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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
História
 
Disciplina: FLH0331 - História Contemporânea I
Contemporary History I

Créditos Aula: 5
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 105 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2018 Desativação:

Objetivos
I - OBJETIVOS: A 
Com a periodização de 1815 à 1918, este curso é visto como uma continuação dos temas tratados em História Moderna- II, com uma visão abrangente de aspectos econômicos, sociais e políticos. A bibliografia visa ampliar o conhecimento das interpretações historiográficas. 

I - OBJETIVOS: B
A Revolução Francesa de 1789 conclui, de modo radical, o período das revoluções democráticas iniciado no século XVII com as revoluções na Inglaterra e nos Países Baixos, passando pela Revolução Americana do século XVIII. A "repetição" farsesca de 1789 em 1848 traduziu toda a mudança social trazida pelo avanço do capitalismo a escala européia. A mudança histórica teve como consequência a cisão da frente revolucionária do século XVIII, e o surgimento de um novo tipo de revolução em 1871, com a Comuna de Paris. O curso procura aproximar o aluno da dramática dinâmica histórica do "longo século XIX", tanto no que diz respeito às rupturas revolucionárias quanto aos processos de longo prazo.
A compreensão dessa dinâmica é a base mínima para abordagem dos processos do século XX.

I – OBJETIVOS: C
Proporcionar aos alunos a possibilidade de experiência pedagógica, seja como observadores críticos de práticas didáticas seja como participantes em atividades de grupo em que diferentes alunos assumem tarefas de organização e coordenação de discussões coletivas, apresentação de seminários, uso e análise de recursos tecnológicos para pesquisas documentais e bibliográficas, atividades extraclasse (visitas a exposições, mostras de filmes) e atividades pedagógicas correlatas.

I – OBJETIVOS: D
Aperfeiçoar a utilização da linguagem e recursos oratórios dos alunos em situações profissionais de historiadores. Para isso serão utilizados recursos escritos  (ensaios escritos corrigidos pelo professor e discutidos em sala) bem como discussões orais. Será dada especial atenção à utilização adequada da língua portuguesa no contexto do jargão profissional especializado.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5821029 - Angelo de Oliveira Segrillo
541136 - Everaldo de Oliveira Andrade
898576 - Francisco Cabral Alambert Junior
1085053 - Lincoln Ferreira Secco
864046 - Luiz Bernardo Murtinho Pericás
85493 - Osvaldo Luis Angel Coggiola
 
Programa Resumido
Estudo das condicionantes históricas da realidade social e econômica, desde a Revolução Francesa até o final do século XIX. Inclui temas como: o processo de industrialização, a organização dos trabalhadores, a formação do capitalismo contemporâneo, a expansão colonial, expressões culturais.
 
 
 
Programa
II - CONTEÚDO:A
. O impacto do Congresso de Viena. 
2. Liberalismo e Reação.
3. As Revoluções de 1830 e 1848. 
4. O Movimento Socialista.
5. A Unificação Italiana.
6. A Unificação Alemã.
7. As Grandes Potências e a Paz Armada. 
8. A Expansão Colonial. 
9. A Cultura Européia. 
10. A Primeira Grande Guerra. 

II - CONTEÚDO:B
Revoluções e rupturas do século XIX: história e teoria.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Prova ou Trabalho escrito.
Critério
Prova escrita individual: desenvolvimento de um tema relacionado ao conteúdo programático. Análise documental e de projetos de pesquisa. Apresentação de um Seminário de Pesquisa. Participação nas discussões em sala de aula; avaliação dos exercícios em grupo e individuais.
Norma de Recuperação
Análise de um documento histórico ou Resenha de uma obra destacada nos temas desenvolvidos ao longo do curso. Trabalho escrito complementar (combinar com o professor).
 
Bibliografia
     
ABENDROTH, W., História Social do Movimento Trabalhista Europeu. RJ, Paz e Terra, 1972. ALVES, Maria Helena Moreira. Estado e Oposição no Brasil (1964-1984). Petrópolis, Vozes, 1984. ARENDT, Hannah. O Sistema Totalitário. Lisboa, Dom Quixote, 1978. BOBBIO, Norbert et alii (org.) Dicionário de Política. Brasília, DF, Editora Universidade de Brasília, 1992. CHAUÍ, Marilena de Souza. Cultura e democracia: o discurso competente e outras falas. SP, Cortez, 1989. CHAUÍ, Marilena de Souza e FRANCO, Maria Sylvia de Carvalho. Ideologia e Mobilização Popular. RJ, Paz e Terra/CEDEC, 1978. COLLIER, David (org.) O Novo Autoritarismo na América Latina . RJ, Paz e Terra, 1982. COBBAN, Alfred. A Interpretação Social da Revolução Francesa. Lisboa, Gradiva, 1988. DANIEL, John. Educação e tecnologia num mundo globalizado. Brasília: UNESCO, 2003. D'ARAUJO, Maria Celina et alii (org.) Visões do golpe: a memória militar sobre 1964. RJ, Relume-Dumará, 1994. DARNTON, Robert. O beijo de Lamourette. SP, Cia. das Letras, 1990. DARNTON, Robert. O grande massacre de gatos. RJ, Graal, 1986. DARNTON, Robert. O Iluminismo como negócio: história da publicidade da "Enciclopédia", 1775-1800. SP, Cia. das Letras, 1996. DECCA, Edgar S. de. A Revolução Acabou. SP, Revista Brasileira de História. 10(20): 63-74, mar-ago/1991. DOBB, Maurice. A evolução do Capitalismo. RJ, Zahar, 1983. DUBY, Georges. Grand Atlas Historique. Paris. Larousse, 1995. FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. RJ, Graal, 1982. FURET, François. Pensando a Revolução Francesa. RJ, Paz e Terra, 1989. GORZ, André (org.) Crítica da Divisão do Trabalho. SP, Martins Fontes, 1988. HELLER, Agnes. O cotidiano e a história. RJ, Paz e Terra, 1985. HOBSBAWM, Eric J. (org.) História do Marxismo. RJ, Paz e Terra, 1983-89. HOBSBAWM, Eric J., A era das revoluções: 1789-1848. RJ, Paz e Terra, 1977. HOBSBAWM, Eric J., A Era dos impérios. RJ, Paz e Terra, 1988. HOBSBAWM, Eric J., Era dos Extremos: o breve século XX: 1914-1991. SP, Cia. das Letras, 1995. HOBSBAWM, Eric. J. Revolucionários, RJ, Paz e Terra, 1985. KRANTZ, Frederick. A outra História: Ideologia e protesto popular nos séculos XVII e XIX. RJ, Zahar, 1988. KRIEGEL, Annie. Las Internacionales Obreras. Barcelona, M. Roca, 1972. LEFEBVRE, Georges. 1789: O surgimento da Revolução Francesa, RJ, Paz e Terra, 1989. LEFORT, Claude. A Invenção Democrática: os limites do Totalitarismo. SP, Brasiliense, 1987. LEFORT, Claude. Pensando o político - Ensaios sobre democracia, revolução e liberdade. RJ, Paz e Terra, 1991. LENINE, V.. Obras Escolhidas. SP, Alfa-Ômega, 1982. MARX, Karl . Le 18 Brumaire de Louis Bonaparte. Paris. Ed. Sociales, 1969. MAXWELL, Kenneth. Marquês de Pombal: paradôxo do iluminismo. RJ, Paz e Terra, 1996. O Mundo é Hoje: 95/96: Anuário Econômico e Geopolítico Mundial. SP, Ensaio, 1996. POULANTZAS, Nicos. Fascismo e Ditadura. Porto, Portucalense, 1972. RUDE, George. Ideologia e protesto popular. RJ, Zahar, 1982. SOBOUL, Albert. A Revolução Francesa. SP, DIFEL, 1976. THOMPSON, E. P. A Formação da Classe Operária Inglesa. RJ, Paz e Terra, 1987. THOMPSON, E.P. Tradición, Revuelta y Consciencia de Clase. Barcelona, Ed. Crítica, 1979. BIBLIOGRAFIA B: ARENDT, Hannah. Origens do Totalitarismo. São Paulo, Cia das Letras, 1989. BARRACLOUGH, G. Introdução à História Contemporânea. Rio, Zahar, 1976. BIDDISS, M.D. The Age of the Masses. Penguin, Harmondsworth, 77. CROUZET, M. A Época Contemporânea. Vols XV-XVII da História Geral das Civilizações, São Paulo, Difel, 1977. HOBSBAWM,E. A Era das Revoluções. Europa 1789-1848. Rio, Paz e Terra, 1977. HOBSBAWM, E. A Era do Capital, 1848-1875. Rio, Paz e Terra, 1977. HOBSBAWM, E. A Era dos Impérios. 1874-1914. Rio, Paz e Terra, 1989. HOBSBAWM, E. A Era dos Extremos. 1914- 1991.SP. Cia. das Letras, 93. KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias. Campinas, SP: Papirus, 2015. ROBERTS, J.M.Europe 1880-1945. Londres, Longman, 1970. SCHNERB, R. O Século XIX. Vols XIII e XIV da História Geral das Civilizações, São Paulo, Difel, 1977. THOMPSON, D. Pequena História do mundo contemporâneo. Rio, Zahar, 1967. THOMPSON, D. The Era of Violence. vol. XIII da The New Cambridge Modern History, Cambridge, Unversity Press, 1960. BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2005. FONSECA, Thaís Nívea de Lima. História e Ensino de História. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. MONTEIRO, Ana Maria, GASPARELLO, Arlete, MAGALHÃES, Marcelo de Souza (orgs.) Ensino de História: sujeitos, saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad/Faperj, 2007.
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