Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
História
 
Disciplina: FLH0332 - História Contemporânea II
Contemporary History II

Créditos Aula: 5
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 105 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
I - OBJETIVOS: A
TEMA GERAL: REVOLUÇÃO E CONTRA-REVOLUÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE: DA COMUNA DE PARIS ATÉ A REVOLUÇÃO CHINESA
I- OBJETIVOS: 
Abordagem das principais experiências de transformação e reação social e política acontecidas entre o último quartel do século XIX e a primeira metade do século XX: origens, auge e declínio. Das esperanças revolucionárias aos totalitarismos: a dinâmica da História no período por excelência das revoluções, as guerras e as contra-revoluções. 

I - OBJETIVOS: B 
Com a periodização de 1914 até os dias atuais, este curso é visto como uma continuação dos temas tratados em História Contemporânea-I, com uma visão abrangente de aspectos econômicos, sociais e políticos. A bibliografia visa ampliar conhecimento das interpretações historiográficas.
 
I – OBJETIVOS: C
Proporcionar aos  alunos a possibilidade de experiência pedagógica, seja como observadores críticos de práticas didáticas seja como participantes em atividades de grupo em que diferentes alunos assumem tarefas de organização e coordenação de discussões coletivas, apresentação de seminários, uso e análise de recursos tecnológicos para pesquisas documentais e bibliográficas, atividades extraclasse (visitas a exposições, mostras de filmes) e atividades pedagógicas correlatas.

I – OBJETIVOS: D
Aperfeiçoar a utilização da linguagem e recursos oratórios dos alunos em situações profissionais de historiadores. Para isso serão utilizados recursos escritos (ensaios escritos corrigidos pelo professor e discutidos em sala) bem como discussões orais. Será dada especial atenção à utilização adequada da língua portuguesa no contexto do jargão profissional especializado.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5821029 - Angelo de Oliveira Segrillo
541136 - Everaldo de Oliveira Andrade
898576 - Francisco Cabral Alambert Junior
1085053 - Lincoln Ferreira Secco
864046 - Luiz Bernardo Murtinho Pericás
85493 - Osvaldo Luis Angel Coggiola
 
Programa Resumido
Estudo das condicionantes históricas da realidade social e econômica, desde o início do século XX até os dias de hoje. Inclui temas como: o socialismo e as crises do capitalismo no século XX, totalitarismo, conflitos armados, os realinhamentos políticos, aspectos da cultura contemporânea.
 
 
 
Programa
II - CONTEÚDO:A

Debate sobre a pertinência do conceito de revolução como locus da História. As revoluções obedeceram a desequilíbrios sociais passageiros, que foram dolorosamente corrigidos, ou expressaram a dinâmica profunda da história contemporânea? A contra-revolução contemporânea como paradigma da barbárie: o nazismo e o stalinismo foram historicamente necessários? O debate revisionista e a especificidade da dinâmica da história contemporânea.

II - CONTEÚDO:B
1- Antecedentes;
2- A Primeira Guerra Mundial;
3- A Revolução Russa;
4- O Fascismo e o Nazismo;
5- O Mundo no Período entre-guerras; 
6- A Segunda Guerra Mundial;
7- O Movimento de libertação Nacional;
8- As Guerras Localizadas, Coréia e Vietnã 
9- O Movimento dos não Alinhados e a Luta por um Desenvolvimento Independente;
10- A Nova Crise Mundial ;
11- Colapso do Campo Socialista;
12- A Cultura Contemporânea.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Prova ou Trabalho escrito.
Critério
Prova escrita individual: desenvolvimento de um tema relacionado ao conteúdo programático. Análise documental e de projetos de pesquisa. Apresentação de um Seminário de Pesquisa. Participação nas discussões em sala de aula; avaliação dos exercícios em grupo e individuais.
Norma de Recuperação
Análise de um documento histórico ou Resenha de uma obra destacada nos temas desenvolvidos ao longo do curso. Trabalho escrito complementar (combinar com o professor).
 
Bibliografia
     
A: TEMA I: A COMUNA DE PARIS LISSAGARAY, Prosper-Olivier - História da Comuna de Paris LUQUET, Paul - A Comuna de Paris ROSENBERG, Arthur - Democracia e Socialismo ("A reação européia após 1871") BELMARTINO, Susana - La Comuna de Paris MARX, Karl - A Guerra Civil na França RUDÉ, Georges - A Multidão na Hitória BURGIN, Georges - La Comuna ( "Las causas de la Comuna") MARTOV, Julius - Marx, Lenin e a Comuna de Paris TROTSKY, Leon - A Comuna de Paris e a Rússia dos Soviets RUDÉ, Georges - Ideologia e Protesto Popular ("As revoluções francesas do século XIX") BAKUNIN, Mikhail - La Comuna de Paris TEMA II: A REVOLUÇÃO RUSSA DE 1905 ANWEILER, Oskar - Los Soviets en la Revolución de 1905. TROTSKI, Leon - 1789-1848-1905. LÉNIN, V. I. - 1905. Jornadas Revolucionárias. LUXEMBURG, Rosa- Greve de Massas, Partido e Sindicato. BROUÉ, Pierre- O bolchevismo antes da Revolução MÁS, Santiago- La Segunda Internacional STRADA, Vittorio- O Debate entre Bolcheviques e Mencheviques sobre a Revolução de 1905. SALVADORI, Massino- A Social-Democracia Alemã e a Revolução Russa de 1905. GLETZER, Israel- Plekhanov: a Danação da Ortodoxia. MÁS, Santiago- La Revolución de 1905 en Rusia. CARMICHAEL, Joel- A Revolução de 1905. TEMA III: A REVOLUÇÃO RUSSA DE 1917 FERRO, Marc- A Revolução de 1917. GLETZER, Israel - Outubro de 1917: O Debate Marxista sobre a Revolução na Rússia. REIMAN, Michel - Os Bolcheviques desde a Guerra Mundial até Outubro. LUXEMBURGO, Rosa- Crítica da Revolução Russa. LÊNIN, V.I.- Revolução Proletária e o Renegado Kautsky. DEUTSCHER, Isaac - La Perspectiva Histórica. PANKRATOVA- Ana - Los Concejos de Fabrica en la Rusia de 1917. MEDVEDEV, Roy - Era Inevitável a Revolução Russa? ANWEILER, Oskar- Los Soviets em Rusia (1905-1921). BRUHAT, Jean - História da URSS TROTSKY, Leon- O que foi a Revolução Russa? MÁS, Santiago- La Revolución Rusa LIPITSKY, Samuel - A Sobrevivência da Rússia Bolchevique STAWAR, André - Reflexiones sobre 1917 REED, John - Como funcionam os Soviets WESTWOOD, J.N. - O levante de Kronstadt TEMA IV: O FASCISMO E O NAZISMO PAYNE, Stanley - El Fascismo NOLTE, Ernest - La Guerra Civil Europea 1917-1945 CARSTEN, Francis - La Ascensión del Fascismo PARIS, Robert - As Origens do Fascismo DE FELICE, Renzo e Emilio Gentile - A Itália de Mussolini e a Origem do Fascismo POULANTZAS, Nicos - Fascismo e Ditadura KLEIN, Claude - De los Espartaquistas al Nazismo: la República de Weimar AMSLER, Jean - Hitler MARABINI, Jean - Berlim no Tempo de Hitler GARCIA ORZA, Raul - Mussolini y el Fascismo TANNENBAUM, Edward - La Experiencia Fascista. Sociedad y cultura en Italia RAMA, Carlos M. - La Ideologia Fascista AMENDOLA, Giorgio - La Lucha Anti-Fascista FIORANI, Mario - Breve História do Fascismo BURON, Thierry e Pascal Gauchon - Os Fascismos BETTELHEIM, Charles - La Economia Alemana bajo el Nacionalsocialismo TEMA V: O STALINISMO BETTANIN, Fábio- A Coletivização da Terra na URSS CARR, Edward Hallet- A Revolução Russa de Lênin a Stalin ( 1917-1929) DEUTSCHER, Isaac - Quiebas en la Continuidad Revolucionaria DEUTSCHER, Isaac - Stalin. História de uma Tirania BROUÉ, Pierre - Observaciones sobre la Historia del Partido Bolchevique MANDEL, Ernest- A Burocracia nos Estados Operários REIMAN, Michel- El Nacimiento del Stalinismo RAKOVSKI, Cristian- Los Peligros Profesionales del Poder BRANDLEY, J.F.N.- A Rússia nos Anos 20 CASTORIADIS, Cornelius- A Economia Burocrática e a Exploração do Proletariado HILFERDING, Rudolf- Capitalismo de Estado ou Economia Totalitária? CLAUDÍN, Fernando- Stalin Revisionista RIEZNIK, Pablo - Genocídio y Trabajo Esclavo en la URSS Stalinista TROTSKI, Léon- A Revolução Traída CLAUDIN, Fernando. Da Grande Aliança aos Dois Campos TEMA VI: A REVOLUÇÃO CHINESA CHESNEAUX, Jean - China das Guerras do Ópio até 1937 COGGIOLA, Osvaldo - A Revolução Chinesa COLLOTTI PISCHEL, Enrica - Le Origini Ideologiche della Rivoluzione Cinese BIANCO, Lucien - Los Origenes de la Revolución China GEROVITCH, Luis - Tempestad sobre Asia: la Primera Revolución China GUERRERO, Diana - La Larga Marcha COLLOTTI PISCHEL, Enrica - História da Revolução Chinesa SNOW, Edgar - La China Contemporanea HUDELOT, Claude - La Larga Marcha BERGERE, Marie-Claude - A Economia de China Popular BETTELHEIM, Charles et al. - La Construcción del Socialismo en China DAUBIER, Jean - História da Revolução Cultural Chinesa BIANCO, Lucien - A Revolução Chinesa ARICÓ, José - Mao -Tse -Tung SACCHI, Hugo- El Socialismo en Asia B: ARENDT, Hannah. Origens do Totalitarismo. São Paulo, Cia das Letras, 1989. BARTHES, R. Mitologias. São Paulo, Difel, 1975. BHABHA, H.K. The Location of Culture. Londres, Routledge, 94. BOHM, D. Unfolding Meaning. Londres, Routledge, 96. BONDEBJERG, I.B (ed.) Moving Images, Culture and the Mind. Luton, University of Luton Press, 2000. BENJAMIN, W. Magia e Técnica, Arte e Política. SP, Brasiliense, 85. CORRAZE, J. Les Communications Non-Verbales. Paris, PUF, 1992. CRITICAL ART ENSEMBLE. The Electronic Disturbance. New York, Autonomedia, 1994. DEBORD, G. The Society of the Spetacle. New York, Zone Books, 1992 (existem traduções em português). FOSTER, H. (ed.) Vision and Visuality. Seattle, Bay Press, 1988. GADAMER, H.-G. Reason in the Age of Science. Cambridge (MA), MIT Press, 1990. GAY, P. A Cultura de Weimar. Rio, Paz e Terra, 78. HOBSBAWM,E. A Era das Revoluções. Europa 1789-1848. Rio, Paz e Terra, 77. HOBSBAWM, E. A Era do Capital. 1848-1875. Rio, Paz e Terra, 1977. HOBSBAWM, E. A Era dos Impérios. 1874-1914. Rio, Paz e Terra, 1989. HOBSBAWM, E. A Era dos Extremos. 1914-1991. SP, Cia das Letras, 93. JAMESON, F. As Marcas do Visível. Rio, Graal, 1995. KLEIN, N. No Space No Choice No Jobs No Logo. Londres, Flamingo, 2000. KERN, S. The Culture of Time and Space, 1880-1918. Cambridge (MA), Harvard University Press, 1996. McLUHAN e ZINGRONE, F. (eds.) Essential McLuhan. Londres, Routledge, 1995. PETROSKI, H. Invention by Design. Cambridge (MA), Harvard University Press, 1998. POSTMAN, N. Amusing Ourselves to Death. New York, Penguin, 1986. SONTAG, S. Ensaios Sobre a Fotografia. Rio, Arbor, 83. SUSMAN, W. Culture as History. New York, Pantheon, 1984. VIRILIO, P. A Arte do Motor. São Paulo, Estação Liberdade, 1996. WITTGENSTEIN, L. Investigações Filosóficas. São Paulo, EDUSP, 1998. 
C Ler aproximadamente na ordem indicada: História Geral das Civilizações. Coord. Maurice Crouzet; S.P., DIFEL, 1958 - vols. XIV a XVII. A Era dos Extremos - Eric Hobsbawm - Cia das Letras , S.P., 1995. Coleção História Universal Siglo XXI - Volumenes 19; 20; 21; 23; 27; 28; 31; 32; 33; 34. Lênin - Biografia - N. Krupskáia - México, F.C.P., 1970. Lênin - Biografia - Instituto Marx-Engels-Lênin-Stálin - Ed. Vitória , R.J., 1955. Os Bolcheviques - Adam B. Ulam . Ed. Nova Fronteira, R.J., 1976. Mao Tsé Tung - Stuart Schram - B.U.P. - R.J., 1968. África, Raízes da Revolta - Jack Woddis - Ed. Zahar, R.J., 1959. A Economia do Socialismo - J. Wilczynski - Biblioteca Vértice - SP, 1987. A Economia Política do Desenvolvimento Economico - Paul Borou - diversas edições. Desenvolvimento Económico e Repartição do Rendimento - Manuela da Silva (Org.).Editorial Estampa, I.V. nº 28, Lisboa, 1983. Madame Mao - Roxane Witke - Ed. Nova Fronteira, R.J., 1977. Nova Era da Economia Mundial - diversos autores - Pioneira Editora, S.P., 1989. Sul da África - O Apartheid. O Colonialismo, A Agressão - M.P. Vichurski - Edições Progresso, Moscou, 1987. BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2005. FONSECA, Thaís Nívea de Lima. História e Ensino de História. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. MONTEIRO, Ana Maria, GASPARELLO, Arlete, MAGALHÃES, Marcelo de Souza (orgs.) Ensino de História: sujeitos, saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad/Faperj, 2007. DANIEL, John. Educação e tecnologia num mundo globalizado. Brasília: UNESCO, 2003. KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias. Campinas, SP: Papirus, 2015.
 

Clique para consultar os requisitos para FLH0332

Clique para consultar o oferecimento para FLH0332

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP