Analisar as especificidades das ciências humanas e os sedimentos socioculturais que fundamentam as teorias da História; analisar as especificidades das ciências humanas a partir dos sedimentos socioculturais que fundamentam as teorias da História; analisar as teorias da história através de uma análise das perspectivas cognitivas “clássicas” e dos seus desdobramentos contemporâneos; compreender aspectos de Teorias da História e teorias da educação; conhecer alguns dos fundamentos teóricos do ensino de História.
A disciplina visa situar a História no contexto epistemológico, relacionando-a a algumas das principais correntes da filosofia, das ciências sociais e da história da historiografia, explicitando questões como o método, a verdade histórica, explicação/compreensão e as relações entre teoria da história e o conhecimento histórico escolar.
Introdução ao debate epistemológico: ciência, teoria, método e conhecimento; as abordagens "clássicas": filosofias e teorias da História no advento da Modernidade ocidental; o racionalismo e o empirismo na Teoria da História; a dialética na Teoria da História; as teias da complexidade: as explicações e a compreensão narrativa da história; desdobramentos contemporâneos: o papel da teoria nos procedimentos da pesquisa histórica. Teorias da História, Teorias da Educação e contribuições teóricas para o ensino de História.
ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz de. História, a arte de inventar o passa do: ensaios de teoria da História. Bauru : Edusc, 2007. Aróstegui, Julio. A pesquisa histórica: teoria e método. Bauru : EDUSC, 2006. Armesto, Felipe F. Verdade: uma história. Trad. Beatriz Vieira. Rio de Janeiro, Record, 2000. BITTENCOURT, Circe. Ensino de História: fundamentos e métodos. 3 ed. São Paulo : Cortez, 2009. BRAUDEL, Fernand. Escritos sobre a História. 2. ed. São Paulo : Perspectiva, 1992. Casanova, Pablo Gonzalez. As novas ciências e as humanidades: da academia à política. Trad. Mouzar Benedito. S.Paulo, Boitempo Editorial, 2007. Farge, Arlette. Lugares para a História. Trad. De Telma Costa. Lisboa, Teorema Editorial, 2001. Fontana i Lazaro, Joseph. História: análise do passado e projeto social. Trad. Luiz Roncari. São Paulo, Edusc, 1998. Gadamer, Hans G. O problema da consciência histórica. Trad. Paulo Cesar D. Estrada. Rio de Janeiro, Editora da FGV, 1998. Ginzburg, Carlo. O fio e os rastros; verdadeiro, falso, fictício. Trad. Rosa Freire d´Aguiar e Eduardo Brandão. São Paulo, Cia. das Letras, 2007. Hartog, François. O século XIX e a História; o caso Fustel de Coulanges. Trad. Roberto Cortes de Lacerda. Rio de Janeiro, Editora da UFRJ, 2003. Heller, Agnes. Uma teoria da História. trad. Dilson B.F.Lima. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira,1995. Hughes-Warrington, Marnie. 50 grandes pensadores da História. Trad. Beth Honorato. S. Paulo, Contexto, 2002. Kosseleck, Reinhardt. Futuro pasado; para una semántica de los tiempos históricos. trad. Norberto Smig.Barcelona, Editorial Paidos,1996. Lefebvre, Henri. Lógica Formal, Lógica Dialética. 3a.ed. trad. Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1983. Lopes, Marcos Antonio (org.) Grandes Nomes da História Intelectual. S. Paulo, Contexto, 2003. Moles, Abraham A. As ciências do impreciso. trad. Glória de C.Lins. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira,1995. Momigliano, Arnaldo. As raízes clássicas da historiografia moderna. Trad. Maria Beatriz Borba Florenzano. Bauru, Edusc, 2004. Precht, R.David, Quem sou eu? E se sou, quantos sou?-uma aventura na filosofia. Trad. Claudia Abeling. S.Paulo, Ediouro, 2009. Prost, Antoine. Doze lições sobre a História. Trad. Guilherme de Freitas Teixeira. B.Horizonte, Autentica, 2009. REIS, José Carlos. História entre a filosofia e a ciência. Belo Horizonte : Autêntica, 2004. Saliba, Elias Th. As Utopias Românticas, 2ª ed. revista. S. Paulo, Estação Liberdade, 2003. Schaff, Adam. História e Verdade. Trad. Maria Paula Duarte. 6ª ed. São Paulo, Martins Fontes, 1996. SKINNER, Quentin (org.). As ciências humanas e seus grandes pensadores. Lisboa : Dom Quixote, 1992. VASCONCELOS, José Antonio. Quem tem medo de teoria? A ameaça do pós-modernismo na historiografia americana. São Paulo : Annablume, 2005. VEYNE, Paul. Como se escreve a história: Foucault revoluciona a história. 4ª ed., Brasília, UnB, 1998. WHITE, Hayden. Metahistória. São Paulo : Edusp, 1995. WHITE, Hayden. Trópicos do discurso. São Paulo : Edusp, 1994.