Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
História
 
Disciplina: FLH0425 - Uma História para a Cidade de São Paulo: Um Desafio Pedagógico
History of the City of São Paulo: a Pedagogical Challenge

Créditos Aula: 5
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 105 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2011 Desativação:

Objetivos
Introduzir as questões teóricas e metodológicas referentes ao ensino da história da cidade de São Paulo; apresentar o estado atual dos estudos históricos sobre a cidade, partindo do período colonial e vindo até o momento atual; identificar outros campos de conhecimento que também exploram aspectos da cidade, e estruturar atividades de ensino de história de São Paulo em instituições culturais, históricas e de preservação
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
28881 - Raquel Glezer
 
Programa Resumido
Introduzir as questões teóricas e metodológicas referentes ao ensino da história da cidade de São Paulo; apresentar o estado atual dos estudos históricos sobre a cidade, partindo do período colonial e vindo até o momento atual; identificar outros campos de conhecimento que também exploram aspectos da cidade, e estruturar atividades de ensino de história de São Paulo em instituições culturais, históricas e de preservação

 
 
 
Programa
1. História nacional e história regional
2. A tradição dos estudos historiográficos sobre São Paulo
3. População indígena no planalto paulista: questões em debate
4. O processo de ocupação do planalto paulista pelos colonizadores
5. A expansão da ocupação do planalto e o processo do bandeirismo
6. A administração da vila e os conflitos com o poder real
7. A atuação do Morgado de Mateus na capitania
8. Do açúcar ao café: as influências na cidade
9. Crescimento populacíonal no final do século XIX, a industrialização e os resultados para a cidade
10. Equipamentos urbanos na cidade republicana: infra-estrutura e cultura
11. De cidade industrial para a cidade de serviços: problemas urbanos e sociais
12. A cidade no final do século XX: perfil das atividades e os problemas existentes
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, leituras orientadas, discussão de textos previamente indicados; orientação para projetos de ensino de história da cidade para determinado nível de ensino
*. Atividades previstas no curso para obtenção de crédito trabalho:
- Levantamento de instituições culturais da cidade
- Levantamento de espaços culturais e históricos da cidade
- Seleção de um espaço cultural ou histórico ou instituição cultural para a realização de um trabalho projetado para alunos de determinado nível de ensino - Apresentação do trabalho para a classe
- Entrega do trabalho como trabalho de curso

*. Atividades discentes:
Fichamento dos textos indicados; participação na discussão dos textos em sala de aula; desenvolvimento de um projeto de ensino de história da cidade; apresentação do projeto e entrega de trabalho de curso.
Critério
Entrega dos fichamentos dos textos indicados; participação na discussão dos textos em sala de aula; desenvolvimento de um projeto de ensino de história da cidade; apresentação do projeto em sala de aula e entrega de trabalho de curso.
Norma de Recuperação
Os alunos em recuperação deverão entregar o material não apresentado no decorrer do curso.
 
Bibliografia
     
AB'SABER, Aziz Nacib. São Paulo: ensaios entreveros. São Paulo: EDUSP; Imprensa Oficial, 2004. ABUD, Katia M .. O sangue intimorato e as noibilíssimas tradições (A construção de um símbolo paulista: o Bandeirante). São Paulo, 1985. Doutorado em História Social. FFLCH/USP.
ARRUDA, Maria Arminda do Nascimento. Metrópole e cultura: São Paulo no meio século XX Bauru/SP: EDUSC, 2001.
AZEVEDO, Aroldo de. A cidade de São Paulo. São Paulo: Nacional, 1958.
BITTENCOURT, Circe. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004.
BITIENCOURT, Circe Maria Fernandes Civilização, pátria, trabalho. (O Ensino de História nas escolas paulistas, 1917-1930). São Paulo: Loyola, 1990.
BLAJ, Ilana. A trama das tensões: o processo de mercantilização de São Paulo colonial (/681-1721). São Paulo: HUMANlTAS/FAPESP, 2002.
BRUNO, Ernani da Silva. História e tradições da cidade de São Paulo. São Paulo: Hucitec, 1983.3 vols. Dossiê 450 anos de São Paulo. Revista USP, São Paulo, Coordenadoria de Comunicação Social/USP, set./out./dez. 2004, pp. 6-143.
FERRElRA, Antonio Celso. A epopéia bandeirante: letrados, il1stituiçõe:-'~ invenção histórica (1870¬1940). São Paulo: Ed. UNESP, 2002.
LOVE, Joseph. A locomotiva: São Paulo na federação, 1889-1930. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982. LUNA, Francisco Vidal e KLEIN Herbert S. Evolução da sociedade e economia escravista de São Paulo, de 17500 1850. São Paulo: EDUSP, 2006.
LUCA, Tania Regina de Luca. A Revista do Brasil: um diagnóstico para a (N)ação. São Paulo: Ed. UNESP.1998.
MONTEIRO, John Manuel. Negros da terra: Índios e bandeirantes nas origens de São Paulo. São Paulo:
Companhia das Letras, 1994.
PORTA, Paula (org.) História da cidade de São Pau/o. São Paulo: Paz e Terra, 2004. 3 vol.
PREZIA, Benedito A. Os indígenas do planalto paulista nas crônicas quinhentistas e seiscentistas. São Paulo: HUMANlTAS/FFLCH/USP, 2000.
TAUNAY, Afonso de Escragnolle. São Paulo nos primeiros anos. Ensaio de reconstituição social; São Paulo no século .XVI: história da vila piratiningana. São Paulo: paz e Terra, 2003.
 

Clique para consultar os requisitos para FLH0425

Clique para consultar o oferecimento para FLH0425

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2017 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP