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Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
História
 
Disciplina: FLH0402 - Teoria da História II
Theory of History II

Créditos Aula: 5
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 105 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
Introduzir as questões teóricas sobre o trabalho do historiador e do professor de História, recuperando a formulação da disciplina História, os paradigmas epistemológicos e pedagógicos que dominam os estudos históricos; a institucionalização dos estudos históricos nas Universidades, Institutos de Pesquisa e meios de comunicação; as ciências históricas no século XX; alguns dos debates contemporâneos, sobre as temporalidades, com o Estruturalismo, a Nouvelle Histoire, a questão da narrativa, o historicismo, o marxismo e o pós-modernismo na Historiografia inernacional e no Brasil. Examinar como a história foi pensada através de concepções dialéticas por autores clássicos da história, da filosofia e da pedagogia.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
64440 - Elias Thome Saliba
2783276 - Jorge Luis da Silva Grespan
6580513 - Jose Antonio Vasconcelos
1669381 - Sara Albieri
 
Programa Resumido
Delinear um quadro de reflexão sobre as vertentes teóricas e historiográficas do conhecimento histórico e de seu ensino, através do estudo das perspectivas que demarcam o debate contemporâneo. Situar a História no contexto epistemológico e pedagógico atual, através da apresentação das contribuições teóricas mais relevantes.
 
 
 
Programa
CONTEÚDO:A 1.Do positivismo a historismo: a crise dos " ismos" na Belle Époque. 2.As tentativas de "reconstrução" nos anos trinta: 2.1.A "Escola dos Annales"; 2.2.O Materialismo Histórico: as perspectivas e impasses do "marxismo ocidental". 3.Cultura e historiografia no pós-Guerra;a história social e os estruturalismos nos anos sessenta. 4.O "retorno da narrativa" e os desafios das filosofias da linguagem; 5. A teoria da História na pós-modernidade: conhecimento hermenêutico e ficção. 5. Ensino de História e correntes historiográficas e pedagógicas.

CONTEÚDO:B 1. A disciplina História e a institucionalização dos estudos históricos nas Universidades, Institutos de Pesquisa e meios de comunicação 2. As Ciências Históricas no século XX: 2.1. O debate qualitativo & quantitativo 2.2. A fragmentação do campo 3. Estudos históricos no Brasil 3.1. A questão da identidade nacional 3.2. As Faculdades de Filosofia e os cursos de História 3.3. Questões atuais 4. Os debates contemporâneos: 4.1. Temporalidades 4.2. Estruturalismos 4.3. Nouvelle Histoire 4.4. A narrativa 4.5. Historicismo 4.6. Marxismo 4.7. Pós-modernismo. 5. Ensino de História e correntes historiográficas e pedagógicas.

CONTEÚDO:C 1 - A elaboração do conceito de história como progresso no Iluminismo: Condorcet 2 - A crítica romântica e o conceito de história dos povos: Herder. 3 - A Filosofia da História de Hegel 3.1 - Filosofia e história: unidade dialética 3.2 - O indivíduo e o estado 3.3 - O espírito dos povos e o espírito universal 4 - A Teoria da História de Marx 4.1 - A crítica ao ´idealismo´ hegeliano 4.2 - Dialética e materialismo 4.3 - Fetichismo e capitalismo 5 - A Teoria da História de Lukács 5.1 - Consciência e o sujeito da história 5.2 - A dimensão dialética do materialismo 5.3 - Reificação e Revolução 6 - As dialéticas do ser social. 7. Iluminismo, materialismo dialético e ensino de História.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Prova ou Trabalho escrito.
Critério
-participação em todas as atividades previstas;
-leitura e compreensão dos textos básicos;
-elaboração de relatórios de atividades em grupos e seminários;
-prova escrita: comentário pesoal de texto-síntese do curso.
Norma de Recuperação
Redação de uma monografia ou resenha crítica de dois livros, sendo um da bibliografia básica e outro da bibliografia complementa ou prova (escrita ou oral).
 
Bibliografia
     
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