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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
História
 
Disciplina: FLH0643 - História da América Colonial
Colonial America History

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
A disciplina tem um duplo objetivo. Por um lado, esta pretende compreender a diversidade étnica da América bem como os processos de conflitos e acomodações entre a cultura europeia, as culturas indígenas e as culturas africanas. Para tanto, apresenta uma seleção de temas e conceitos que elucidam os processos históricos que marcaram a formação das sociedades americanas, da Conquista à Independência. Devido à abrangência temporal e espacial do curso, o enfoque recai sobre as principais áreas de colonização espanhola, isto é, a Nova Espanha e o Peru e sobre as colônias de plantation no Caribe inglês e francês, com algumas incursões nas áreas de colonização inglesa na América continental. Por outro lado, a disciplina procura contribuir para a formação de professores no Ensino Fundamental e Médio. Isto ocorre tanto por meio do aprimoramento de competências e habilidades relacionadas à expressão em língua portuguesa (o que se dá com atividades específicas de interpretação e produção de textos, com a construção de procedimentos de análise documental, distinguindo as diferentes linguagens e suas implicações nos processos de interpretação dos dados que podem ser coletados, e com o tratamento substantivo das linguagens visuais em suas interfaces com a linguagem verbal), como pelo engajamento dos alunos em múltiplas experiências pedagógicas (seminários, preparação de aulas, atividades extraclasses).
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
362384 - Carlos Alberto de Moura Ribeiro Zeron
65389 - Dario Horacio Gutierrez Gallardo
1793199 - Rafael de Bivar Marquese
 
Programa Resumido
A disciplina seleciona diversos tópicos que explicam a formação da América colonial. A ênfase recai no estudo dos padrões de organização econômica e social das civilizações americanas originárias, o impacto da conquista européia e a reação a ela dos povos indígenas, as grandes linhas do processo de colonização da América, e a crise do sistema colonial. Para cada um dos temas abaixo discriminados, são desenvolvidas múltiplas atividades de pesquisa, coleta e análise documental.
 
 
 
Programa
1- Populações americanas Maias Incas Astecas Crítica bibliográfica.
2- A expansão marítima e comercial. 
3- O significado da expansão marítima e dos descobrimentos a partir do contexto europeu.
4- A expansão portuguesa, espanhola, francesa e holandesa.
5- O absolutismo, o mercantilismo e o particularismo jurídico-institucional dos impérios coloniais. 
6- A colonização da América espanhola . Destruição, construção e integração de uma cultura colonial. 
7- Os primeiros cronistas.
8- Arquitetura político-econômica dos impérios coloniais da América.
9- O pluralismo das tradições e a mestiçagem. 
10- Relações de trabalho na América espanhola.
11- América Barroca.
12- A colonização inglesa: Colônias de povoamento e colônias de exploração.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Prova ou Trabalho escrito.
Critério
A avaliação será baseada em duas provas, na participação em seminários e debates e na elaboração de fichamentos de leituras e trabalhos a respeito de temas constantes do programa do curso. A primeira prova, no meio do semestre, será elaborada pelos alunos, na sala de aula, dentro de um prazo pré-estabelecido e a partir de uma lista prévia de temas. A prova final realizada na sala de aula, também a partir da escolha de um tema já divulgado anteriormente, podendo eventualmente ser substituída ou complementada com trabalho final. A participação nos debates e eventuais seminários serão também passíveis de avaliação. No decorrer do semestre se proporá a entrega de um ou dois trabalhos em grupo a respeito de itens do curso e de fichamentos de leitura.
Norma de Recuperação
Prova (escrita ou oral) ou apresentação de trabalho.
 
Bibliografia
     
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