Observação: esta disciplina será computada como optativa eletiva ou livre para os estudantes que realizarem apenas o bacharelado em História. Caso o estudante opte por cursar também a licenciatura, os créditos desta disciplina serão computados como parte do curso de licenciatura em História, deixando de ser contados no curso de bacharelado. Refletir a respeito da relação entre a universidade e a escola; analisar diferentes concepções sobre o papel da educação na modernidade; refletir textos “clássicos” da relação entre educação e sociedade a partir da segunda metade do século XX; refletir a respeito da relação entre educação e sociedade; analisar propostas que delineiam finalidades para a educação no mundo contemporâneo; debater momentos da história da educação brasileira; analisar contextos escolares em espaços públicos e privados; debater o conceito de cultura escolar; analisar práticas educativas; refletir sobre relações sociais, étnicas e de gênero no cotidiano da escola; realizar estudos bibliográficos, pesquisas, visitas a centros de memória e documentação da educação, e visitas a escolas com histórias e propostas diferenciadas.
A proposta da disciplina é contribuir para formação de professores que reflitam a respeito das especificidades dos espaços educacionais contemporâneos, considerando papéis entrelaçados e distintos entre a universidade e a escola. Inclui estudos de: diferentes concepções sobre o papel da educação na modernidade; reflexão de textos “clássicos” da relação entre educação e sociedade a partir da segunda metade do século XX; momentos da história da educação brasileira; presença da escola em espaços públicos e privados; conceito de cultura escolar e práticas educativas; questões sociais, étnicas e de gênero no cotidiano da escola atual brasileira. A disciplina também destinará 20 horas para o planejamento e desenvolvimento de práticas extensionistas, a serem computadas nas ACE constantes do Histórico Escolar do aluno. Essa atividade deverá ser voltada para o público externo à Universidade, previamente delimitado pelo aluno e com aval do professor, e deverá ter caráter historiográfico, que poderá assumir diferentes formas, tais como: formação historiográfica de público-externo à universidade, formação continuada de professores da rede básica, atividades e organização de eventos culturais com temas históricos, atividades de preservação patrimonial, organização documental e direito à memória, exposições, performances teatrais, intervenções urbanas, ações vinculadas a monumentos e contra monumentos, placas comemorativas, roteiros turísticos, dentre outros, podendo ser de caráter presencial ou remoto, de acordo com as definições institucionais e normas vigentes na Universidade. O desenvolvimento das atividades se fará sob a tutoria do docente-responsável pela disciplina, sendo avaliada conforme as regras vigentes para aprovação em disciplinas, mediante relatório final e sistematização da avaliação pelo grupo social envolvido, conforme indicadores previamente definidos pelo docente e pelos alunos envolvidos.
Unidade I Recuperar o papel da escola na história de São Paulo, comparando diferentes projetos formulados ao longo do século e sua relação com a realidade atual. Unidade II Analisar a escola como espaço disciplinar centrado nas estratégias sociais autoritárias onde a violência se impõe aos alunos e demais sujeitos da prática educativa como formas de negação da liberdade e do prazer da descoberta; Unidade III Desvendar o sentido da educação para o trabalho, comparando-se os elementos intrínsecos utilizados na prática educativa e os objetivos das exigências atuais exigidas pelo mercado de trabalho. Atividades previstas para a obtenção de Crédito Trabalho 1) Leitura orientada de textos fundamentais para o desenvolvimento da disciplina; 2) Análise dos depoimentos textualizados de professores, alunos, funcionários e comunidade sobre a auto-representação das escolas obtidos no projeto ensinar com pesquisa. 3) Análise de materiais educacionais.
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