Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
História
 
Disciplina: FLH0444 - História da Ciência e da Técnica
History of Science and Technique

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
O objetivo da disciplina é apresentar as principais linhas historiográficas da história das ciências, técnicas e tecnologias em seu diálogo com a história econômica, social e cultural. Visa também discutir tópicos sobre o ensino da história das ciências destacando temas recorrentes para as áreas científicas, tanto nas ciências humanas quanto nas ciências exatas e naturais. Deve-se destacar os debates sobre os conceitos de continuidade e ruptura nos processos de produção científica; questões relacionadas aos processos de difusão do conhecimento; relações históricas entre humanidades e ciências naturais; institucionalização, consolidação e divisão das ciências; construção, representação e papel do cientista na sociedade; trabalho e o desenvolvimento científico-econômico; ciência, tecnologia, nacionalismo e globalização; ética e poder da e nas ciências; interação da ciência com outras variáveis da história e da cultura (política, mentalidade, arte, religião...). A abordagem adotada poderá ser geográfica, cronológica ou temática e predominantemente interdisciplinar.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
954874 - Francisco Assis de Queiroz
943979 - Gildo Magalhães dos Santos Filho
1514530 - Márcia Regina Barros da Silva
 
Programa Resumido
A disciplina destaca o papel relevante das diversas expressões e implicações da ciência e técnica na história, articuladas com outras variáveis, como a economia, a política, religião e a cultura, entre outras, em diferentes sociedades e períodos. Busca-se ainda apresentar as principais abordagens historiográficas e questões teórico-metodológicas da área.
 
 
 
Programa
- Problemas e métodos da história das ciências;
- O pensamento antigo: ciência, técnica e medicina;
- Processos de difusão do conhecimento científico e técnico: relações entre o Oriente e a Idade Média ocidental;
- O Renascimento: as grandes navegações, arte, ciência e representações do mundo;
- A Revolução Científica dos séculos XVI e XVII;
- Mecanicismo e Iluminismo;
- Ciência e técnica na era das revoluções;
- História natural e as controvérsias práticas e filosóficas das ciências da vida;
- Ciências e técnicas no período contemporâneo;
- Ciência, desenvolvimento humano e ética;
 
 
 
Avaliação
     
Método
Métodos utilizados: - Aulas teórico-expositivas; - Análise de textos; - Apresentação e análise de filmes e/ou documentários; - Seminários. Atividades discentes: - Leituras programadas; - Seminários; - Participação nas aulas e demais atividades relacionadas ao curso.
Critério
A avaliação terá por base a realização de seminário, trabalho e/ou prova escrita e/ou oral sobre os temas e textos trabalhados ao longo da disciplina.
Norma de Recuperação
A recuperação será possível aquele(a) que frequentar pelo menos 75% das aulas do curso e que tenha realizado pelo menos uma das duas provas solicitadas. A recuperação poderá consistir: na entrega de trabalho e resenha de 50% dos textos lidos durante o curso em prazo a ser estipulado; em prova escrita e/ou oral ou trabalho sobre o conteúdo discutido no curso.
 
Bibliografia
     
BERNAL, John Desmond. Ciência na História. Lisboa: Livros Horizonte, 1976, 7 vols.
BLOOR, David. Conhecimento e imaginário social. Tradução Marcelo do Amaral Penna-Forte. São Paulo: Editora UNESP, 2009. 
BROOKE, John H. Ciência e Religião: Algumas Perspectivas Históricas. Porto: Ed. Porto, 2005.
BURKE, Peter. Uma história social do conhecimento de Gutenberg a Diderot. Tradução Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 
CHALMERS, Alan F. O Que é Ciência, Afinal?. Trad. de Raul Fiker. São Paulo: Brasiliense, 1995.
CROMBIE, A. C. Historia de la Ciencia: De San Agustín a Galileo. Versión española de José Bernia; Madrid: Alianza Editorial, S.A., 1987, 2 vols.
FLECK, Ludwik. Génese e desenvolvimento de um fato científico. Tradução Georg Otte e Mariana Camilo de Oliveira. Belo Horizonte: Fabrefactum, 2010.
FORBES, R., DIJKSTERHUIS, E. História da Ciência e da Técnica. Lisboa: Ulisseia, s/d.
GAMA, Ruy. A Tecnologia e o Trabalho na História. São Paulo: Nobel/EDUSP, 1986.
GOULD, Stephen Jay. Pilares do Tempo: Ciência e Religião na Plenitude da Vida. Tradução de F. Rangel; Rio de Janeiro: Rocco, 2002.
GOULD, Stephen Jay. Viva o brontossauro. São Paulo: Cia. das Letras, 1992.
HELLMAN, Hal. Grandes debates na ciência. São Paulo: UNESP, 1999.
HENRY, John. A Revolução Científica e as Origens da Ciência Moderna. Trad. de Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1998.
JACOB, François. A Lógica da Vida: Uma História da Hereditariedade. Trad. de  ngela Loureiro de Souza; Rio de Janeiro: Edições Graal, 1983.
KRAGH, Helge. Introdução à Historiografia da Ciência. Porto: Porto, 2001.
LANGEVIN, Paul. “O Valor Educativo da História das Ciências”. In: GAMA, Ruy. Ciência e Técnica: Antologia de Textos Históricos. São Paulo: T. A. Queiroz, 1992.
LATOUR, Bruno & WOOLGAR, Steve. A vida de laboratório: a produção dos fatos científicos. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1997. 
LATOUR, Bruno. A esperança de Pandora. Tradução Gilson César Cardoso de Sousa. Bauru, São Paulo: EDUSC, 2001. 
LATOUR, Bruno. Ciência em ação. São Paulo: Unesp, 2000. 
LINDBERG, David C. Los Inicios de la Ciencia Occidental: La Tradición Científica Europea en el Contexto Filosófico, Religioso e Institucional (desde el 600 a. C. hasta 1450). Traducción de Antonio Beltrán. Barcelona, Buenos Aires, México: Paidós, 2002.
MAGALHÃES, Gildo. Introdução à Metodologia da Pesquisa: Caminhos da Ciência e Tecnologia; São Paulo: Ática, 2005.
MAGALHÃES, Gildo. Uma introdução à metodologia de pesquisa. São Paulo: Ática, 2005.
MARGULIS, Lynn e Sagan, Dorion. O que é vida?; Rio de Janeiro, J. Zahar, 2002.
MAYR, Ernst. Biologia, Ciência Única. Tradução de Marcelo Leite; São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
MOTOYAMA, Shozo (Org.). Prelúdio para uma História: Ciência e Tecnologia no Brasil. São Paulo: EDUSP, 2004.
PRIGOGINE, Ilya e STENGERS, Isabelle. A Nova Aliança: Metamorfose da Ciência. Trad. de Miguel Faria e Maria Joaquina Machado Trincheira; Brasília: Ed. da UnB, 1991.
QUEIROZ, Francisco A. de. A Revolução Microeletrônica: Pioneirismos Brasileiros e Utopias Tecnotrônicas. São Paulo: Annablume/FAPESP, 2007.
RONAN, Colin A. História Ilustrada da Ciência da Universidade de Cambridge. Tradução de Jorge Enéas Fortes. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001, 4 vols.
ROSEN, George. Uma história da saúde pública. São Paulo: Unesp, 1994.
SERRES, Michel (Dir.). Elementos para uma História das Ciências. Lisboa: Terramar, 3 vols.,1996.
SILVA, Márcia Regina Barros da. O Laboratório e a República: Saúde Pública, Ensino Médico e Produção do Conhecimento em São Paulo (1891-1933). RJ: Fiocruz/SP: Fapesp, 2014.
THOMAS, Keith. O Homem e o Mundo Natural: Mudanças de Atitude em Relação às Plantas e aos Animais (1500-1800). Trad. de João Roberto Martins Filho; São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
THUILLIER, Pierre. De Arquimedes a Einstein: A Face Oculta da Invenção Científica. Trad. de Maria Inês Duque-Estrada; Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1994.
VARGAS, Milton (Org.). História da Técnica e da Tecnologia no Brasil. São Paulo: EDUNESP, 1994.	

 

Clique para consultar os requisitos para FLH0444

Clique para consultar o oferecimento para FLH0444

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP