O curso almeja oferecer situações de leitura e escrita voltadas para a formação do pesquisador e do futuro professor de História. Em particular, as dificuldades básicas de compreensão e fixação conceitual de textos teóricos serão tematizadas por docentes, que apresentarão métodos para o exame de textos históricos com diferentes temas, enfoques e tipos textuais.
O curso almeja oferecer situações de leitura e escrita voltadas para a formação do pesquisador e do futuro professor de História.
1. Especificidade dos textos acadêmicos. 2. Procedimentos para leitura e fixação conceitual: resumo e fichamento. 3. Modelo de dissertação com base em problemas conceituais específicos dos textos. 4. Resenha como exposição de uma compreensão global e de uma tomada de posição sobre os textos. 5. Reconstrução e avaliação da argumentação dos textos.
A ser complementada pelas/os docentes ministrantes em programas específicos e apresentados às/aos estudantes na primeira aula. BALTAR, Marcos Antonio Rocha e outros. Leitura e produção textual acadêmica I. Florianópolis: LLE/CCE/UFSC, 2011. BLOCH, Marc. A apologia da História ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2001. FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Código de Boas Práticas Científicas. São Paulo: Fapesp, 2014. ECO, Umberto. Como se faz uma tese. 21ª edição, São Paulo: Perspectiva, 2008. FLÔRES, Lúcia Locatelli e outros. Redação: o texto técnico-científico e o texto literário. Florianópolis: EdUFSC, 1994 FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. Cortez, 1986. KING, Stephen. Sobre a escrita. A arte em memórias. Rio de Janeiro: Suma de Letras, 2015. KLEIMAN, Angela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. Campinas, SP: Pontes, 2000. KROKOSCZ , Marcelo. Outras palavras sobre autoria e plágio. São Paulo: Atlas, 2015. LEITE, Ligia Chiappini M. (coord.) Aprender e ensinar com textos. São Paulo: Cortez, 1997. v. 1-10. MATTOS, Ilmar Rohllof de. "Mas não somente assim!" Leitores, autores, aulas como texto e o ensino-aprendizagem de História. Revista Tempo, 2006 11(21). Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-77042006000200002 OLIVEIRA, Jorge Leite de. Texto acadêmico. Petrópolis, RJ: Vozes,2005 PIETRI, Emerson. Práticas de leitura e elementos para a atuação docente. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007. RODRIGUES, André Figueiredo. Como elaborar e apresentar monografias. São Paulo: Humanitas, 2008. SACRINI, Marcus. Leitura e escrita de textos argumentativos. São Paulo: EDUSP, 2022.