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Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
História
 
Disciplina: FLH0342 - História do Brasil Independente II
History of Independent Brazil II

Créditos Aula: 5
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 105 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
O curso tem como objetivo introduzir os alunos aos estudos das temáticas centrais do Brasil Republicano e das principais discussões historiográficas que dizem respeito aos aspectos políticos, culturais, sociais e econômicos, além da história das ideias, que são considerados fundamentais para o período. As perspectivas de abordagem dos temas terá como fundamento a análise de questões historiográficas, teóricas e metodológicas capazes de capacitar e instrumentalizar os alunos tanto para a pesquisa quanto para a docência. O curso também procura contribuir para a formação de professores no Ensino Fundamental e Médio, por meio do aprimoramento de competências e habilidades relacionadas à expressão escrita em língua portuguesa (o que se dá com atividades específicas de interpretação e produção de textos), pela construção de procedimentos de análise documental, distinguindo as diferentes linguagens e suas implicações nos processos de interpretação dos dados que podem ser coletados, e com o tratamento substantivo das várias linguagens que constituem o documento histórico), bem como pelo engajamento dos alunos em múltiplas experiências pedagógicas (seminários, preparação de aulas, atividades extraclasses).
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3651902 - Elizabeth Cancelli
1648922 - Marcos Francisco Napolitano de Eugênio
2090624 - Zilda Marcia Gricoli Iokoi
 
Programa Resumido
Estudo dos aspectos políticos, sociais, econômicos e culturais da História do Brasil, com ênfase no período republicano, a partir da análise de temas e problemáticas que serão delimitadas nos programas específicos de cada docente, entre os quais: relações e estruturas econômicas e sociais, produção e representações culturais, estrutura e políticas de Estado, atores políticos e movimentos sociais, instituições e valores ideológicos. O estudo desenvolvido ao longo da disciplina poderá articular o estudo crítico de textos historiográficos à análise de documentos históricos, apontando para uma revisão bibliográfica ampla e atualizada e estimulando a pesquisa na graduação e a formação para a docência.
 
 
 
Programa
A 1 – A consolidação do período republicano, seus embates e desdobramentos; 2 – A formação da classe operária, suas as tendências de organização política; 3- A disputa de poder pelas elites; 4- Os movimentos de revolta social; 5 - Intelectuais e artistas e as reflexões sobre o Brasil; 6 – Os tumultuados anos 1920; 7- Os novos projetos de construção do Estado; 8- As diversas formas de resistência ao projeto Getulista; 9 – A invenção do trabalhismo; 10 – Os desgaste do Regime Vargas; 11- Novas alianças políticas e o pós-Guerra; 12- O realinhamento das esquerdas e das oposições; 13- O Nacional desenvolvimentismo e a reconfiguração urbana e agrária; 11- A dinamização da vida cultural e intelectual; 12 – Os conflitos entre esquerda e direita, a guerra fria cultural; 14 – A preparação do golpe e a resistência trabalhista; 15- O golpe, os rearranjos políticos; 16 – A resistência cultural e estudantil; 17 – As cisões à direita e à esquerda; 18 – Vida intelectual; 19- Oposições em conflito, reações operário-camponesas e os novos movimentos sociais, 19- Remodelação urbana, disciplinarização espacial e social; 20- As correntes e a organização do movimento operário; 21- As propostas de redemocratização.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Prova e/ou Trabalho escrito.
Critério
A avaliação, operacionalizada ao longo de todo o curso, levará em conta: a participação contínua nas aulas, a frequência, a leitura e a discussão dos textos básicos. Além disso, a elaboração de relatórios de leitura e análise de textos, a realização de seminários sobre textos/temas previamente indicados, e prova(s) e/ou trabalho(s) escrito(s).
Norma de Recuperação
Prova.
 
Bibliografia
     
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