Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
História
 
Disciplina: FLH0136 - Leitura e escrita acadêmica na formação de professores I
Academic reading and writing in teacher education I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h , Atividades Acadêmicos-Científico-Culturais = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação: 14/07/2023

Objetivos
O curso almeja oferecer situações de leitura e escrita voltadas para a formação do pesquisador e do futuro professor de História. Em particular, as dificuldades básicas de compreensão e fixação conceitual de textos teóricos serão tematizadas por docentes, que apresentarão métodos para o exame de textos históricos com diferentes temas, enfoques e tipos textuais.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
307878 - Eduardo Natalino dos Santos
1648922 - Marcos Francisco Napolitano de Eugênio
1963793 - Rodrigo Monteferrante Ricupero
 
Programa Resumido
O curso almeja oferecer situações de leitura e escrita voltadas para a formação do pesquisador e do futuro professor de História.
 
 
 
Programa
1. Especificidade dos textos acadêmicos.
2. Procedimentos para leitura e fixação conceitual: resumo e fichamento. 
3. Modelo de dissertação com base em problemas conceituais específicos dos textos. 
4. Resenha como exposição de uma compreensão global e de uma tomada de posição sobre os textos.
5. Reconstrução e avaliação da argumentação dos textos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Leituras programadas e seminários; - Oficinas de escrita, preferencialmente contando com o auxílio de monitores; - Aulas expositivas; - Elaboração de fichamentos e relatórios de leitura. Avaliação - Produção sequenciada de textos conforme proposto pela/o docente ministrante
Critério
A serem estabelecidos pelas/os docentes ministrantes em programas específicos e apresentados às/aos estudantes na primeira aula.
Norma de Recuperação
A serem estabelecidas pelas/os docentes ministrantes em programas específicos e apresentados às/aos estudantes na primeira aula.
 
Bibliografia
     
A ser complementada pelas/os docentes ministrantes em programas específicos e apresentados às/aos estudantes na primeira aula.

BALTAR, Marcos Antonio Rocha e outros. Leitura e produção textual acadêmica I. Florianópolis: LLE/CCE/UFSC, 2011.
BLOCH, Marc. A apologia da História ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Código de Boas Práticas Científicas. São Paulo: Fapesp, 2014.
ECO, Umberto. Como se faz uma tese. 21ª edição, São Paulo: Perspectiva, 2008.
FLÔRES, Lúcia Locatelli e outros. Redação:  o texto técnico-científico e o texto literário. Florianópolis: EdUFSC, 1994
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. Cortez, 1986.
KING, Stephen. Sobre a escrita. A arte em memórias. Rio de Janeiro: Suma de Letras, 2015.
KLEIMAN, Angela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. Campinas, SP: Pontes, 2000.
KROKOSCZ , Marcelo.  Outras palavras sobre autoria e plágio. São Paulo: Atlas, 2015.
LEITE, Ligia Chiappini M. (coord.) Aprender e ensinar com textos. São Paulo: Cortez, 1997. v. 1-10.
MATTOS, Ilmar Rohllof de. "Mas não somente assim!" Leitores, autores, aulas como texto e o ensino-aprendizagem de História. Revista Tempo, 2006 11(21). Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-77042006000200002
OLIVEIRA, Jorge Leite de. Texto acadêmico.  Petrópolis, RJ: Vozes,2005
PIETRI, Emerson. Práticas de leitura e elementos para a atuação docente. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.
RODRIGUES, André Figueiredo. Como elaborar e apresentar monografias. São Paulo: Humanitas, 2008. 
SACRINI, Marcus. Leitura e escrita de textos argumentativos. São Paulo: EDUSP, 2022. 

 

Clique para consultar os requisitos para FLH0136

Clique para consultar o oferecimento para FLH0136

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP