Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
História
 
Disciplina: FLH0653 - História e Imagem [7- Ensino de História e Pesquisa]
History and image

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2023 Desativação:

Objetivos
O curso pretende fornecer um panorama de contribuições representativas das diversas ciências humanas ao estudo da imagem – da história da arte à sociologia, da antropologia à semiologia -, analisar criticamente a trajetória da disciplina historiográfica em função do tratamento dispensado às fontes iconográficas e, por fim, passar em revista crítica alguns estudos de casos concretos, da Antiguidade à Época Contemporânea.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1316101 - Marcelo Aparecido Rede
 
Programa Resumido
Desde sua constituição, no século XIX, a historiografia moderna privilegiou o texto como fonte documental. Do mesmo modo, em sintonia com a tradição humanística e filosófica ocidental, conferiu à palavra, particularmente à palavra escrita, uma importância matricial como elemento de organização social e um potencial ímpar na construção do conhecimento. Por decorrência, a imagem (como a cultura material, em geral) foi confinada a certas zonas específicas de reflexão, como a história da arte e a estética. Nas últimas décadas, porém, esse cenário vem sendo questionado e esforços consideráveis têm sido feitos para inserir a iconografia na operação historiográfica, bem como para analisar historicamente os fenômenos imagéticos. Isso implica o desenvolvimento de novas abordagens do processo social, que considerem sua dimensão visual, e de instrumentais teórico-metodológicos que explorem adequadamente a imagem como fonte documental.
 
 
 
Programa
- A constituição da historiografia moderna e o problema das fontes: textos, cultura material, imagens; 
- Abordagens da imagem, tendências e debates: história da arte (da iconologia renascentista ao século XX); 
- Sociologia da arte; Antropologia das imagens:  psicologia social e psiquiatria; semiologia e linguística; 
- O ‘visual turn’; Sociedade, materialidade, visualidade; 
- A imagem como artefato cultural; 
- O problema da percepção visual: do biológico ao social; 
- Historiografia e imagens: relações, limites e possibilidades; 
- Perspectivas recentes de uma história a partir das imagens; 
- Problemas metodológicos da análise iconográfica
 
 
 
Avaliação
     
Método
a) aulas expositivas teóricas, abordando as principais tendências das relações entre as ciências humanas e a iconografia, bem como os diversos problemas do tratamento da imagem como fenômeno social; b) seminários, compostos de exercícios de análise de fontes iconográficas e/ou de estudos historiográficos sobre imagens. Os casos cobrirão um recorte espaço-temporal amplo e variado, da Antiguidade à Época Contemporânea. c) atividades discentes: participação nas aulas expositivas e nos seminários; realização de leituras programadas.
Critério
participação no seminário em grupo e trabalho final individual, consistindo na análise crítica de textos historiográficos e/ou fontes, em articulação com o conteúdo do curso.
Norma de Recuperação
resenha bibliográfica e/ou análise de fonte iconográfica.
 
Bibliografia
     
- Alloa, Emmanuel (ed.) - Penser l’image. Dijon: Les Presses du Réel, 2010. 
- Alloa, Emmanuel (ed.) - Penser l’image II. Anthropologie du visuel. Dijon: Les Presses du Réel, 2015.
- Alloa, Emmanuel & Cappelletto, Chiara (eds.) - Dynamis of the image. Moving images in a global world. Berlin-Boston : De Gruyter, 2020.
- Almont, Jacques – A imagem. Campinas : Papirus, 1993.
Barnaby, Edward - Realistic critiques of visual culture. Cham, Switzerland: Palgrave-Macmillan, 2018.
- Bazin, Germain – História da história da arte. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
- Belting, Hans - Pour une anthropologie des images. Paris: Gallimard, 2004.
- Belting, Hans - Likeness and presence. A history of the image before the era of art. Chicago: The University of Chicago Press, 1994.
- Belting, Hans – O fim da história da arte. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
- Brennan, Teresa & Jay, Martin (eds.) - Vision in context: historical and contemporary perspectives on sight. New York: Routledge, 1996.
- Bryson, Norman; Holly, Michael Ann & Moxey, Keith (eds.) - Visual culture: images and interpretations. Middletown: Wesleyan University Press, 1994.
- Burke, Peter – Testemunha ocular. História e imagem. Bauru: Edusc, 2004.
- D’Alleva, Anne – Methods and theories of art history. London: Lawrence King, 2012.
- Dierkens, Alain et alii (eds.) – La performance des images. Bruxelles: Éditions de l’Université de Bruxelles, 2010.
- Dikovitskaya, Margaret – Visual culture: the study of the visual after the cultural turn. Cambridge, MA: The MIT Press, 2006.
- Elkins, James – Visual studies. A skeptical introduction. New York: Routldege, 2003.
- Elkins, James & Naef, Maja (ed.) – What is an image? Pennsylvania: The Pennsylvania State University Press, 2011.  
- Freedberg, David - The power of images: Studies in the history and theory of response. Chicago: The University of Chicago Press, 1989.
- Gauthier, G. – Vingt une leçons sur l’image et le sens. Paris, 1989.
- Gell, Alfred - Art and agency: An anthropological theory. Oxford: Oxford University Press, 1998.
- Hentschel, Klaus - Visual cultures in Science and technology. A comparative history. Oxford: Oxford University Press, 2019.
- Holly, Michael Ann & Moxey, Keith (eds.) - Art history, aesthetics, visual studies. New haven: Yale University Press, 2002.
- Jay, Martin & Ramaswamy, Sumathi (eds.) - Empires of vision. A reader. Durham-London: Duke University Press, 2014.
- Luhmann, Niklas - Art as a social system. Stanford: Stanford University Press, 2000.
- Meneses, Ulpiano T. B. - Fontes visuais, cultura visual, História visual. Balanço provisório, propostas cautelares. Revista Brasileira de História, 23 (45), 2003, p. 11-36.
- Meneses, Ulpiano T. B. - História e imagem: iconografia/iconologia e além. In: Cardoso, Ciro Flamarion & Vainfas, Ronaldo (Eds.) – Novos domínios da história. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012, p. 243-262.
- Mirzoeff, Nicholas – The right to look. A counterhistory of visuality. Durham: Duke University Press, 2011.
- Mirzoeff, Nicholas (ed.) – The visual culture reader. London: Routledge, 2013.
- Mitchell, William J. T. - Iconology: image, text, ideology. Chicago, 1989.
- Mitchell, William J. T. – Picture theory. Chicago: The University of Chicago Press, 1995.
- Mitchell, William J.T. - What do pictures want? Chicago: The University of Chicago Press, 2005.
- Moxey, Keith – Visual Time. The image in history. Durham: Duke University Press, 2013.
- Neiva Jr, Eduardo – A imagem. São Paulo: Editora Ática, 1994.
- Pink, Sarah (ed.) - The future of visual anthropology. Engaging the senses. London: Routledge, 2006.
Rose, Gillian & Tolia-Kelly, Divya (eds.) - Visuality/Materiality. Images, objects and practices. Surrey: Ashgate, 2012. 
- Vovelle, Michel – Imagens e imaginário na história. São Paulo: Editora Ática, 1997.
- Woodiwiss, Anthony – The visual in social theory. London: The Athlone Press, 2001. 


 

Clique para consultar os requisitos para FLH0653

Clique para consultar o oferecimento para FLH0653

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP