A) Proporcionar uma visão geral dos principais processos históricos do período contemporâneo. B) Discutir com os alunos alguns dos debates historiográficos centrais sobre o período em questão. C) Proporcionar aos alunos a possibilidade de experiência pedagógica, seja como observadores críticos de práticas didáticas seja como participantes em atividades de grupo em que diferentes alunos assumem tarefas de organização e coordenação de discussões coletivas, apresentação de seminários, uso e análise de recursos tecnológicos para pesquisas documentais e bibliográficas, atividades extraclasse (visitas a exposições, mostras de filmes) e atividades pedagógicas correlatas com vistas à capacitação para magistério em nível de ensino médio. D) Aperfeiçoar a utilização da linguagem e recursos oratórios dos alunos em situações profissionais de historiadores. Para isso serão utilizados recursos escritos bem como discussões orais. Será dada especial atenção à utilização adequada da língua portuguesa no contexto do jargão profissional especializado.
Estudo de alguns dos principais processos históricos que marcaram a época contemporânea em suas vertentes sociais, políticas, econômicas e culturais, dando especial importância aos processos considerados “revolucionários” (mudanças radicais e substantivas) como as revoluções políticas (Francesa, de 1848, Russa, Chinesa), tecnológicas (Rev. Industrial, Revolução da Informação), vanguardas e movimentos artísticos, etc.
Os conteúdos do programa a serem discutidos serão: A) Revoluções Político-sociais (reverberações da Revolução Francesa; Revoluções de 1848; Revolução Russa; Revolução Chinesa). B) Processos econômicos e revoluções tecnológicas (desenvolvimento comparado do capitalismo nos sécs. XIX e XX; crises de 1871, 1929, 1973 e 2008; Revolução Industrial e Terceira Revolução Tecnológica). C) Transformações culturais e artísticas (vanguardas e movimentos artísticos da contemporaneidade). D) Consequências sociais dos processos analisados.
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