A disciplina tem como objetivo introduzir os estudos históricos dos processos de produção, circulação de conhecimentos científicos a partir do que se denomina o nascimento da ciência moderna. Busca-se discutir as transformações históricas das ciências, inclusive suas controvérsias teóricas e práticas, bem como questões relativas ao ensino de ciências e da divulgação científica. Diversos autores sugerem que para compreender a atividade científica e técnica faz-se necessário empreender análises contextuais e situadas e discutir as ciências e técnicas também como práticas e elementos de cultura. Busca-se empreender o estudo e análise das visões sobre a natureza e a constituição de ciências da matéria, dos seres vivos e da sociedade, mostrando aspectos de descontinuidades e permanências.
Introduzir os estudos históricos dos processos de produção e circulação de conhecimento científico; estudo e análise das diferentes visões sobre história das ciências e suas relações com os temas da natureza e sociedade; discutir as transformações históricas das ciências em suas controvérsias teóricas e práticas; analisar questões referentes ao ensino de ciências e à divulgação científica.
• A historicidade da ciência • História da ciência e ensino de ciências • Representações da natureza e os processos de formação de campos científicos específicos • A Revolução Científica • Filosofia mecânica e história natural • A Revolução Química • A teoria da evolução e a nova biologia • Relações entre a ciência, técnica e tecnologia • Formação e crise dos paradigmas científicos • Institucionalização da ciência, ciência local e universal • Relações entre ciência e religião, entre outras variáveis do processo histórico • Estudos de ciência e tecnologia: novas abordagens • História e historiografia, ensino de ciências e divulgação científica • Ciência, tecnologia e dilemas éticos no mundo contemporâneo
BELL, Madison. Lavoisier no Ano Um. São Paulo: Cia. das Letras, 2007.BERNAL, John. Ciencia e industria en el siglo XIX. Martínez Roca, 1973.BIZZO, N. História de la ciencia y enseñanza de la ciencia: ¿Qué paralelismo cabe estabelecer. CL & E: Comunicación, lenguaje y educación, 18, 05-14. 1993.BLOOR, David. Conhecimento e imaginário social. Tradução Marcelo do Amaral Penna-Forte. São Paulo: Editora UNESP, 2009. BURKE, Peter. Uma história social do conhecimento de Gutenberg a Diderot. Tradução Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, CARON, Joseph A. “‘Biology’ in the Life Sciences: A Historiographical Contribution”. History of Science, XXVI, 1988, pp. 223-268.CARRARA, Ernesto e MEIRELLES, Hélio. A Indústria Química e o Desenvolvimento do Brasil. Metalivros, 1996. DJERASSI, Carl e HOFFMANN, Roald. Oxigênio. Vieira & Lent, 2004.FARADAY, Michael. A história química de uma vela. São Paulo: Contraponto, 2003.FLECK, Ludwik. Génese e desenvolvimento de um fato científico. Tradução Georg Otte e Mariana Camilo de Oliveira. Belo Horizonte: Fabrefactum, 2010.GOULD, Stephen Jay. Pilares do Tempo: Ciência e Religião na Plenitude da Vida. Tradução de F. Rangel; Rio de Janeiro: Rocco, 2002.GOULD, Stephen Jay. Viva o brontossauro. São Paulo: Cia. das Letras, 1992.HECHT, Laurence, “Mysterium Microcosmicus: the geometric basis for the periodicity of the elements”, 21st Century vol1, nº 2, 1988.HELLMAN, Hal. Grandes debates na ciência. São Paulo: UNESP, 1999.HÖSLE, Vittorio e Illies, Christian. Darwinism & philosophy. University of Notre Dame, 2005.JACOB, François. A Lógica da Vida: Uma História da Hereditariedade. Trad. de Ângela Loureiro de Souza; Rio de Janeiro: Edições Graal, 1983.KELLER, Evelyn Fox. O Século do Gene. Tradução de Nelson Vaz; Belo Horizonte: Crisálida, 2002.KELLER, Evelyn Fox. Refiguring life. Columbia University, 1995.LANGEVIN, Paul. “O Valor Educativo da História das Ciências”. In: GAMA, Ruy. Ciência e Técnica: Antologia de Textos Históricos. São Paulo: T. A. Queiroz, 1992.LATOUR, Bruno & WOOLGAR, Steve. A vida de laboratório: a produção dos fatos científicos. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1997. LATOUR, Bruno. A esperança de Pandora. Tradução Gilson César Cardoso de Sousa. Bauru, São Paulo: EDUSC, 2001. LATOUR, Bruno. Ciência em ação. São Paulo: Unesp, 2000. LE COUTEUR, P. e BURRESON, J.. Os botões de Napoleão. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2006. LEICESTER, Henry. The historical background of chemistry. Dover, 1971.LEVI, Primo. A Tabela Periódica. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1994.MAAR, Juergen. Pequena História da Química. Papa-livro, 1999.MAGALHÃES, Gildo – Introdução à metodologia da pesquisa: caminhos da ciência e tecnologia. São Paulo: Ática, 2005.MARGULIS, Lynn e Sagan, Dorion – O que é vida? Rio de Janeiro, J. Zahar, 2002.MAYR, Ernst. Biologia, Ciência Única. Tradução de Marcelo Leite; São Paulo: Companhia das Letras, 2005.MOTOYAMA, Shozo (Org.). Prelúdio para uma História: Ciência e Tecnologia no Brasil. São Paulo: EDUSP, 2004.RHEINBOLDT, Heinrich. História da Balança. São Paulo: Edusp, 1988.ROSE, Steven et al. - Not in our genes. Penguin, 1984.ROSEN, George – Uma história da saúde pública. São Paulo: Unesp, 1994.SACKS, Oliver. Tio Tungstênio. São Paulo: Cia. das Letras, 2002.SERRES, Michel (Dir.). Elementos para uma História das Ciências. Lisboa: Terramar, 3 vols.,1996.THOMAS, Keith. O Homem e o Mundo Natural: Mudanças de Atitude em Relação às Plantas e aos Animais (1500-1800). Trad. de João Roberto Martins Filho; São Paulo: Companhia das Letras, 1989.THUILLIER, Pierre. De Arquimedes a Einstein: A Face Oculta da Invenção Científica. Tradução de Maria Inês Duque-Estrada; Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1994.