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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
História
 
Disciplina: FLH0452 - História Social da Arte
Social History of Art

Créditos Aula: 5
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 105 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2016 Desativação:

Objetivos
Programa A (Docente responsável: Francisco Cabral Alambert Junior)
Procurar traçar um panorama das artes visuais (artes plásticas e cinema) no Brasil recente através da crítica de obras, da crítica especializada e da historiografia (usando também recursos da crítica literária), aproximando e cruzando linhas de reflexão que toquem simultaneamente as formas de representação simbólica e cultural e as representações político-historiográficas sobre os sentidos e as definições das formas artísticas no contexto brasileiro. Com isso poderemos estudar não apenas os sentidos das formas criadas pelos agentes, mas, ao mesmo tempo, quais foram (ou ainda são) os pressupostos usados para interpretar historicamente as artes visuais no Brasil.

Programa B (Docente responsável: Maria Cristina Correia L. Pereira)
O curso tem como objetivo o estudo da produção artística medieval entre os séculos XI e XV, abarcando os períodos românico e gótico. Considerando que os estudos sobre a arte medieval têm se renovado nas últimas décadas, tornando-se cada vez mais objeto de interesse dos historiadores, e não somente dos historiadores da arte, esta disciplina optativa tem por objetivo propiciar aos alunos uma introdução ao tema, discutindo questões teóricas e analisando exemplos práticos. Busca-se, assim, demonstrar a complexidade do pensamento figurativo medieval, em lugar do simplismo da conhecida fórmula "Bíblia dos
iletrados". É desejável que os alunos tenham cursado as disciplinas obrigatórias História Medieval I e História Medieval II.

Programa C (Docente responsável: Gildo Magalhães dos Santos Filho)
Analisar criticamente as representações de ciência e técnica na arte, em especial na pintura, discutindo-as como produtos de relações históricas e sociais. 
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
898576 - Francisco Cabral Alambert Junior
943979 - Gildo Magalhães dos Santos Filho
7310217 - Maria Cristina Correia Leandro Pereira
 
Programa Resumido
Programa A
Apresentação da proposta e discussão sobre os temas:
a) Desde quando somos "modernos"?
b) O lugar da crítica de arte e de cultura na formação do Brasil Moderno.
c) Momentos decisivos e formação da cultura moderna no Brasil.

Programa B
O programa é dividido em dois grandes blocos. No primeiro, serão discutidas questões de cunho mais explicitamente teórico, a exemplo dos conceitos fundamentais para a compreensão da disciplina; e no segundo, serão analisadas diferentes séries de imagens medievais, organizadas por suporte e por período.

Programa C
Analisar criticamente as representações de ciência e técnica na arte, discutindo-as como produtos de relações sociais, econômicas e culturais.
 
 
 
Programa
Programa A
1. Apresentação da proposta; discussão sobre os temas:
a)Desde quando somos “modernos”?
b)O lugar da crítica de arte e de cultura na formação do Brasil Moderno.
c)Momentos decisivos e formação da cultura moderna no Brasil.
2.O Lugar das idéias no Brasil ou Sobre atraso e deslocamento.
3. A crítica moderna e o século XIX
4. Modernismo e Modernidade nos anos 20.
a)Artes Plásticas, política e cultura no Modernismo.
b)Cinema
5.Mário Pedrosa e a política das artes: desenvolvimentismo, abstracionismo e Bienais (anos 50 e 60).
6.Anos 60/70 ou Terra em Transe.
7.Tropicalismo e Marginalismo diante da ditadura:
8. Da crise dos anos 80 ao Brasil pós-real

Programa B
1- Questões de historiografia: a criação do românico e do gótico e suas apropriações
 
2- Escritos medievais sobre arte e imagens
 
3- Artistas, comitentes e espectadores
 
4- O mundo românico I: arquitetura
 
5- O mundo românico II: escultura
 
6- O mundo românico III: pintura mural
 
7- O mundo românico IV: manuscritos
 
8- O mundo gótico I: arquitetura
 
9- O mundo gótico II: escultura
 
10- O mundo gótico III: pintura mural e de cavalete
 
11- O mundo gótico IV: vitrais
 
12- O mundo gótico V: manuscritos
 
13- O mundo dos objetos
 
14- Arte das margens

Programa C
1. Introdução ao curso: por que ciência e arte na sociedade?

2. Arte, ciência e cultura: fronteiras e passaportes

3. História das idéias nas pinturas

4. Idéias científicas, técnica e a história da arte

5. Arte, técnica e o espectador

6. Arte como comentário político

7. A criação da natureza pela técnica

8. Iluminismo, industrialização e as artes

9. Modernismo e a história da técnica

10. Arte e trabalho

11. Modernismo no Brasil
 
 
 
Avaliação
     
Método
Programa A. Aulas expositivas, discussões abertas em torno de textos e documentos propostos; debates sobre os temas e os textos, análises de documentação individual e em grupo. Programa B. Prova escrita, trabalho escrito e seminários. Programa C. Seminários e monografia.
Critério
Programa A. Participação nas discussões em sala de aula; avaliação dos trabalhos e dos seminários. Programa B. Frequência às aulas; participação nas discussões em sala; capacidade de argumentação crítica e de problematização; articulação entre ideias e leituras; consistência teórica e historiográfica; clareza, coerência e correção na expressão oral e escrita. Programa C. Média ponderada entre seminário - peso 1; monografia - peso 2
Norma de Recuperação
Programa A. Terão acesso à recuperação os alunos que cumprirem a freqüência mínima exigida. Neste caso, deverão apresentar trabalho adicional a ser combinado com o professor. Programa B. Os alunos em recuperação deverão fazer uma prova escrita ou trabalho escrito. Programa C. Prova oral.
 
Bibliografia
     
Programa A

ADORNO, T. W. “Sociologia da arte e da música”, in Temas Básicos da Sociologia (Adorno e Horkheimer, orgs.), São Paulo: Cultrix, 1978.
______________ Minima Moralia. São Paulo: Ática, 1989.
ADORNO, T. W. e HORKHEIMER, M. “A Indústria Cultural: O Esclarecimento como Mistificação das Massas”, in Dialética do Esclarecimento, Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.
ANDERSON, Perry. Afinidades seletivas. São Paulo: Boitempo, 2002.
ALAMBERT, F. e CANHÊTE, P. Bienais de São Paulo: da era do Museu à era dos curadores. São Paulo: Boitempo, 2004.
ARANTES, Otilia e Paulo E. Sentido da formação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
ARANTES, Paulo E. Sentimento da dialética. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.
________________ “Sofística da assimilação”, in praga: estudos marxistas. São Paulo: HUCITEC, n° 8, agosto de 1999.
ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
__________________  Arte e crítica de arte. Lisboa: Editorial Estampa, 1995.
BENJAMIN, Walter: Obras Escolhidas, v.1, 2 e 3. São Paulo: Brasiliense, 1989.
BERMAN, Marshall. Aventuras no marxismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
BERNARDET, Jean Claude. Brasil em tempo de cinema. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1967.
CANDIDO, Antonio: Literatura e Sociedade, São Paulo: Publifolha, 2000.
CEVASCO, M. Elisa. Dez lições sobre Estudos Culturais. São Paulo: Boitempo, 2003.
_________________ Para ler Raymond Williams. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.
CHARNEY, Leo e SCHWARTZ, Vanessa R. O cinema e a invenção da vida moderna. São Paulo: Cosac & Naify, 2001.
GODARD, Jean-Luc. Introdução a uma verdadeira história do cinema. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
GREENBERG, Clement. Arte e cultura: ensaios críticos. São Paulo: Ática, 1996.
GULLAR, Ferreira. Cultura posta em questão. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1965.
HAUSER, Arnold: “A Era do Filme”, in História social da literatura e da arte, São Paulo: Martins Fontes, 2000.
JAMESON, Fredric. Cultura do dinheiro: ensaios sobre a globalização. Petrópolis: Vozes, 2001.
________________ Pós-modernismo: a lógica cultural do capitalismo tardio. São Paulo: Ática, 2002.
MACHADO, Rubens. São Paulo em movimento: a representação cinematográfica da metrópole nos anos 20. São Paulo: dissertação de mestrado, ECA-USP, 1989.
MARCUSE, Herbert. A dimensão estética. São Paulo: Martins Fontes, 1981.
MOTA, Carlos Guilherme. Ideologia da cultura brasileira. São Paulo: Ática, 1985.
SCHAPIRO, Meyer: A Arte Moderna, séculos XIX e XX, São Paulo: Edusp, 1996.
SCHORSKE, Carl: Viena Fin-de-siècle, São Paulo: Cia das Letras, 1989.
WILLIAMS, Raymond. Cultura. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
SEVCENKO, Nicolau. Orfeu extático na metrópole. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
XAVIER, I. Alegorias do subdesenvolvimento: cinema novo, tropicalismo, cinema marginal. São Paulo: Brasiliense, 1991.
__________ O cinema brasileiro moderno. São Paulo: Paz e Terra, 2001, col. Leituras.
__________ Sertão Mar: Glauber Rocha e a estética da fome. São Paulo: Brasiliense/EMBRAFILME, 1983.

Programa B

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Programa C

Bibliografia dos Seminários
Baxandall, Michael. Padrões de intenção. S. Paulo: Cia. das Letras, 2006 
Bronowski, J.O olho visionário, ensaios s/arte, literatura e ciência. Brasília: Unb, 1998
Cardoso, Rafael. Arte brasileira em 25 quadros. R. Janeiro: Record, 2008
Casati, Roberto. A descoberta da sombra. S. Paulo: Cia. das Letras, 2001
Clark, T.J.. A pintura da vida moderna. S.Paulo: Cia. das Letras, 2004
Fer, Briony et al. Realismo, racionalismo, surrealismo. S. Paulo: Cosac&Naify, 1998 
Frascina, Francis et al. Modernidade e modernismo. S. Paulo: Cosac & Naify, 1998
Gay, Peter. Modernismo. O fascínio da heresia. S. Paulo: Cia. das Letras, 2009
Harrison, Charles et al. Primitivismo, cubismo, abstração. S. Paulo: Cosac&Naify, 1998
Henderson, Wiliam. A revolução industrial. S. Paulo: Edusp, 1979
Kemp, Martin. Leonardo da Vinci. R. Janeiro: Jorge Zahar, 2005
Lobo, Huertas. A arte e a revolução industrial - séc. XVIII/XIX. Lisboa: Horizonte, 1985
Manguel, Alberto. Lendo imagens. S. Paulo: Cia das Letras, 2001
Ortega y Gasset. A desumanização da arte. S. Paulo: Cortez, 1991
Palhares, Taísa (org.). Arte brasileira na Pinacoteca. S. Paulo: Cosac&Naify, 2009
Schama, Simon. Paisagem e memória. S. Paulo: Cia. das Letras, 1996
Schama, Simon. O poder da arte. S. Paulo: Cia. das Letras, 2010
Thuillier, Pierre. De Arquimedes a Einstein. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994
Wagensberg, Jorge. La rebelión de las formas. Barcelona: Tusquets, 2004
Wolheim, Richard. A pintura como arte. S. Paulo: Cosac & Naify, 2002 

Bibliografia Adicional 
Alpers, Svetlana. O projeto de Rembrandt. S. Paulo: Cia. das Letras, 2010 
Argan, Giulio. Clássico e anticlássico. S. Paulo: Cia. das Letras, 1999 
Argan, Giulio. Clássico e anticlássico. S. Paulo: Cia. das Letras, 1999 
Braudel, Fernand. O modelo italiano. S. Paulo: Cia. das Letras, 2007 
Castelnuovo, Enrico. Retrato e sociedade na arte italiana. S. Paulo: Cia. Letras, 2006  
Cumming, Robert. Para entender a arte. S. Paulo: Ática, 1996
Cumming, Robert. Para entender os grandes pintores. S. Paulo: Ática, 1998
Duby, George. História artística da Europa. Idade Média. R. Janeiro: Paz&Terra, 2002
Eco, Umberto. Arte e beleza na estética medieval. R. Janeiro: Record, 2010
Fischer, Ernst  - A necessidade da arte. São Paulo: LTC, 2007
Hagen, Rose-Marie e Reiner. What great paintings say, 3 v. Köln: Taschen, 1997
Liechtenstein, Jacqueline (org.) – A pintura. Vol. 4: o Belo. São Paulo: 34, 2004
Magalhães, Gildo. Introdução à metodologia da pesquisa. S. Paulo: Ática, 2005
Read, Herbert – Arte e alienação. Rio de Janeiro: Zahar, 1968
Salgueiro, Heliana. Paisagem e arte. S. Paulo: ECA/USP, 2000
Schneider, Norbert. Still life. Köln: Taschen, 1990
Schneider, Norbert. The portrait. Köln: Taschen, 1994
Snow, Charles P. As duas culturas. S.Paulo: Edusp, 1995

Sites (gratuitos): www.wga.hu e www.artcyclopaedia.com
 

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