Procurar traçar um panorama das artes visuais (artes plásticas e cinema) no Brasil recente através da crítica de obras, da crítica especializada e da historiografia (usando também recursos da crítica literária), aproximando e cruzando linhas de reflexão que toquem simultaneamente as formas de representação simbólica e cultural e as representações político-historiográficas sobre os sentidos e as definições das formas artísticas no contexto brasileiro. Com isso poderemos estudar não apenas os sentidos das formas criadas pelos agentes, mas, ao mesmo tempo, quais foram (ou ainda são) os pressupostos usados para interpretar historicamente as artes visuais no Brasil.
Apresentação da proposta e discussão sobre os temas: a) Desde quando somos "modernos"? b) O lugar da crítica de arte e de cultura na formação do Brasil Moderno. c) Momentos decisivos e formação da cultura moderna no Brasil.
A 1. Apresentação da proposta; discussão sobre os temas: a)Desde quando somos “modernos”? b)O lugar da crítica de arte e de cultura na formação do Brasil Moderno. c)Momentos decisivos e formação da cultura moderna no Brasil. 2.O Lugar das idéias no Brasil ou Sobre atraso e deslocamento. 3. A crítica moderna e o século XIX 4. Modernismo e Modernidade nos anos 20. a)Artes Plásticas, política e cultura no Modernismo. b)Cinema 5.Mário Pedrosa e a política das artes: desenvolvimentismo, abstracionismo e Bienais (anos 50 e 60). 6.Anos 60/70 ou Terra em Transe. 7.Tropicalismo e Marginalismo diante da ditadura: 8. Da crise dos anos 80 ao Brasil pós-real. 9. Dos Parangolés de Oiticica às Caravanas de Chico Buarque
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