O objetivo geral da disciplina é introduzir o estudante de graduação em dois debates centrais para os estudos históricos, arqueológicos e antropológicos que se dedicam à Mesoamérica, ao Circuncaribe, aos Andes Centrais e à Amazônia durante o período pré-hispânico e colonial inicial: os modos de organização sociopolítica (do poder) e as características das tradições de pensamento (do saber) dos povos ameríndios.
Espera-se que a realização desse objetivo geral seja acompanhada pela efetivação de objetivos correlatos e mais específicos, entre os quais estão: (a) apresentar conjuntos de fontes ameríndias disponíveis para o estudo dessas macrorregiões durante os períodos pré-hispânico e colonial inicial; (b) estimular a reflexão sobre as formas como as fontes arqueológicas, históricas e etnográficas são produzidas e utilizadas pelos estudiosos, levando em conta, portanto, que estudar a história e a cultura dos povos ameríndios passa inevitavelmente por analisar também os modos e os contextos sociopolíticos de produção dos conhecimentos sobre tais populações; (c) apresentar as dinâmicas históricas particulares de cada uma das quatro macrorregiões histórico-culturais mencionadas acima, situando-as em relação à história da América indígena como um todo, especialmente no que diz respeito aos dois temas anunciados como centrais a essa disciplina; (d) possibilitar a percepção que o estudo particularizado dessas macrorregiões é fundamental não apenas para a compreensão de processos históricos que se deram na época pré-hispânica, mas também dos processos de conquista e de colonização europeia do continente, nos quais os povos ameríndios desempenharam funções e papéis históricos de primeira grandeza; (e) contribuir para a desconstrução de estereótipos e preconceitos relacionados aos povos ameríndios, especialmente daqueles que se encontram arraigados na educação escolar dos ensinos fundamental, médio e superior, sobretudo em materiais didáticos e manuais de história.
Módulo I – Introdução: aspectos teóricos e metodológicos e problemas gerais sobre os primeiros tempos históricos no continente 1 – O estudo histórico das sociedades indígenas e a interdisciplinaridade: Arqueologia e Antropologia 2 – Os paleoíndios e a ocupação do continente americano: teorias, controvérsias e influências na visão geral da história da América 3 – A diversidade cultural e sociopolítica dos povos indígenas: processos evolutivos e/ou reflexos de determinações ambientais? Módulo II – A Mesoamérica: muito além dos maias e astecas 4 – Os períodos Pré-clássico e Clássico: olmecas, zapotecas, teotihuacanos e maias 5 – O período Pós-clássico: toltecas, mixtecas, chichimecas e nahuas 6 – Os mexicas e a Tríplice Aliança: convergências e divergências entre fontes nativas e pesquisas arqueológicas Módulo III – A região andina: muito além dos incas 7 – Os períodos Pré-cerâmico e Cerâmico Inicial, o horizonte Formativo e o período Intermediário Inicial: Caral, Kotosh, Chavín, Paracas, moches e nascas 8 – O horizonte Médio e o período Intermediário Tardio: Tiahuanaco, Huari, chimus, collas e lupacas 9 – Os incas e o Tahuantinsuyu: convergências e divergências entre fontes nativas e pesquisas arqueológicas Módulo IV – Amazônia e Circuncaribe: limitações ambientais, seminomadismo, pequenas tribos e subsistência versus agricultura, sedentarismo, cacicados e comércio? 10 – Principais grupos e características histórico-culturais 11 – Cacicados no Caribe e na América do Sul: evidências e debates 12 – Religiões e religiosidades na América Indígena: xamãs versus sacerdotes? Módulo V – Conquista castelhana: fim da história indígena? 13 – Concepções nahuas e maias da história: continuidades e transformações depois da conquista 14 – Concepções andinas e incas da história: continuidades e transformações depois da conquista
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