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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
História
 
Disciplina: FLH0421 - Ensino de História: teoria e prática [7- Ensino de História e pesquisa]
The Teaching of History: Theory and Practice

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 4
Carga Horária Total: 180 h ( Estágio: 100 h , Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2023 Desativação:

Objetivos
Observação: esta disciplina será computada como optativa eletiva ou livre para os estudantes que realizarem apenas o bacharelado em História. Caso o estudante opte por cursar também a licenciatura, os créditos desta disciplina serão computados como parte do curso de licenciatura em História, deixando de ser contados no curso de bacharelado.


Estabelecer diálogos entre a licenciatura (campo de estudo, pesquisa e práticas pedagógicas) e o bacharelado (campo das práticas de pesquisa nas áreas específicas do conhecimento histórico); Formar profissionais dotados de espírito crítico e capacidade de intervir de forma transformadora e renovadora no ensino fundamental e médio;  Garantir a necessária aproximação entre teoria e prática, realizada através da articulação entre ensino e pesquisa como orientação da formação profissional; Estabelecer interlocução com professores da rede pública de ensino; Propiciar análise e produção de material didático; Realizar e analisar práticas pedagógicas como os estudos de campo; Centralizar a orientação das 100 horas de estágio supervisionado na unidade, estabelecidas pelo Programa de Formação de Professores da USP
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
319475 - Antonia Terra de Calazans Fernandes
1595500 - Mauricio Cardoso
 
Programa Resumido
A disciplina tem como objetivo contribuir para a formação do profissional do ensino de História para o nível básico por intermédio de estudos que estabeleçam as relações entre os fundamentos da produção historiográfica, suas formas narrativas e a história ensinada. Abordar o desenvolvimento da disciplina ao longo do tempo, no âmbito dos diferentes contextos em que as instituições escolares, os currículos, os programas, o corpo docente, as avaliações institucionais, o uso da tecnologia no ensino e o material didático atuaram e atuam no processo educativo brasileiro. O curso propõe uma reflexão sobre o pensamento histórico nas suas múltiplas articulações e lugares de produção (escolas, meios de comunicação, mercado editorial, internet…), de modo a fundamentar práticas formais e informais de ensino.
 
 
 
Programa
1. Tendências da historiografia contemporânea e produção didática.
2. Usos de documentos na pesquisa histórica e no ensino.
3. História e interdisciplinaridade na cultura escolar.
4. O papel da experiência social nas práticas escolares.
5. Narrativa, interpretação e ensino de História.
6. Ensino de História e memória social: tradições escritas e orais.
7. Noções de tempo, espaço e mudança social no ensino de História.
8. Multiplicidade de experiências étnicas e culturais no ensino de História.
9. Cotidiano e saber histórico escolar.
10. Ensino e História do tempo presente.
11. Relação homem/natureza no ensino de História.
12. Por que crianças e jovens devem pensar historicamente?
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas teóricas; Seminários; Aulas práticas; Discussões individuais e em grupo.
Critério
Avaliação contínua da participação em aulas, seminários, trabalhos individuais e em grupo.
Norma de Recuperação
Atividades desenvolvidas durante o curso.
 
Bibliografia
     
ABREU, Martha, SOIHET, Rachel e GONTIJO, Rebeca. Cultura política e leituras do passado: historiografia e ensino de História. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.
ABREU, Martha e SOIHET, Rachel (orgs). Ensino de história: temáticas e metodologia. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003.
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BITTENCOURT, Circe. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004.
CHALHOUB, Sidney. Visões da Liberdade: uma história das últimas décadas da escravidão na corte. SP: Companhia das Letras, 1990.
COSTA, Emília Viotti da. Coroas de Glória, Lágrimas de Sangue. A rebelião dos Escravos de Demerara em 1823. SP: Companhia das Letras, 1998.
CAMARGO, Ana Maria Faccioli e MARIGUELA, Márcio. Cotidiano Escolar. Emergência e Invenção. Piracicaba: Jacintha Editores, 2007.
CARRETERO, Mario et al.. Enseñanza de la Historia y memória colectiva. Buenos Aires: Paidós, 2006.
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