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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
História
 
Disciplina: FLH0423 - A Escola no Mundo Contemporâneo [7- Ensino de História e Pesquisa]
The School in the Contemporary World

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 30 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2023 Desativação:

Objetivos
Observação: esta disciplina será computada como optativa eletiva ou livre para os estudantes que realizarem apenas o bacharelado em História. Caso o estudante opte por cursar também a licenciatura, os créditos desta disciplina serão computados como parte do curso de licenciatura em História, deixando de ser contados no curso de bacharelado.


Refletir a respeito da relação entre a universidade e a escola; analisar diferentes concepções sobre o papel da educação na modernidade; refletir textos “clássicos” da relação entre educação e sociedade a partir da segunda metade do século XX; refletir a respeito da relação entre educação e sociedade; analisar propostas que delineiam finalidades para a educação no mundo contemporâneo; debater momentos da história da educação brasileira; analisar contextos escolares em espaços públicos e privados; debater o conceito de cultura escolar; analisar práticas educativas; refletir sobre relações sociais, étnicas e de gênero no cotidiano da escola; realizar estudos bibliográficos, pesquisas, visitas a centros de memória e documentação da educação, e visitas a escolas com histórias e propostas diferenciadas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
319475 - Antonia Terra de Calazans Fernandes
1595500 - Mauricio Cardoso
 
Programa Resumido
A proposta da disciplina é contribuir para formação de professores que reflitam a respeito das especificidades dos espaços educacionais contemporâneos, considerando papéis entrelaçados e distintos entre a universidade e a escola. Inclui estudos de: diferentes concepções sobre o papel da educação na modernidade; reflexão de textos “clássicos” da relação entre educação e sociedade a partir da segunda metade do século XX; momentos da história da educação brasileira; presença da escola em espaços públicos e privados; conceito de cultura escolar e práticas educativas; questões sociais, étnicas e de gênero no cotidiano da escola atual brasileira.
 
 
 
Programa
Unidade I 
Recuperar o papel da escola na história de São Paulo, comparando diferentes projetos formulados ao longo do século e sua relação com a realidade atual.

Unidade II 
Analisar a escola como espaço disciplinar centrado nas estratégias sociais autoritárias onde a violência se impõe aos alunos e demais sujeitos da prática educativa como formas de negação da liberdade e do prazer da descoberta;

Unidade III
Desvendar o sentido da educação para o trabalho, comparando-se os elementos intrínsecos utilizados na prática educativa e os objetivos das exigências atuais exigidas pelo mercado de trabalho.
Atividades previstas para a obtenção de Crédito Trabalho
1)	Leitura orientada de textos fundamentais para o desenvolvimento da disciplina;
2)	Análise dos depoimentos textualizados de professores, alunos, funcionários e comunidade sobre a auto-representação das escolas obtidos no projeto ensinar com pesquisa.
3)	Análise de materiais educacionais.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, discussões de textos, projeção de filmes, trabalhos de campo, projetos de elaboração de materiais ensino.
Critério
Relatórios de leituras e de trabalhos de campo; projeto de materiais de ensino;
Norma de Recuperação
Elaboração e entrega dos materiais solicitados ao longo do semestre como responsabilidades dos discentes.
 
Bibliografia
     
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VIÑAO FRAGO, Antonio; ESCOLANO, Agustín. Currículo, espaço e subjetividade: a arquitetura como programa. Tradução: Alfredo Veiga-Neto. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
 

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