Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
História
 
Disciplina: FLH0428 - História das Religiões e os Encontros Culturais entre Europa e América
History of Religions and Cultural Encounters Between Europe and America

Créditos Aula: 5
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 105 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2008 Desativação: 14/07/2023

Objetivos
Um primeiro objetivo do curso é aquele de oferecer o conhecimento da característica abordagem historiográfica própria da Escola Italiana de História das Religiões e, portanto, de apresentar seus peculiares instrumentos, teóricos e analíticos, de investigação: a esse respeito, tratar-se-á de levar em consideração, sobretudo, os instrumentos críticos elaborados pela História das Religiões, a partir de sua peculiaridade que consiste em historicizar, antes de mais nada, os próprios instrumentos teóricos da análise historiográfica e as categorias analíticas denominadas de “religiosas”.
A partir desse primeiro e fundamental objetivo, tentar-se-á aplicar a importante ferramenta historiográfica crítica, à perspectiva antropológica e histórico-cultural que diz respeito ao tema do curso: nessa direção tratar-se-á, portanto, de detectar os específicos processos culturais - despertados pelas leituras e pelas interpretações das diferenças culturais - surgidos do encontro entre culturas européias e culturas indígenas americanas, na primeira Idade Moderna. Dentro desse percurso, visa-se analisar, finalmente, as conseqüentes problemáticas de reestruturação da cultura européia e da(s) cultura(s) indígena(s) americana(s), na perspectiva de uma característica “hibridização” do pensamento ocidental que, desprendendo-se desse contexto histórico e antropológico, abrirá caminho para o sucessivo surgimento da Antropologia.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
371954 - Adone Agnolin
 
Programa Resumido
Acreditamos que a perspectiva de indagação histórico-religiosa mereça, antes de mais nada, uma sua específica atenção para a problemática geral de que trata, isto é, pela peculiar abordagem propriamente histórica em relação à constituição e ao funcionamento das categorias “religiosas” que, enquanto tais, são geralmente propostas como categorias analíticas des-historicizadas (não sujeitas a uma própria análise histórica). Essa base teórica revelar-se-á de fundamental importância para um grande número de disciplinas – História Social, Antropologia, Sociologia etc. – que, muitas vezes, se deparam, em seus específicos contextos, com essas categorias sem, todavia, ter elaborado, antes, ou possuir, depois, os necessários instrumentos de uma sua historicização crítica.
Em segundo lugar, acreditamos que essa perspectiva de estudos, dirigida à análise dos processos surgidos do encontro entre o Ocidente e a alteridade americana no começo da Idade Moderna, seja duplamente preciosa para frisar problemáticas tais como as que se referem a conceitos, antes, e interpretações de fatos históricos, depois, como os de sincretismo, aculturação, transculturação, hibridismo e mestiçagem. Uma historicização dos termos e das práticas revela-se, de fato, urgente e necessária para um indispensável re-pensamento da História Colonial, da História Indígena e, não por ultimo, da nova configuração que uma parte importante da sociedade (confessional) européia da primeira modernidade adquire enquanto “Índias internas” que impõem um novo modelo de “missionação”, de “civilização” e, finalmente, de socialização.
Nessa perspectiva, nos dois lados do Atlântico, a análise teórica das problemáticas envolvidas se constitui no plano de um conceito de ‘religião’, peculiarmente ocidental, que vai se revelando enquanto fundamental e característico instrumento de “hibridização” cultural e que se encontra na base das concretas práticas históricas (modernas) que pretendemos analisar detalhadamente.
 
 
 
Programa
1.Introdução à História das Religiões e suas contribuições para as definições e a historicização das categorias analíticas:
•A História das Religiões: ferramentas teóricas;
•Para uma historicização dos conceitos de ‘religião’, ‘crença’ e ‘fé’;
•‘Aculturação’ e ‘transculturação’ na perspectiva histórico-religiosa.

2.Herança da cultura Renascentista italiana na determinação da (nova) alteridade americana:
•Historicização do (termo) Renascimento e de sua ‘revolução’;
•Analogia, comparação e interpretação entre ‘Antigo’ (dimensão histórica) e ‘Selvagem’ (dimensão antropológica);
•As bases renascentistas de uma ‘invenção da Humanidade’ e o surgimento de uma perspectiva antropológica;
•A ‘construção da alteridade’ na nova perspectiva antropológica.

3.‘Idolatria’ e ‘falta de crenças’ como linguagem interpretativa:
•‘Politeísmo’ e ‘idolatria’: formação histórica das categorias analíticas;
•A alteridade (americana) idolatra e/ou sem crenças: ameaças e possibilidades;
•As categorias analíticas como linguagem interpretativa.

4.Jesuítas e selvagens: o encontro catequético e ritual dos séculos XVI-XVII:
•A nova imagem do ‘Selvagem’ frente ao novo conceito renascentista de ‘Civilização’: da relação entre ‘Antigo’ e ‘Selvagem’ para a relação ‘Moderno’ e ‘Civil’;
•A divindade (e a ‘religião’) renascentista frente à ‘idolatria’ ou ao ‘vazio’ selvagem;
•A ‘conversão’ nas perspectivas jesuítica e indígena.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Métodos: Aulas expositivas e seminários. Atividade Discente: Leituras semanais de textos/autores e realização de um seminário.
Critério
A avaliação dos alunos será feita da seguinte forma: a) com base na frequência e interesse pelas aulas. b) com base na participação em seminários e discussões em classe. c) com base em seminários feitos pelos alunos. d) com base em um trabalho de aproveitamento a ser realizado no meio do semestre. e) com base em uma prova final que poderá consistir na resenha de um livro ou num trabalho temático.
Norma de Recuperação
Só serão aceitos para recuperação os alunos que: a) tiverem frequência igual ou superior a 75% na disciplina. b) tiverem realizado o seminário c) tiverem entregado os trabalhos solicitados. d) tiverem feito a prova final. A recuperação constará de uma prova oral, sobre o assunto da disciplina (aulas e seminários), a ser realizada em data fixada pelo Departamento.
 
Bibliografia
     
Bibliografia dos seminários
Max Muller, Lectures on the Science of Language (London 1861); La Ciencia del  Lenguaje, Madrid, Albatros, s/d, pp. 19-90, 329-377. 
Edward Burnett Tylor, Religion of Savages (In: "Fortnightly Review", 1866), e  Primitive Culture (London 1871) [disponível texto em inglês]; 
Antropologia, Madrid, Daniel Jorro, 1912, pp. 1-40, 399-469. 
Emile Durkheim, Les Formes Élémentaires de la Vie Religieuse (Paris, 1912); As  Formas Elementares de Vida Religiosa, São Paulo, Paulinas, 1989,  pp. 29-135, 492-526. 
Rudolf Otto, Das Heili
 ngelo Brelich, Prolegómenos a una historia de las religiones, pp. 31-97. 
Marcello Massenzio, A História das Religiões na Cultura Moderna. São Paulo,  Hedra, 2005. 
Gerard Van der Leeuw, Phänomenologie der Religion (Tubinga, 1933); Fenomenología de la religión. México, Buenos Aires: Fondo de  Cultura Económica, 1964, pp.  
Mircea Eliade, Traité d'Histoire des Religions (Paris 1949); Tratado de História  das Religiões, São Paulo, Martins Fontes, 2002, pp. 1-38, 313-379. 
Gilberto Mazzoleni, O Planeta Cultural: para uma antropologia histórica. São  Paulo, Edusp, 1992.
Nicola Gasbarro, "A Noção de Império Simbólico: prática de direito e fundamentos de legitimação do código 'religião'". In: Contextos Missionários:  
Religião e Poder no Império Português. São Paulo, HUCITEC, 2011

Giovanni Filoramo, Monoteísmos e Dualismos: as religiões de salvação. São  Paulo, Hedra, 2005. 
Massimo Raveri, Índia e Extremo Oriente: via da libertação e da imortalidade.  São Paulo, Hedra, 2005. 
Anthony Pagden, The fall of natural man: the American Indian and the origins of  comparative etnhology. Cambridge 1982. Trad. Port.: A Queda  
do Homem Natural... 
Bernand/Gruzinski, De l’Idolâtrie: une archéologie des sciences religieuses. Paris, Seuil, 1988. De la Idolatria. México, Fondo de Cultura  
Económica, 1992. 
Serge Gruzinski, La Colonisation de l’Imaginaire: sociétés indigènes et  occidentalisation dans le Mexique espagnol, XVI-XVIII siècle.  
Paris, Gallimard, 1988. 
Nicola Gasbarro, Il linguaggio dell’idolatria: per una storia delle religioni  culturalmente soggettiva. In: Studi e Materiali di Storia delle  
Religioni, Roma, vol. 62, n.s. XX, nº 1/2, p. 189-221, 1996. 
Adone Agnolin, O Apetite da Antropologia: o sabor antropofágico do saber  antropológico. Alteridade e identidade no caso Tupinambá. São  
Paulo, Associação Editorial Humanitas, 2005. 
Cristina Pompa, Religião como Tradução: Missionários, Tupi e Tapuia no Brasil  Colonial. Bauru, Edusc, 2003. 
Adone Agnolin, Jesuítas e Selvagens: a Negociação da Fé no encontro  catequético-ritual americano dos séculos XVI-XVII. São Paulo,  
Humanitas/FAPESP, 2007. 
Alfred Dupront, L’acculturazione. Turim, Einaudi, 1966 [ou, melhor:] 
Paula, Montero, Deus na Aldeia: Missionários e mediação cultural. São Paulo,  Globo, 2006. Introdução e Capítulo I: pp. 9-66. 
 ngela Barreto Xavier, A Invenção de Goa. Poder Imperial e Conversões  Culturais nos Séculos XVI e XVII. Lisboa, Imprensa de Ciências  
Sociais, 2008. 
Adone Agnolin, Religião e Política nos Ritos do Malabar (séc. XVII):  Interpretações diferenciais da missionação jesuítica na Índia e no Oriente. Dossiê Estudos Jesuíticos da Revista CLIO de Pesquisa Histórica (Universidade Federal de Pernambuco): nº 27, Vol. I, pp. 203-56, 2009. 


Bibliografia específica da disciplina e dos seminários
AA.VV. História das Religiões. (Adone AGNOLIN, Organização edição brasileira).  Paolo SCARPI, Politeísmos: as religiões do mundo antigo, vol. I; Giovanni  FILORAMO, Monoteísmos e Dualismos: as religiões de salvação, vol. II;  Massimo RAVERI, Índia e Extremo Oriente: a via da libertação e da  imortalidade, vol. III; Marcello MASSENZIO, A História das Religiões na  Cultura Moderna, vol. IV. São Paulo, Hedra, 2005. 
AGNOLIN, Adone. O Apetite da Antropologia: o sabor antropofágico do saber antropológico.  Alteridade e identidade no caso Tupinambá. São Paulo, Associação Editorial  Humanitas, 2005. 
__________. Jesuítas e Selvagens: a Negociação da Fé no encontro catequético-ritual  americano dos séculos XVI-XVII. São Paulo, Humanitas/FAPESP, 2007. 
__________. Religião e Política nos Ritos do Malabar (séc. XVII): Interpretações diferenciais da  missionação jesuítica na Índia e no Oriente. Dossiê Estudos Jesuíticos da  Revista CLIO, Universidade Federal de Pernambuco, nº 27, Vol. I, pp. 203- 56, 2009. 
BERNAND, Carmen e GRUZINSKI, Serge. De l’idolâtrie: une archéologie des sciences religieuses. Paris, Seuil, 1988. Trad.  Esp.: Da Idolatria. 
BRELICH,  ngelo. Prolegómenos a uma historia de las religiones, ... 
DURKHEIM, Emile. Les Formes Élémentaires de la Vie Religieuse, Paris, 1912. As Formas  Elementares de Vida Religiosa, São Paulo, Paulinas, 1989.
DUPRONT, Alphonse. L’acculturazione. Turim, Einaudi, 1966. 
ELIADE, Mircea. Traité d'Histoire des Religions. Paris 1949. Tratado de História das  Religiões, São Paulo, Martins Fontes, 2002. 
FILORAMO, Giovanni. Monoteísmos e Dualismos: as religiões de salvação. In: História das  Religiões. Vol. II. São Paulo, Hedra, 2005. 
GASBARRO, Nicola. Il linguaggio dell’idolatria: per una storia delle religioni culturalmente soggettiva.  In: Studi e Materiali di Storia delle Religioni, Roma, vol. 62, n.s. XX, nº  1/2, p. 189-221, 1996. 
__________. "A Noção de Império Simbólico: prática de direito e fundamentos de legitimação  do código 'religião'". In: Contextos Missionários: Religião e Poder no Império  Português. São Paulo, HUCITEC, 2011. 
GRUZINSKI, Serge. La Colonisation de l’Imaginaire: sociétés indigènes et occidentalisation dans  le Mexique espagnol, XVI-XVIII siècle. Paris, Gallimard, 1988. 
LANTERNARI, Vittorio. In: Antropologia e Imperialismo. Turim, Einaudi, 1974. Parte prima: Acculturazione. [Cap. I - L’acculturazione: problemi e teoria; cap. II - L’Occidente  acculturato dal Terzo Mondo; e cap. III - I movimenti socialreligiosi nel quadro dei  processi di acculturazione] pp. 5-93. 
MASSENZIO, Marcello. A História das Religiões na Cultura Moderna. In: História das Religiões.  Vol. IV. São Paulo, Hedra, 2005. 
MAZZOLENI, Gilberto. Il pianeta culturale: per una antropologia storicamente fondata. Roma, Bulzoni,  1986. Trad. port.: O planeta cultural: para uma antropologia histórica. São  Paulo, Edusp, 1992. 
MONTERO, Paula (Org.). Deus na Aldeia: Missionários e mediação cultural. São Paulo, Globo,  2006. 
MÜLLER, Max. Lectures on the Science of Language, London, 1861. La Ciencia del Lenguaje,  Madrid, Albatros, s/d. 
OTTO, Rudolf. Das Heilige, 1917; O Sagrado, Lisboa, Ed. 70, s/d. 
PAGDEN, Anthony. The fall of natural man. The American Indian and the origins of comparative  etnhology. Cambridge 1982. Trad. Port.: A Queda do Homem Natural. 
POMPA, Cristina. Religião como Tradução: Missionários, Tupi e Tapuia no Brasil Colonial,  Bauru, Edusc, 2003.
RAVERI, Massimo. Índia e Extremo Oriente: a via da libertação e da imortalidade. In:  História das Religiões. Vol. III. São Paulo, Hedra, 2005. 
SCARPI, Paolo. Politeísmos: as religiões do mundo antigo. In: História das Religiões. Vol.  I. São Paulo, Hedra, 2005. 
TYLOR, Edward Burnett. Religion of Savages, In: “Fortnightly Review”, 1866; 
__________. Primitive Culture, London, 1871. [disponibilização do texto em inglês] Antropología, Madrid, Daniel Jorro, 1912. 
VAN DER LEEUW, Gerard. Phänomenologie der Religion. Tubinga, 1933.  
XAVIER,  ngela Barreto. A Invenção de Goa. Poder Imperial e Conversões Culturais nos Séculos XVI e  XVII. Lisboa, Imprensa de Ciências Sociais, 2008. 
Bibliografia Geral de Apoio
AGNOLIN, Adone. A ‘Razão Tênue’ de Montaigne: introdução à nova tradução dos Ensaios de  Montaigne”. In: Michel de MONTAIGNE, Os Ensaios, São Paulo, Martins Fontes,  2000, pp. XXI-XXXIII. 
__________. Jesuítas e Selvagens: o encontro catequético no século XVI. In: Revista de  História da USP, número 144, I semestre de 2001, pp. 19-71. 
__________. Jesuítas e Tupi: o encontro sacramental e ritual dos séculos XVI-XVII. In: Revista  de História da USP, número, 154, I semestre de 2006, pp. 71-118. 
__________. Catequese e Tradução: gramática cultural, religiosa e linguística do encontro  catequético e ritual nos séculos XVI-XVII. In: Paula Montero. (Org.) Deus na  Aldeia. São Paulo, Globo, 2006. 
__________. A Babel das Línguas e o “Grego da Terra”: catequese e gramática na América  portuguesa (séc. XVI–XVII). In: Gemas da Terra: Imaginação, Estética e  Hospitalidade. Denis Milan e Olgária Matos (Org.). São Paulo, Logo Edições  SESC, 2009. 
ALMEIDA, Maria Regina Celestino. Metamorfoses Indígenas: Identidade e cultura nas aldeias coloniais do Rio de  Janeiro. Rio de Janeiro, Arquivo Nacional, 2003. 
BARTHES, Roland. Sade, Fourier, Loyola. São Paulo, Brasiliense, 1990. 
BERNAND, Carmen e GRUZINSKI, Serge. História do Novo Mundo: da descoberta à conquista, uma experiência europeia,  1492-1550. Trad. de Cristina Murachco. São Paulo, Edusp, 1997. 
BOSCARO, Adriana. Ventura e Sventura dei Gesuiti in Giappone (1549-1639). Venezia, Libreria  Editrice Cafoscarina, 2008. 
BOSI, Alfredo. Dialética da colonização. 2ª ed. São Paulo, Companhia das Letras, 1994.
BURCKARDT, Jacob. A Civilização do Renascimento na Itália, São Paulo, Companhia das Letras, 
CANTIMORI, Delio. Humanismo y religiones en el Renacimiento, trad., s.l., ediciones Peninsula, 1984.  
CERTEAU, Michel de. L'écriture de l'histoire. Paris, Gallimard, 1975. Trad. Port.: A Escrita da História. 
DELUMEAU, Jean. A Civilização do Renascimento, Lisboa, Estampa, 1983, 2 vols.  
__________. Le Péché et la Peur. La culpabilisation en Occident (XIIIe.-XVIIIe. siècle), Paris,  Fayard, 1983; trad. port. 
DREYFUS, Paul. Mattèo Ricci. Le jésuite qui voulait convertir la Chine. Paris 2004. Ed. Ital.:  Matteo Ricci: uno scienziato alla corte di Pechino. Milano, San Paolo, 2006. 
DUVERGER, Christian. La conversion des Indiens de Nouvelle Espagne. Paris, Seuil, 1987. 
EISENBERG, José. As Missões Jesuíticas e o Pensamento Político Moderno: encontros culturais,  aventuras teóricas. Belo Horizonte, UFMG, 2000.

ELIAS, Norbert. Über den Prozess der Zivilisation. Basiléia, Haus zum Falken, 1939. vol. 1. Trad.  Port.: O Processo Civilizador, Jorge Zahar, 2 vol. 
___________. A Sociedade de Corte. Lisboa, Estampa. 
FEBVRE, Lucien. Le problème de l'incroyance au XVIe. siècle: la religion de Rabelais. Paris (1942)  1988. Trad. Port.: O problema da descrença ou A religião de Rabelais. São Paulo,  Companhia das Letras, 2009. 
GARIN, Eugenio. Ciência e Vida Civil no Renascimento Italiano, São Paulo, Unesp, 1996. 
__________. Rinascite e Rivoluzioni: Movimenti culturali dal XIV al XVIII secolo. Roma-Bari,  Laterza, (1975) 1990. 
GLIOZZI, Giuliano. Differenze e Uguaglianza nella Cultura Europea Moderna, Napoli, Vivarium,  1993. 
GRUZINSKI, Serge. De l’Idolâtrie: une archéologie des sciences religieuses. Paris, Seuil, 1988. Trad.  Esp.: De la Idolatria (em colaboração com Carmen Bernand). 
___________. História do Novo Mundo: da descoberta à conquista, uma experiência europeia,  1492-1550. Trad. de Cristina Murachco. São Paulo, Edusp, 1997 (em colaboração  com Carmen Bernand). 
___________. La Colonisation de l’Imaginaire: sociétés indigènes et occidentalisation dans le  Mexique espagnol, XVI-XVIII siècle. Paris, Gallimard, 1988. 
MAROUBY, Christian.  Utopie et Primitivisme: essai sur l’imaginaire anthropologique à l’âge classique.  Paris, Seuil, 1990. 
MELIÀ, Bartomeu. El “modo de ser” guaraní en la primera documentación jesuítica (1594-1639), In:  Revista de Antropologia, vol. 24, p. 01-24, 1981.
__________. El Guaraní conquistado e reducido. Asunción, Universidad Católica/Biblioteca  Paraguaya de Antropologia, 1986. 
MONTEIRO, John Manuel. Negros da Terra: índios e bandeirantes nas origens de São Paulo. São Paulo,  Companhia das Letras, 1994. 
__________. Tupi, Tapuia e Historiadores: estudos de história indígena e do Indigenismo. Tese  de Livre Docência. IFCH, Unicamp, 2001. 
MONTERO, Paula. A universalidade da Missão e a particularidade das culturas. Apud: MONTERO,  Paula (coord.). Entre o Mito e a História: o V centenário do descobrimento da  América. Petrópolis, RJ, Vozes, 1995. pp. 31-135. 
NEVES, Luiz Felipe Baêta. O combate dos soldados de Cristo na terra dos papagaios. Rio de Janeiro,  Forense-Universitária, 1978. 
PAGDEN, Anthony. Lords of All the World: ideologies of empire in Spain, Britain, and France, 1500- 1800. Yale University Press, 1995. Trad. Esp.: Barcelona, Ediciones Península,  1997. Trad. Esp.: Señores de todo el Mundo. Barcelona, Ediciones Península,  1997. 
PAIVA, José Maria de. Colonização e Catequese – 1549-1600. São Paulo, Cortez ed., 1982. 
PROSPERI, Adriano. In: Tribunali della coscienza: inquisitori, confessori, missionari. Turim, Einaudi,  1996. Parte III – cap. XXVIII: Le nostre indie, pp. 551-99; cap. XXIX: Il metodo  missionario, pp. 600-49; cap. XXX: Riti di passaggio, pp. 650-79; cap. XXX: Il  viaggio del pellegrino, la processione del missionario, pp. 680-84. Tradução  brasileira no prelo pela EDUSP. 
REDONDI, Pietro. Galileu Herético. São Paulo, Companhia das Letras, 1991. 
RUSSELL-WOOD, A.J.R. Um Mundo em Movimento. Os Portugueses na África, Ásia e América (1415- 1808). Lisboa, Difel, 1992. 
SABBATUCCI, Dario.  La storia delle religioni. Roma, Il Bagatto, 1985. La Prospettiva Storico-Religiosa: fede, religione e cultura. Milano, Il Saggiatore,  1990. 
SHAPIRO, Judith. From Tupã to the land without evil: the christianization of Tupí-Guaraní  cosmology. In: American Anthropologist, vol.14, nº 1, 1987. 
SOUZA, Laura de Mello e. O diabo e a Terra de Santa Cruz. São Paulo, Companhia das Letras, 1987. 
___________. Inferno atlântico: demonologia e colonização, séculos XVI-XVIII. São Paulo,  Companhia das Letras, 1993. 
SUBRAHMANYAM, Sanjay. The Portugues Empire in Asia, 1500-1700: a political and economic history.  Londres, Longman, 1993. Ed. Port.: O Império Asiático Português, 1500-1700.  Uma História Política e Económica. Lisboa, Difel, 1993.
THOMAZ, Luís Filipe F. R. De Ceuta a Timor. Lisboa, Difel, 1994. 
TREVOR-ROPER, H. R. Religion, the Reformation and Social Change. London, Macmillan, 1967. 
VAINFAS, Ronaldo. A heresia dos índios: catolicismo e rebeldia no Brasil colonial. São Paulo,  Companhia das Letras, 1995. 
VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. A Inconstância da Alma Selvagem. São Paulo, Cosac & Naif, 2002. 
Eventuais fontes de referência 
ACOSTA, José de. Histoire naturelle et morale des indes tant orientales qu’occidentales. Traduite  en français par Robert Regnault, Paris 1598. 
ERASMO DE ROTTERDAM. Convivium religiosum (1522). In: Oeuvres choisies. J. Chomarat (org.), Paris,  Gallimard, 1991. 

ANCHIETA, Pe. José de. Diálogo da Fé. Introdução histórico-literária e notas do Pe. Armando Cardoso, S.J.  São Paulo, Loyola, 1988.

___________. Doutrina Cristã. Introdução, tradução e notas do Pe. Armando Cardoso, S.J.. São  Paulo, Loyola, 1992: Tomo1: Catecismo Brasílico. Tomo 2: Doutrina Autógrafa e  Confessionário. 
ARAÚJO, Antônio de. Catecismo na Língua Brasílica. Reprodução fac-similar da 1ª edição (1618) pelo  Pe. Lemos Barbosa, PUC do Rio de Janeiro, 1952. 
BARROS, João de. Gramática da língua portuguesa. Lisboa, Faculdade de Letras da Universidade de  Lisboa, 1971 [1540]. 
BELLARMINO, Roberto. Dottrina Christiana dell’Ill.mo e R.mo Card. Rob. Bellarmino figurata d’Imagini.  In Augusta con licenza de’ Superiori appresso Christophoro Mango, 1614. 
BENZONI, Girolamo “Milanese”. La História del Mondo Nuovo. Veneza (1565); 1572 (2ª ed.), Milão, Giordano Editore, 1965. 
BIBLIOTECA NACIONAL DE LISBOA, cód. 3141. Versão impressa e editada do manuscrito  original da gramática tâmul de Pe. Henriques. In: H. J. Vermeer. The First  European Tamil Grammar. Heidelberg, 1982. 
DE SANDE, Duarte. S.J. (Org.) De Missione Legarotum Japonensium ad Romanam curiam, rebus q; in Europa,  ac toto itinere animadversis Dialogus. In Macaensi portu Sinici regni in domo  Societatis IESU cum facultate Ordinarij, & Superiorum. Anno 1590. Diálogo  Sobre a Missão dos Embaixadores Japoneses à Cúria Romana. Prefácio,  tradução do latim e comentário de Américo da Costa RAMALHO. Macau,  Comissão Territorial de Macau para as Comemorações dos Descobrimentos  Portugueses / Fundação Oriente, 1997. 
ERASMO DE ROTTERDAM. Convivium religiosum (1522). In: Oeuvres choisies. J. Chomarat (Org.), Paris,  Gallimard, 1991.
GAGLIANO, Joseph A. and RONAN, Charles E., S.J., Jesuit Encounters in the New World: Jesuit Chroniclers, Geographers, Educators  and Missionaries in the Americas, 1549-1767. Edit by Roma, Institutum  Historicum S.I., 1997. 
HENRIQUES, Henrique. Doctrina Christam em Lingua Malauar Tamul. Doctrina Cristaã treslada em  língua Tamul pello padre Anrique Anriquez da Cõpanhia de IESU, & pello padre  Manoel de Saõ Pedro. Impressa em Coulam no Collegio do Saluador: aos vinte de  Octubro de MDLXXVIII.  
__________. Doctrina Christaã, a maneyra de Dialogo: feyta em Portugal pello padre Marcos  Iorge da Companhia de IESU: Tresladada em lingua Malauar Tamul, pello padre  Anrique Anriquez da mesma cõpanhia. Em Cochim, no Collegio da Madre de  Deos: aos quatorze de Nouêbro do Anno de M.D.LXXIX. 
LAFITAU, Joseph-François. Les moeurs des sauvages américains comparées aux moeurs des premiers temps,  Paris 1724. 
JORGE, Marcos. Doutrina Christam de Padre Marcos Jorge da Companhia de Jesus representada  por imangens..., Augusta, 1616. 
LAS CASAS, Bartolomé De. História de las Índias (1552-1561). México, 1951. 3 vols. 
MONTAIGNE, Michel Eyquem de.  Essais. (1580), Paris, Gallimard, 1950. 
NEBRIJA, Antonio de. Gramática de la lengua castellana. Edición crítica de Antonio Quilis. Madrid:  Ediciones de Cultura Hispánica. Instituto de Coopoeración Iberoamericana, 1992.  [Idem: Estudio y edición Anonio Quilis. Madrid: Centro de Estudios Ramón  Areces, 1989; e idem: Introducción y notas: Miguel Ángel Esparza & Ramón  Sarmiento. Madrid: Fundación Antonio de Nebrija, 1992]. 
NÓBREGA, Pe. Manuel da. Diálogo do Pe. Nóbrega sobre a conversão do gentio (1559). In: Manuel da  Nóbrega, Cartas do Brasil, Belo Horizonte/Itatiaia; São Paulo/EDUSP, 1988. 
RAMUSIO, Giovanni Battista. Navigationi et viaggi. Veneza, Giunti, (1563-1606) 3 vols. 
RICCI, Pe. Matteo. Storia dell’Introduzione del Cristianesimo in Cina. Volume I. Parte I: Libri I-III  (1582-1597). In: Fonti Ricciane: documenti originali concernenti Matteo Ricci e  la Storia delle pirme relazioni tra l’Europa e l’Asia (1579-1615). Editi e  commentati da Pasquale M. D’Elia, S.I. Roma, La Libreria dello Stato, 1942. 
VALIGNANO, Pe. Alessandro. Il Cerimoniale per i Missionari del Giappone. “Advertimentos e Avisos Acerca  dos Costumes e Catangues de Jappão”. Edizione critica, introduzione e note di  Giuseppe Fr. Schütte, S. J., Roma, Edizioni di “Storia e Letteratura”, 1946. 
VITORIA, Fracisco de.  Relectio “De indis” (1539), L. Pereña e J. M. Pérez Prendes. Madrid 1967. ge, 1917; O Sagrado, Lisboa, Ed. 70, s/d. pp. 9-73, 149- 197, 217-220.

 

Clique para consultar os requisitos para FLH0428

Clique para consultar o oferecimento para FLH0428

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP