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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
História
 
Disciplina: FLH0640 - História das Ciências
History of the Sciences

Créditos Aula: 5
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 105 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
A disciplina tem como objetivo introduzir os estudos históricos dos processos de produção, circulação de conhecimentos científicos a partir do que se denomina o nascimento da ciência moderna. Busca-se discutir as transformações históricas das ciências, inclusive suas controvérsias teóricas e práticas, bem como questões relativas ao ensino de ciências e da divulgação científica. Diversos autores sugerem que para compreender a atividade científica e técnica faz-se necessário empreender análises contextuais e situadas e discutir as ciências e técnicas também como práticas e elementos de cultura. Busca-se empreender o estudo e análise das visões sobre a natureza e a constituição de ciências da matéria, dos seres vivos e da sociedade, mostrando aspectos de descontinuidades e permanências.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
954874 - Francisco Assis de Queiroz
943979 - Gildo Magalhães dos Santos Filho
1514530 - Márcia Regina Barros da Silva
 
Programa Resumido
Introduzir os estudos históricos dos processos de produção e circulação de conhecimento científico; estudo e análise das diferentes visões sobre história das ciências e suas relações com os temas da natureza e sociedade; discutir as transformações históricas das ciências em suas controvérsias teóricas e práticas; analisar questões referentes ao ensino de ciências e à divulgação científica.
 
 
 
Programa
•	A historicidade da ciência
•	História da ciência e ensino de ciências
•	Representações da natureza e os processos de formação de campos científicos específicos
•	A Revolução Científica
•	Filosofia mecânica e história natural
•	A Revolução Química
•	A teoria da evolução e a nova biologia
•	Relações entre a ciência, técnica e tecnologia
•	Formação e crise dos paradigmas científicos 
•	Institucionalização da ciência, ciência local e universal
•	Relações entre ciência e religião, entre outras variáveis do processo histórico
•	Estudos de ciência e tecnologia: novas abordagens
•	História e historiografia, ensino de ciências e divulgação científica
•	Ciência, tecnologia e dilemas éticos no mundo contemporâneo
 
 
 
Avaliação
     
Método
Métodos utilizados
Aulas teórico-expositivas
Análise de textos
Apresentação e análise de filmes e/ou documentários
Seminários

Atividades discentes
Leituras programadas
Seminários
Participação nas aulas e demais atividades relacionadas ao curso.
Critério
A avaliação terá por base a realização de seminário, trabalho e/ou prova escrita e/ou oral sobre os temas e textos trabalhados ao longo do curso.
Norma de Recuperação
A recuperação será possível aquele(a) que frequentar pelo menos 70% das aulas do curso e que tenha realizado pelo menos uma das duas provas solicitadas. A recuperação poderá consistirá: na entrega de trabalho e resenha de 50% dos textos lidos durante o curso em prazo a ser estipulado; em prova escrita e/ou oral ou trabalho sobre o conteúdo discutido no curso.
 
Bibliografia
     
BELL, Madison. Lavoisier no Ano Um. São Paulo: Cia. das Letras, 2007.
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THUILLIER, Pierre. De Arquimedes a Einstein: A Face Oculta da Invenção Científica. Tradução de Maria Inês Duque-Estrada; Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1994.
 

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