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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
História
 
Disciplina: FLH0448 - Os monges na Idade Média [3- História Social]
The Monks in the Middle Ages

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2023 Desativação:

Objetivos
A disciplina tem por objetivo recuperar as origens do movimento monástico e verificar a evolução das regras e práticas cenobíticas no cotidiano das comunidades religiosas na Idade Média. Para tanto, busca-se estabelecer a análise das formas de vida e de organização social como fundamento importante para a compreensão do período em questão, para além do testemunho das fontes “teóricas” representadas pelas prescrições de clérigos e abades: trata-se de traçar os aspectos da interação entre os religiosos e as sociedades do entorno, procurando estabelecer a dinâmica criada a partir de suas relações sociais, econômicas, políticas e demográficas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
582657 - Ana Paula Tavares Magalhães Tacconi
 
Programa Resumido
A disciplina cobre o arco cronológico que se estende da Antiguidade Tardia a meados do século XIV, em regiões da Europa, da Ásia Menor e da África nas quais a cultura cristã estabeleceu-se de forma institucional. A disciplina compreenderá discussões teórico-metodológicas, tais como a problematização das fontes, bem como o percurso, o alcance e os limites das análises desenvolvidas até a atualidade.
 
 
 
Programa
1-Questões teórico-metodológicas
2-Violência e monaquismo
3-Tolerância e monaquismo
4-Eremitismo e cenobitismo
5-A consolidação das Regulae: importância documental
6-A ordo monachorum de São Bento
7-Mosteiros familiares
8-Monaquismo e reforma
9-Epílogo: as Ordens Medicantes
 
 
 
Avaliação
     
Método
a) Prova em sala; b) Trabalho escrito. O roteiro detalhado para a elaboração do trabalho será distribuído no primeiro dia de aula. A nota final corresponderá à média aritmética simples das atividades acima.
Critério
Frequência às aulas; leituras e participação nas discussões em sala; capacidade de argumentação crítica; articulação entre ideias e leituras; consistência teórica e historiográfica.
Norma de Recuperação
Prova em sala.
 
Bibliografia
     
BASCHET, Jerôme – A civilização feudal: do ano 1000 à colonização da América. Trad. Marcelo Rede, prefácio Jacques Le Goff. São Paulo: Globo, 2006.
BOEHNER, Ph. e GILSON, E. – História da Filosofia cristã: desde as origens até Nicolau de Cusa. Trad e nota intr. Raimundo Vier. Petrópolis/RJ: Vozes, 2004.
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BROWN, Peter – “A nova antropologia”, in História da Vida Privada, vol. 1: Do Império Romano ao ano mil, org. Paul Veyne, trad. Hildegard Feist. São Paulo: Companhia das Letras, 1989, pp. 243-257.
BROWN, Peter – “O monasticismo” in História da Vida Privada, vol. 1. Do Império Romano ao ano 1000, org. Paul Veyne, trad. Hildegard Feist. São Paulo: Companhia das Letras, 1989, pp. 276-292.
BROWN, Peter – Santo Agostinho: uma biografia, trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro/São Paulo: Record, 2005.
BROWN, Peter – The Body & Society: Men, Women, & Sexual Renunciation in Early Christianity. New York: Columbia University Press, 2008.
BROWN, Peter – The Rise of Western Christendom: Triunph and Diversity, a.D. 200-1000. Oxford: Blackwell, s/d.
BROWN, Peter – The World of Late Antiquity, A.D. 150-750. London: Norton, 1989.
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VAUCHEZ, André – “La santità dei laici” in Esperienze religiose nel Medioevo, trad. Cristina Colotto. Roma: Viella, 2003, pp. 15-26.
WOOD, Ian – “La Cultura” in La Alta Edad Media: Europa, 400-1000, ed. Rosamond McKitterick, trad. Lourdes Soriano Robles. Barcelona: Crítica, 2002, pp. 177-208.
YATES, F. – A arte da memória. Trad. Flavia Bancher. Campinas/SP: Editora da Unicamp, 2007.
 

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