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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
História
 
Disciplina: FLH0241 - História do Brasil Colonial
History of Colonial Brazil

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
A disciplina História do Brasil Colonial tem como proposta básica discutir as linhas mestras de constituição, desenvolvimento e crise da colonização portuguesa no continente americano entre os séculos XVI e XIX (primeiras duas décadas). Abordando temas específicos ligados a sociedade, economia, política e cultura, a disciplina visa oferecer quatro linhas de abordagem principais: 1) traços gerais de estruturas e processos históricos que caracterizem os temas específicos a serem abordados; 2) debates e interpretações historiográficas que posicionem tais temas no universo da permanente constituição do saber histórico; 3) pesquisa de documentação primária – em sala de aula e extra-sala - e sua análise, considerando as diferentes metodologias para sua interpretação; 4) o ensino da história colonial brasileira para diferentes níveis e a análise de seus materiais didáticos e paradidáticos. Ainda que as disciplinas oferecidas por cada professor da disciplina possuam feições próprias a depender dos recortes, temas e métodos adotados, de modo geral História do Brasil Colonial I (1º semestre) tem como periodização os séculos XVI e XVII, enquanto que História do Brasil Colonial II enfoca os séculos XVIII e XIX (até 1822). A disciplina pretende capacitar o aluno do primeiro ano com instrumentos basilares para a pesquisa e ensino da história: a leitura crítica, a sumarização, a problematização, a articulação das ideias, a apresentação sistemática e sintética dessas ideias articuladas por escrito e oralmente, a fundamentação dos argumentos, o uso de apoios didáticos e as discussões em grupo e as respostas às críticas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
496713 - Carlos de Almeida Prado Bacellar
129383 - Daniel Strum
1113874 - João Paulo Garrido Pimenta
1292857 - Pedro Luis Puntoni
1963793 - Rodrigo Monteferrante Ricupero
 
Programa Resumido
A disciplina História do Brasil Colonial tem como proposta básica discutir as linhas mestras de constituição, desenvolvimento e crise da colonização portuguesa no continente americano entre os séculos XVI e XIX (primeiras duas décadas). Abordando temas específicos ligados a sociedade, economia, política e cultura, a disciplina visa oferecer quatro linhas de abordagem principais: 1) traços gerais de estruturas e processos históricos que caracterizem os temas específicos a serem abordados; 2) debates e interpretações historiográficas que posicionem tais temas no universo da permanente constituição do saber histórico; 3) atividades de pesquisa e análise de fontes para cada tema abordado; 4) o ensino da história colonial brasileira para diferentes níveis e a análise de seus materiais didáticos e paradidáticos. Ainda que os cursos oferecidos por cada professor da disciplina possuam feições próprias a depender dos recortes, temas e métodos adotados, de modo geral História do Brasil Colonial I (1º semestre) tem como periodização os séculos XVI e XVII, enquanto que História do Brasil Colonial II enfoca os séculos XVIII e XIX (até 1822).
 
 
 
Programa
1- O “Descobrimento do Brasil”: história e historiografia
2- A conquista da América: das donatárias ao governo geral
3- Império e expansão da fé: ente missionação e Inquisição
4- Sistema colonial e produção açucareira
5- O escravismo moderno: a conquista da África e o tráfico de escravos
6- Brasil Holandês: guerra e comércio no Atlântico Sul
7- Metais e pedras preciosas: a sociedade da mineração
8- Entre Tordesilhas e Madrid: redefinindo a América portuguesa
9- No tempo de Pombal: monarquia ilustrada e reforma
10- Os caminhos para a Independência
11- A pesquisa histórica para os estudos do período colonial: recursos, instrumentos, arquivos e acervos
12- Os instrumentos e recursos didáticos para o ensino da história colonial
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação será realizada por meio de prova, participação nos seminários, fichamentos
Critério
A avaliação dar-se-á com base em: participação do aluno nos seminários; fichamentos indicados; trabalho escrito; prova escrita.
Norma de Recuperação
Entrevista com o professor, apresentação de trabalho escrito, com entrega de fichamentos ou prova escrita.
 
Bibliografia
     
ALENCASTRO, Luiz Felipe de. O trato dos viventes. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. ALGRANTI, Leila Mezan. Honradas e devotas: mulheres na colônia. Condição feminina nos conventos e recolhimentos do sudeste do Brasil, 1750-1822. Rio de Janeiro: José Olympio; Brasília: Edumb, 1993. ARRUDA, José Jobson. Uma colônia entre dois impérios: a abertura dos portos brasileiros (1800-1808) São Paulo: EDUSC, 2008. BOXER, C.R. A idade do ouro no Brasil. São Paulo: Cia. Ed. Nacional, 1963. FERLINI, Vera Lucia Amaral. Terra, trabalho e poder. Bauru, SP: Edusc, 2003. FIGUEIREDO, Luciano. Barrocas famílias: vida familiar em Minas Gerais no século XVIII. São Paulo: Hucitec, 1997. FRAGOSO, J. L. R. & FLORENTINO, M. G. O arcaísmo como projeto: mercado atlântico, sociedade agrária e elite mercantil no Rio de Janeiro, c.1790-c.1840. Rio de Janeiro: Diadorim, 1993. FRAGOSO, J. e GOUVÊA, M. F. (coords.) Brasil Colonial. (3 vols.). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014. FREYRE, Gilberto. Casa grande e senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. Rio de Janeiro: Jose Olympio, 1977. HOLANDA, Sérgio Buarque de. Caminhos e fronteiras. São Paulo: Companhia das Letras, (1 ª ed. 1957), 1996. HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, (1 ª ed.. 1936), 1997. HOLANDA, Sérgio Buarque de. Visão do Paraíso. São Paulo: Brasiliense, (1 ª 1959), 1999. HOLLANDA, S. B. de (dir.). História Geral da Civilização Brasileira: colônia. (2 vols.). São Paulo: Difel, 1978. MACHADO, Alcântara. Vida e morte do bandeirante. São Paulo: Martins, s/d. MARCÍLIO, Maria Luíza. A cidade de São Paulo, povoamento e população, São Paulo: Pioneira, 1974. MARQUES, A. H. R. de O. & SERRÃO, J. (dir.) Nova História da Expansão Portuguesa. (11 vols.) Lisboa: Estampa, 1986. MATCALF, Alida. “Vida familiar dos escravos em São Paulo no século XVIII. O caso de Santana de Parnaíba”. Estudos Econômicos. São Paulo, nº 17, v. 2, pp. 229-243, maio/ag., 1987. MESGRAVIS, Laima. A Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. São Paulo: Conselho Estadual de Cultura. 1976. MOCELLIN, R. e Camargo, R. de. Perspectiva Histórica. 7º Ano. 2. ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2012. v. 2. 272p. MOCELLIN, R.; Camargo, R. de. Perspectiva Histórica. 8º Ano. 2. ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2012. v. 3. MONTEIRO, John Manuel Monteiro. Negros da terra. São Paulo: Companhia das Letras, 1994. MOTT, Luiz, Fontes Inquisitoriais para o Estudo da Demografia Histórica do Brasil, Curitiba: Seminário Metodológico, ABEP, 1985. NAZZARI, Muriel. O desaparecimento do dote. Mulheres, famílias e mudança social em São Paulo, Brasil, 1600-1900. São Paulo: Companhia das Letras, 2001. NOVAIS, Fernando A. Portugal e Brasil na crise do Antigo Sistema Colonial (1777-1808). São Paulo: Ed. Hucitec, 2001. NOVAIS, F. A. & SOUZA, L. de M. (orgs.). História da Vida Privada no Brasil: Cotidiano e Vida Privada na América Portuguesa. São Paulo: Companhia das Letras, 1997. RUSSELL-WOOD, A. J. R. Fidalgos e filantropos: a Santa Casa de Misericórdia da Bahia, 1550-1755. Brasília: Unb, 1981. STRUM, Daniel, O Comércio de Açúcar: Brasil, Portugal e os Países Baixos (1595-1630), Rio de Janeiro: Versal – Odebrecht, 2012. PRADO, Caio Prado. Formação do Brasil Contemporâneo. São Paulo: Brasiliense, (1 ª ed. 1942), 1996. PUNTONI, Pedro. A guerra dos bárbaros. São Paulo, Fapesp/Hucitec/Edusp, 2002. RICUPERO, Rodrigo. A formação da elite colonial. São Paulo: Alameda, 2009. SAMARA, Eni de Mesquita. Família, Mulheres e povoamento. São Paulo: Edusc, 2003. SAMARA, Eni de Mesquita. Lavoura canavieira, trabalho livre e cotidiano. Itu (1780-1830). São Paulo: EDUSP, 2005. Bibliografia voltada ao ensino da história colonial do Brasil: APOLINÁRIO, Maria Raquel. Projeto Araribá História. 8º Ano. 3. ed. São Paulo: Editora Moderna , 2010. v. 3. CAMPOS, F.; CLARO, Regina ; DOLHNIKOFF, M. . Jogo da História nos dias de hoje - Edição do Professor - 7º Ano. 1. ed. São Paulo: LEYA, 2012. v. 4. DREGUER, R. e TOLEDO, E. Novo História Conceito e Procedimentos. 8º Ano. 3. ed. São Paulo: Saraiva Livreiros Editores, 2012. v. 3. FAUSTO, B. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 1994. MOCELLIN, R. e Camargo, R. de. Perspectiva Histórica. 7º Ano. 2. ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2012. v. 2. 272p. MOCELLIN, R.; Camargo, R. de. Perspectiva Histórica. 8º Ano. 2. ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2012. v. 3. PANAZZO, S. e VAZ, M. L. Navegando pela história. Edição do professor - 8º Ano. 2. ed. São Paulo: Saraiva Livreiros Editores, 2012. v. 3.
 

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