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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
História
 
Disciplina: FLH0401 - Teoria da História I
Theory of History I

Créditos Aula: 5
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 105 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2018 Desativação: 31/12/2023

Objetivos
Analisar as especificidades das ciências humanas e os sedimentos socioculturais que fundamentam as teorias da História. Introduzir as questões sobre as Filosofias de História, Teorias de História e as Teorias de Historiografia no século XIX e primeira metade do século XX; os paradigmas epistemológicos que dominam os estudos históricos; a institucionalização dos estudos históricos nas Universidades e Institutos de Pesquisa; a ciência histórica no século XIX e XX e as questões teóricas que encaminharam o processo de fragmentação do campo historiográfico. - História e Dialética. Compreender aspectos de Teorias da História e teorias da educação. Conhecer alguns dos fundamentos teóricos do ensino de História.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
64440 - Elias Thome Saliba
2783276 - Jorge Luis da Silva Grespan
6580513 - Jose Antonio Vasconcelos
1669381 - Sara Albieri
 
Programa Resumido
Situar a História no contexto epistemológico, através de uma análise das perspectivas “clássicas” da Teoria do Conhecimento. Analisar as especificidades das ciências humanas, os sedimentos socioculturais que as fundamentam e seus desdobramentos específicos no âmbito da Teoria da História e da História da Historiografia. Relacionar as teorias da História a teorias pedagógicas. Compreender aspectos teóricos do ensino de História.
 
 
 
Programa
CONTEÚDO: A 1.Noções introdutórias: ciência, teoria, método e conhecimento. 2.As abordagens "clássicas"da teoria do conhecimento; filosofias e teorias da História no advento da modernidade ocidental. 3.Pressupostos racionalistas e empiristas na epistemologia da História. 4.Pressupostos dialéticos na teoria da História. 5.Desdobramentos contemporâneos: o papel da teoria nos procedimentos da pesquisa histórica e no ensino de História na educação básica. 

CONTEÚDO: B O curso pretende examinar como a história foi pensada através de concepções dialéticas por autores clássicos, como Hegel, Marx, Lukács e Benjamin. Já no pensamento hegeliano, estudaremos o modo com que ele concilia as visões opostas de história dos povos de Herder com a idéia de progresso do Iluminismo, mediante os conceitos lógicos da identidade de opostos. A partir daí, serão analisados os conceitos de uma dialética materialista da história em Marx Lukács e Benjamin, levando-se em conta como neles é desenvolvida a dimensão dialética, sem a qual corre-se o risco de ver o materialismo tornar-se mecanicismo positivista. Em Marx o núcleo dialético se encontra no trabalho e na sua relação com o capital, enquanto que em Lukács a tensão se concentra na oposição entre as forças reificantes do capitalismo e a possibilidade de solução revolucionária. Em Benjamin, finalmente, o materialismo é ponto de partida para uma revolucionária reflexão sobre o tempo histórico, implodindo categorias clássicas do historicismo e aproximando-se, por outro lado, de algumas questões centrais da hermenêutica 1- A elaboração do conceito de história como progresso no Iluminismo: Condorcet 2- A crítica romântica e o conceito de história dos povos: Herder 3- A Filosofia da História de Hegel 3.1.-Filosofia e história: unidade dialética 3.2.-O indivíduo e o estado 3.3.- O espírito dos povos e o espírito universal 4- A Teoria da História de Marx 4.1.-A crítica ao 'idealismo' hegeliano 4.2.-Dialética e materialismo 4.3.-Fetichismo e capitalismo 5- A Teoria da História de Lukács 5.1.-Consciência e o sujeito da história 5.2.-A dimensão dialética do materialismo 5.3.-Reificação e Revolução 6- A Teoria da História de Benjamin 6.1.- Materialismo e Consciência 6.2.- Narrativa e experiência: história e arte 6.3.- Tempo e Temporalidades 7- As dialéticas do ser social. Ensino de História e concepção dialética da educação.

CONTEÚDO: C 1. Filosofias de História: 1.1 Filosofias Religiosas 1.2. Filosofias Laicas 2. Teorias de História: 2. 1 Teorias de História do século XIX 2.2 Teorias de História do século XX 3. Teorias de Historiografia: 3.1 A disciplina História: 3.2 A História no século XIX 3.3 Os paradigmas epistemológicos clássicos 4. A questão da institucionalização dos estudos históricos nas Universidades 4.1 Os Estudos Históricos no Brasil no século XIX e XX 5. Ciência Histórica na primeira metade do século XX: 5.1 O debate qualitativo & quantitativo 5.2 A fragmentação do campo. 6. Fundamentos epistemológicos do ensino de História.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Elaboração de relatórios, fichamentos e resenhas; estudos em grupos de questões previamente indicadas; dissertação final sobre texto-síntese da disciplina.
Critério
A avaliação, operacionalizada ao longo de todo o curso, levará em conta a participação em todas as atividades previstas, a leitura e compreensão dos textos básicos e a elaboração de relatórios de atividades em grupos e seminários.
Norma de Recuperação
Resenha crítica de dois livros da bibliografia constante no programa.
 
Bibliografia
     
ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz de. História, a arte de inventar o passa do: ensaios de teoria da História. Bauru : Edusc, 2007.

Aróstegui, Julio. A pesquisa histórica: teoria e método. Bauru : EDUSC, 2006.

Armesto, Felipe F. Verdade: uma história. Trad. Beatriz Vieira. Rio de Janeiro, Record, 2000.

BITTENCOURT, Circe. Ensino de História: fundamentos e métodos. 3 ed. São Paulo : Cortez, 2009.

BRAUDEL, Fernand. Escritos sobre a História. 2. ed. São Paulo : Perspectiva, 1992.

Casanova, Pablo Gonzalez. As novas ciências e as humanidades: da academia à política. Trad. Mouzar Benedito. S.Paulo, Boitempo Editorial, 2007.


Farge, Arlette. Lugares para a História. Trad. De Telma Costa. Lisboa, Teorema Editorial, 2001.

Fontana i Lazaro, Joseph. História: análise do passado e projeto social. Trad. Luiz Roncari. São Paulo, Edusc, 1998.

Gadamer, Hans G. O problema da consciência histórica. Trad. Paulo Cesar D. Estrada. Rio de Janeiro, Editora da FGV, 1998.

Ginzburg, Carlo. O fio e os rastros; verdadeiro, falso, fictício. Trad. Rosa Freire d´Aguiar e Eduardo Brandão. São Paulo, Cia. das Letras, 2007.

Hartog, François. O século XIX e a História; o caso Fustel de Coulanges. Trad. Roberto Cortes de Lacerda. Rio de Janeiro, Editora da UFRJ, 2003.

Heller, Agnes. Uma teoria da História. trad. Dilson B.F.Lima. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira,1995.

Hughes-Warrington, Marnie. 50 grandes pensadores da História. Trad. Beth Honorato. S. Paulo, Contexto, 2002.

Kosseleck, Reinhardt. Futuro pasado; para una semántica de los tiempos históricos. trad. Norberto Smig.Barcelona, Editorial Paidos,1996.

Lefebvre, Henri. Lógica Formal, Lógica Dialética. 3a.ed. trad. Carlos Nelson  Coutinho. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1983.

Lopes, Marcos Antonio (org.) Grandes Nomes da História Intelectual. S. Paulo, Contexto, 2003.

Moles, Abraham A. As ciências do impreciso. trad. Glória de C.Lins. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira,1995.

Momigliano, Arnaldo. As raízes clássicas da historiografia moderna. Trad. Maria Beatriz Borba Florenzano. Bauru, Edusc, 2004.

Precht, R.David, Quem sou eu? E se sou, quantos sou?-uma aventura na filosofia. Trad. Claudia Abeling. S.Paulo, Ediouro, 2009.

Prost, Antoine. Doze lições sobre a História. Trad. Guilherme de Freitas Teixeira. B.Horizonte, Autentica, 2009.

REIS, José Carlos. História entre a filosofia e a ciência. Belo Horizonte : Autêntica, 2004.

Saliba, Elias Th. As Utopias Românticas, 2ª ed. revista. S. Paulo, Estação Liberdade, 2003.

Schaff, Adam. História e Verdade. Trad. Maria Paula Duarte. 6ª ed. São Paulo, Martins Fontes, 1996.

SKINNER, Quentin (org.). As ciências humanas e seus grandes pensadores. Lisboa : Dom Quixote, 1992.

VASCONCELOS, José Antonio. Quem tem medo de teoria? A ameaça do pós-modernismo na historiografia americana. São Paulo : Annablume, 2005.

VEYNE, Paul. Como se escreve a história: Foucault revoluciona a história. 4ª ed., Brasília, UnB, 1998. WHITE, Hayden. Metahistória. São Paulo : Edusp, 1995. 

WHITE, Hayden. Trópicos do discurso. São Paulo : Edusp, 1994.
 

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