- Propiciar ao graduando o contato inicial com a pesquisa científica no campo historiográfico - Aprofundar leituras historiográficas voltadas para temas monográficos de pesquisa - Incrementar a formação teórico-metodológica do graduando em História - Acompanhar, na forma de tutorias, a trajetória de pesquisa de alunos de Iniciação Científica
A experiência da pesquisa histórica na graduação é fundamental como parte do Projeto Político-Pedagógico do curso de História e do princípio da junção entre ensino e pesquisa na formação do graduando que rege o projeto departamental do Departamento de História. Neste sentido, as disciplinas de Introdução à Pesquisa, focada no aprimoramento de práticas de levantamento de fontes, leituras temáticas, análise documental e produção de textos, permitem ao graduando desenvolver suas habilidades no campo da pesquisa historiográfica e desenvolvimento de projetos de pesquisa de Iniciação Científica.
- A pesquisa em História: noções básicas - Delimitação do tema - Levantamento bibliográfico e levantamento documental (fontes primárias) - Prospecção de bibliografia e fontes em meio digital - Revisão bibliográfica temática: critérios e procedimentos - Delimitação de objeto e problemáticas de pesquisa
BALTAR, Marcos Antonio Rocha e outros. Leitura e produção textual acadêmica I. Florianópolis: LLE/CCE/UFSC, 2011. BLOCH, Marc. A apologia da História ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2001. FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Código de Boas Práticas Científicas. São Paulo: Fapesp, 2014. ECO, Umberto. Como se faz uma tese. 21ª edição, São Paulo: Perspectiva, 2008. FLÔRES, Lúcia Locatelli e outros. Redação: o texto técnico-científico e o texto literário. Florianópolis: EdUFSC, 1994 FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. Cortez, 1986. KING, Stephen. Sobre a escrita. A arte em memórias. Rio de Janeiro: Suma de Letras, 2015. KLEIMAN, Angela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. Campinas, SP: Pontes, 2000. KROKOSCZ , Marcelo. Outras palavras sobre autoria e plágio. São Paulo: Atlas, 2015. LEITE, Ligia Chiappini M. (coord.) Aprender e ensinar com textos. São Paulo: Cortez, 1997. v. 1-10. MATTOS, Ilmar Rohllof de. "Mas não somente assim!" Leitores, autores, aulas como texto e o ensino-aprendizagem de História. Revista Tempo, 2006 11(21). Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-77042006000200002 OLIVEIRA, Jorge Leite de. Texto acadêmico. Petrópolis, RJ: Vozes,2005 PIETRI, Emerson. Práticas de leitura e elementos para a atuação docente. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007. RODRIGUES, André Figueiredo. Como elaborar e apresentar monografias. São Paulo: Humanitas, 2008. SACRINI, Marcus. Leitura e escrita de textos argumentativos. São Paulo: EDUSP, 2022.