- Prosseguir com as práticas de leitura iniciadas no módulo I desta disciplina; - Desenvolver habilidades de escrita acadêmica com base na precisão redacional, na articulação de referências bibliográficas e no desenvolvimento de hipóteses e construção de estratégias argumentativas coesas e coerentes. - Propiciar práticas dirigidas de leitura e escrita que explicitem as diferenças entre os vários tipos de textos acadêmicos: fichamentos, resenhas, ensaios bibliográficos, artigos, textos de divulgação, textos didáticos e projetos de pesquisa.
Praticar a escrita acadêmica nas várias modalidades presentes na pesquisa e no ensino de História, em particular, e das Ciências Humanas, em geral, desenvolvendo as habilidades de compreensão e de expressão escrita entre as/os estudantes do bacharelado e da licenciatura. A consecução desse objetivo se efetivará por meio da prática sistemática de exercícios redacionais realizados com base na leitura de diversos tipos de textos historiográficos e de fontes históricas.
1-Estratégias de leitura: identificação de conceitos-chave, categorias de análise, argumentos, hipóteses e teses (recapitulação do módulo I). 2-Práticas de escrita: fichamento e relatório de leitura 3-Práticas de escrita: resenha crítica 4-Práticas de escrita: ensaio bibliográfico 5-Práticas de escrita: projeto de pesquisa 6-Outros gêneros de textos científicos: artigo, dissertação e tese
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