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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
História
 
Disciplina: FLH0424 - História e visualidade [6- Memória e Patrimônio Histórico]
History and Visuality

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2023 Desativação:

Objetivos
A disciplina tratará de questões relativas às representações visuais da África e de povos africanos, e dos africanos e seus descendentes no Brasil, em diferentes momentos e registros. Inserido no campo da cultura visual, o centro dos interesses será a exploração de gravuras, quadros, objetos, mapas, filmes, como meios para a abordagem de problemas históricos, tendo como pano de fundo o debate teórico e conceitual sobre o tema. Os elementos visuais explorados no curso serão abordados de uma perspectiva multidisciplinar, sendo considerados a partir de suas potencialidades como veículos para a transmissão de conhecimentos relativos a acontecimentos e processos históricos, como formas de expressão de determinadas culturas (tanto das retratadas quanto as dos que elaboraram as imagens), como portadores de determinadas estéticas e características técnicas.  
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1326930 - Marina de Mello e Souza
 
Programa Resumido
Tendo como público alvo alunos interessados no estudo de sociedades africanas, culturas afro-brasileiras e possibilidades didáticas de lidar com temas pertinentes a essa área, o curso visa oferecer formas de abordar questões históricas e culturais a partir de documentos visuais de diversas naturezas, como gravuras, pinturas, mapas, objetos, fotografias, charges, histórias em quadrinhos, filmes de ficção e documentários.
 
 
 
Programa
1. O documento visual na pesquisa histórica e temas a serem discutidos. 
2. Visões ocidentais sobre a África. Ilustrações das narrativas de viagens. Dapper, Labat, Cavazzi e outros.
3. Cartografia. Mapas  de Blaeu, D’Anville e outros. 
4. Discursos coloniais. Representações da África e dos africanos. Ideia de sociedades primitivas. África exótica, selvagem e romântica. Desenhos, gravuras e fotografias.
5. Comércio de escravos e travessia atlântica.  Sociedade escravista no Brasil. Imagens de viajantes.
6. Sociedade escravista. Debret e Rugendas. Negros escravos e livres. 
7. Negros escravos e livres. Fotografias e pinturas. Identidades e alteridades. Preconceito racial e ideologia do branqueamento. 
8. Religiosidade afro-brasileira. 
9. História e ficção no cinema.
10. Denúncia da segregação racial e afirmação da negritude.
11. A presença africana no artesanato e na arte popular.
12. Diáspora e negritude. Multiculturalismo e respeito às alteridades. Arte africana contemporânea.
 
 
 
Avaliação
     
Método
As aulas serão centradas na análise das imagens, e discussão dos textos indicados. Essa análise considerará os contextos históricos das situações retratadas e nos quais as imagens foram produzidas, aspectos da autoria e da forma como as imagens foram recebidas e circularam, as apropriações que delas foram feitas. Também serão usados documentos escritos relacionados às imagens, fontes para sua construção e as narrativas que ilustram. A primeira parte da aula será expositiva.
Critério
Serão avaliados o grau de compreensão dos conteúdos apresentados e dos textos discutidos, a capacidade de reflexão sobre os temas propostos, e a participação nas aulas e discussões. Serão feitas avaliações centradas em análises dos documentos visuais articulando-os aos textos discutidos e às aulas.
Norma de Recuperação
Terá direito a fazer recuperação o aluno que obtiver nota final superior a 3.0 e inferior a 5.0.
 
Bibliografia
     
BANDEIRA e LAGO, Julio e Pedro Corrêa do – Debret e o Brasil. Obra completa. São Paulo: Capivara, 2007.

BELTRAMIM, Fabiana – Sujeitos iluminados. A reconstituição das experiências vividas no estúdio de Christiano Jr. São Paulo: Alameda / FAPESP, 2013.

BEVILACQUA e SILVA, Juliana Ribeiro da Silva e Renato Araújo da - África em artes. São Paulo: Museu Afro-Brasil, 2015.
http://www.museuafrobrasil.org.br/docs/default-source/publica%C3%A7%C3%B5es/africa_em_artes.pdf

BLIER, Suzanne Preston Blier – Royal Arts of Africa. London: Laurence King Publishing, 1998.

BORGES, Maria Eliza Linhares - História & Fotografia,. Belo Horizonte: Autêntica, 3a edição, 2003.
		                               - A escravidão em imagens no Brasil oitocentista, em Sons, formas, cores e movimentos na modernidade atlântica: Europa, Américas e África. Júnia Ferreira Furtado (org.), São Paulo: Annablume, 2008.

CLARO, Regina - Olhar a África. Fontes visuais para a sala de aula. São Paulo: Hedra Educação, 2012.

FROTA, Lélia Coelho - Criação liminar na arte do povo: a presença do negro, em ARAÚJO, Emanoel (org.), A mão afro-brasileira, volume I, 2a edição revista e ampliada. São Paulo: Imprensa Oficial, 2010.

FURTADO, Junia Ferreira - Entre Angola e Moçambique: um projeto português de ligação terrestre entre as duas costas da África e suas fontes europeias e africanas, em PAIVA, Eduardo França e SANTOS, Vanicléia Silva. (orgs.) África e Brasil no Mundo Moderno. São Paulo: Annablume, Belo Horizonte: PPGH-UFMG, 2012.

HERREMAN, Frank (org.) – Na presença dos espíritos. Arte africana do Museu Nacional de Etnologia, Lisboa. 2000.

JUNGE, Peter (org.) – Arte da África. Obras primas do Museu Etnológico de Berlim. Centro Cultural Banco do Brasil, 2004.

KOUTSOUKOS, Sandra Sofia Machado – Negros no estúdio do fotógrafo. Campinas: Editora Unicamp, 2010.

LIMA, Heloisa Pires – Negros debretianos: representações culturais presentes na obra Voyage pittoresque et historique ai Brésil (1816-1839). Tese de doutorado, Antropologia Social / FFLCH, 2005.

LIMA, Valéria – J.B. Debret historiador e pintor. Campinas: Editora da UNICAMP, 2007.

LOTIERZO, Tatiana - Contornos do (in)visível. Racismo e estética na pintura brasileira (1850-1940). São Paulo: EDUSP, 2017.

MBEMBE, Achille, Existe um único mundo apenas. In Geografias em movimento, Caderno SESC – VideoBrasil 09, Edição Marie Ange Bordas. São Paulo, Edições SESC, Associação Cultural VideoBrasil, 2013, pp. 45-63.

MEDEIROS, José – Candomblé. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2009.
MENESES, Ulpiano T. Bezerra de - Fontes visuais, cultura visual, história visual. Balanço provisório, propostas cautelares. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 23, n. 45, pp. 11-36, 2003.
MOURA, Carlos Eugênio Marcondes de – A travessia da Calunga Grande. Três séculos de imagens sobre o negro no Brasil (1637-1899). São Paulo: EDUSP, 2000.
OLIVA, Anderson Ribeiro - Reflexos da África. Ideias e representações sobre os africanos no imaginário ocidental, estudos de caso no Brasil e em Portugal. Goiânia: Ed. da PUC Goiás, 2010.
SHOAT e STAM, Ella e Robert - Crítica da imagem eurocêntrica. Multiculturalismo e representação. Tradução Marcos Soares. São Paulo: Cosac Nayf, 2006.
SLENES, Robert W. – Na senzala, uma flor. Esperanças e recordações da família escrava – Brasil, sudeste, século XIX. (1a edição 1999) Campinas: Editora UNICAMP, 2011.
			- As provações de um Abraão africano: a nascente nação brasileira na Viagem Alegórica de Johann Moritz Rugendas”.  Revista de Historia da Arte e Arqueologia (Campinas, IFCH-Unicamp), no. 2 (1995/1996), 271-294. 
STOLS, Eddy - Aparências, imagens e metamorfoses dos africanos na pintura e na escultura flamenga e holandesa (sécs. XV- XVII), em Sons, formas, cores e movimentos na modernidade atlântica: Europa, Américas e África. Júnia Ferreira Furtado (org.), São Paulo: Annablume, 2008.

TACCA, Fernando de – Imagens do sagrado. Campinas: Editora UNICAMP / Imprensa Oficial, 2009.

VANSINA, Jan. Art History in Africa. Nova Iorque, Longman, 1984. 
Filmes:
Pouco a Pouco. Jean Rouch, 1969, Níger/França.
Os mestres loucos. Jean Rouch, 1957, Costa do Marfim.
Memórias do cativeiro. Coordenação geral Hebe Mattos, 2005, Brasil.
Jongos, Calangos e Folias. Coordenação geral Hebe Mattos e Martha Abreu, 2008, Brasil.
Pierre Verger, mensageiro entre dois mundos. Direção Lula Buarque de Hollanda, 2000, Brasil.
Chico rei. Direção Walter Lima Jr, 1985, Brasil. 
O fio da memória. Direção Eduardo Coutinho, 1991, Brasil.
Ganga Zumba. Direção Carlos Diegues, 1964, Brasil.
Chica da Silva. Direção Carlos Diegues, 1976, Brasil.
Quilombo. Direção Carlos Diegues, 1984, Brasil/França.
Ilé Aiyé (The house of life). Direção David Byrne, 1989.
Histórias em quadrinhos:
CAMUS e TALLEC, Jean-Christophe e Olivier – Negrinha. Tradução Fernanda Abreu. Rio de Janeiro: Desiderata, 2009.
DINIZ, André – O quilombo Orum Aiê. Rio de Janeiro: Record, 2010.
EISNER, Will – Sundiata, uma lenda Africana. Tradução Antonio de Macedo Soares. São Paulo: Cia das Letras, 2002.
FREYRE, Gilbert – Casa Grande & Senzala em quadrinhos. Adaptação de Estêvão Pinto, ilustrações de Ivan Wasth Rodrigues, colorização de Noguchi. São Paulo: Global, 2005.
VETILLO, Eduardo – Palmares, a luta pela liberdade. São Paulo: Cortez, 2009.
Sites de imagens: 
http://hitchcock.itc.virginia.edu/Slavery/index.php
http://rossarchive.library.yale.edu/web/site/index.php
http://worldmap.harvard.edu/africamap/
http://dubois.fas.harvard.edu/image-of-the-black-archive-library
 

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