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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
História
 
Disciplina: FLH0447 - Leituras literárias na história [6- Memória e Patrimônio Histórico]
Literary Readings in History

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2023 Desativação: 31/12/2024

Objetivos
Os estudos acerca das relações entre história e ficção estão consolidados na historiografia brasileira há pelo menos três décadas. Muitas pesquisas atualmente exploram os diálogos e as contaminações entre os dois tipos de narrativa. No entanto, os estudantes de História ainda não contam, na sua grade curricular, com uma disciplina voltada especificamente para a prática da leitura de textos literários — leitura que envolve conceitos, estratégias e procedimentos distintos dos empregados na abordagem de textos historiográficos ou teóricos. 
Esta disciplina pretende desenvolver experiências de leitura literária de textos em prosa e em poesia, explorar categorias da construção ficcional, da crítica e da teoria literária e avaliar a peculiaridade da narrativa ficcional em conexão com a histórica.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2110581 - Julio Cesar Pimentel Pinto Filho
 
Programa Resumido
A disciplina propõe exercícios de leitura, análise e interpretação literária e uma reflexão sobre conceitos e categorias da construção ficcional, da crítica e da teoria literária, em diálogo com a narrativa histórica.
 
 
 
Programa
1-História e ficção: narrativas em diálogo
2-A construção dos personagens ficcionais
3-Voz e enunciação no texto ficcional
4-Elementos do texto: enredo, espaço e estrutura ficcional
5-Tempo e foco no desenvolvimento narrativo
6-Poesia: ritmo e experimentação
7-Crítica: o encontro entre ficção e história
 
 
 
Avaliação
     
Método
Leituras semanais, atividades e exercícios regulares em sala.
Critério
Frequência às aulas; leituras e participação nas discussões em sala; capacidade de leitura, análise e interpretação de texto.
Norma de Recuperação
Prova escrita ou análise sobre texto de ficção.
 
Bibliografia
     
ADORNO, Theodor. Notas de literatura I. São Paulo: Editora 34, 2000 (original: 1958; tradução: Jorge de Almeida).
AUERBACH, Erich. Mimesis: a representação da realidade na literatura ocidental. São Paulo: Perspectiva, 1971 (original: 1946; tradução: Suzi Frankl Sperber).
BARBOSA, João Alexandre. A leitura do intervalo. São Paulo: Iluminuras, 1990
BARTHES, Roland. Le bruissement de la langue: essais critiques IV. Paris: Seuil, 1984.
BRASIL, Luiz Antonio de Assis. Escrever ficção: um manual de criação literária. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
DANTO, Arthur. Narration and Knowledge. New York: Columbia University Press, 1985.
DIDI-HUBERMAN, Georges. O olho da história. Vol. I. Quando as imagens tomam posição. Belo Horizonte: UFMG, 2017 (original: 2009; tradução: Cleonice Paes Barreto Mourão).
ECO, Umberto. Obra aberta: forma e indeterminação nas poéticas contemporâneas. São Paulo: Perspectiva, 1968 (original: 1962; tradução: Alberto Guzik e Geraldo Gerson de Souza).
ECO, Umberto. Seis passeios pelos bosques da ficção. São Paulo: Companhia das Letras, 1994 (original: 1994; tradução: Hildegard Feist).
ECO, Umberto. Sobre a literatura. Rio de Janeiro: Record, 2003 (original: 2002; tradução: Eliana Aguiar).
ECO, Umberto. Lector in fabula: a cooperação interpretativa nos textos narrativos. São Paulo: Perspectiva, 2011 (original: 1979; tradução: Attílio Cancian).
FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas. São Paulo: Martins Fontes, 1987 (original: 1966; tradução: Salma Tannus Muchail).
FRYE, Northrop. Anatomia da crítica. São Paulo: Cultrix, 1979 (original: 1957; tradução: Péricles Eugênio da Silva Ramos).
JAMESON, Fredric. The Political Unconscious. Narrative as a Socially Simbolic Act. Ithaca, Cornell University Press, 1981.
LACAPRA, Dominick. Soundings in Critical Theory. Ithaca: Cornell University Press, 1989.
LACAPRA, Dominick e Kaplan, Steven (orgs.). Modern European Intellectual History. Reappraisals & New Perspectives. Ithaca: Cornell University Press, 1982.
LIMA, Luiz Costa. Mimesis e modernidade. Formas das sombras. Rio de Janeiro: Graal, 1980.
LIMA, Luiz Costa. Sociedade e discurso ficcional. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.
LIMA, Luiz Costa. A aguarrás do tempo. Rio de Janeiro: Rocco, 1989.
LIMA, Luiz Costa. História, ficção, literatura. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
LODGE, David. A arte da ficção. Porto Alegre: L&PM, 2009 (original: 1992; tradução: Guilherme da Silva Braga).
LOWENTHAL, David. The Past is a Foreign Country. Cambridge: Cambridge University Press, 1985.
MINK, Louis. "History and fiction as modes of comprehension", in Cohen, R. (org.). New Directions in Literary History. New York: Routledge, 1974.
PIGLIA, Ricardo. Crítica y ficción. Buenos Aires: Ediciones Fausto, 1993
PIGLIA, Ricardo. O laboratório do escritor. São Paulo, Iluminuras, 1994
PIGLIA, Ricardo. Formas breves. São Paulo, Companhia das Letras, 2004
PREMAT, Julio. Non nova sed nove: inactualidades, anacronismos, resistencias. Roma: Quodlibet, 2018.
RANCIÈRE, Jacques. O fio perdido: ensaios sobre a ficção moderna. São Paulo: Martins Fontes, 2017 (original: 2013; tradução: Marcelo Mori).
SAER, Juan José. El concepto de ficción. Buenos Aires, Ariel, 1997
STEINER, George. Gramáticas da criação. São Paulo: Globo, 2003 (original: 2001; tradução: Sérgio Augusto de Andrade).
VARGAS LLOSA, Mario. La verdad de las mentiras. Buenos Aires: Alfaguara, 2002.
WATT, Ian. A ascensão do romance. São Paulo: Companhia das Letras, 1996 (original: 1957; tradução: Hildegard Feist).
WHITE, Hayden. Trópicos do discurso: ensaios sobre a crítica da cultura. São Paulo: Edusp, 1994 (original: 1978; tradução: Alípio Correia de Franca Neto).
WHITE, Hayden. Figural Realism. Studies in the Mimesis Effect. Baltimore: Johns Hopkins, 1999.
WHITE, Hayden. The Fiction of Narrative: Essays on History, Literature and Theory. 1957-2007. Baltimore: Johns Hopkins, 2010.
WOOD, James. Como funciona a ficção. São Paulo: Cosac Naify, 2011 (original: 2008; tradução: Denise Bottmann).

 

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