite de. Texto acadêmico. Petrópolis, RJ: Vozes,2005 PIETRI, Emerson. Práticas de leitura e elementos para a atuação docente. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007. RODRIGUES, André Figueiredo. Como elaborar e apresentar monografias. São Paulo: Humanitas, 2008. SACRINI, Marcus. Leitura e escrita de textos argumentativos. São Paulo: EDUSP, 2022.