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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
História
 
Disciplina: FLH0800 - História Indígena
Amerindian History

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2023 Desativação:

Objetivos
A disciplina História indígena almeja três objetivos igualmente principais. Em primeiro lugar, introduzir o estudante de História nesse campo do conhecimento e em seus principais debates e diálogos interdisciplinares, abordando questões como: O que é História indígena? Quais as fontes existentes e as metodologias empregadas para seu estudo? Quais os principais canais de diálogos e debates com os estudos de Arqueologia e Etnologia? Em segundo lugar, apresentar resultados concretos dessa abordagem histórica sobre a América indígena nos períodos pré-colombiano, colonial e contemporâneo por meio de uma introdução mínima à história de suas macrorregiões histórico-culturais: América do Norte, Mesoamérica, Circuncaribe, Andes Centrais, Sul da América do Sul e Terras Baixas da América do Sul, subdividida em Grande Amazônia, Costa do Brasil, Brasil Central e Sul do Brasil. Em terceiro lugar, ao apresentar e analisar os temas relativos aos dois objetivos anteriores, também se procurará refletir sobre a presença da história e cultura indígenas nos manuais de História, nos currículos escolares ou nos livros didáticos, que conformam as partes fundamentais do entendimento que professores e estudantes de História possuem sobre as populações ameríndias.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
307878 - Eduardo Natalino dos Santos
 
Programa Resumido
Desde a institucionalização acadêmica das Ciências Humanas no século XIX, a Arqueologia e a Antropologia têm sido as disciplinas que mais intensamente se dedicaram à compreensão da história e da cultura dos povos ameríndios, apresentando, segundo seus objetivos, fontes e abordagens, resultados robustos e significativos, especialmente sobre os períodos pré-colombiano e os séculos XIX e XX. No entanto, como inevitavelmente ocorre com todas as disciplinas acadêmicas, os objetivos, abordagens e fontes da Arqueologia e da Etnologia privilegiaram certos aspectos culturais e períodos da história indígena, deslocando outros para o segundo plano. Muitos desses aspectos e períodos são constituídos por material bastante familiar ao ofício do historiador e à disciplina História: a relevância da atuação dos indivíduos e dos grupos sociais na construção de acontecimentos, conjunturas, processos e estruturas sociopolíticas, assim como suas articulações; as transformações e a diacronia da vida social e sua articulação com fenômenos de longa ou longuíssima duração, como suas estruturas sociopolíticas ou suas tradições de pensamento; e a relação entre o conhecimento acadêmico, a memória social, o ensino de História e os próprios agentes da história estudada. Com base nessa experiência, especialmente nas últimas quatro décadas, um crescente número de pesquisas no campo da História tem se dedicado a responder essas ou semelhantes questões relativas aos povos ameríndios do período pré-colombiano, colonial ou dos séculos XIX e XX. Tais pesquisas são parte de uma área de estudos que, em diálogo com a Antropologia e a Arqueologia, tem sido chamada de História indígena.
 
 
 
Programa
Módulo I - Introdução à História indígena: Tema 1 - O campo da História indígena: objetivos, interdisciplinaridade e fontes; Tema 2 - O campo da História indígena: a memória nacional sobre os indígenas e a conjuntura sociopolítica pós 1980 no Brasil; 
Módulo II - Tempos pré-colombianos ou a América antiga: Tema 3 - O povoamento do continente americano e a constituição da diversidade cultural e sociopolítica entre os povos ameríndios; Tema 4 - As Terras baixas da América do Sul: Grande Amazônia e Costa do Brasil; Tema 5 - As Terras baixas da América do Sul: Brasil Central e Sul do Brasil; Tema 6 - Os Andes Centrais; Tema 7 - O Sul da América do Sul; Tema 8 - O Circuncaribe; Tema 9 - A Mesoamérica; Tema 10 - A América do Norte; 
Módulo III - As sociedades ameríndias e os regimes coloniais: guerras, alianças e relações sociopolíticas: Tema 11 - Indígenas e espanhóis no Circuncaribe e na Mesoamérica; Tema 12 - Indígenas e espanhóis nos Andes Centrais e no Sul da América do Sul; Tema 13 - Indígenas e espanhóis, ingleses e franceses na América do Norte; Tema 14 - Indígenas e portugueses na Costa do Brasil e na Grande Amazônia; Tema 15 - Indígenas e portugueses no Brasil Central e no Sul do Brasil; 
Módulo IV - As sociedades ameríndias e os Estados-Nações americanos: Tema 16 - As comunidades políticas indígenas nos Estados Unidos e Canadá; Tema 17 - As comunidades políticas indígenas no México; Tema 18 - As comunidades políticas indígenas na América Central e Caribe; Tema 19 - As comunidades políticas indígenas nos países andinos; Tema 20 - As comunidades políticas indígenas nos países platinos; Tema 21 - As comunidades políticas indígenas no Brasil império; Tema 22 - As comunidades políticas indígenas no Brasil república.
 
 
 
Avaliação
     
Método
1 - aulas expositivas; 2 - análises de textos historiográficos e de fontes escritas, iconográficas e pictoglíficas; 3 - seminários sobre textos historiográficos, fontes históricas ou material didático; 4 - reuniões de orientação de estudos. Atividades discentes: 1 - presença e participação nas aulas expositivas; 2 - leitura prévia dos textos, fontes e material didático que serão empregados nas aulas expositivas ou nos seminários gerais; 3 - confecção e entrega de relatórios de preparação para os seminários; 4 - presença e participação nos seminários; 5 - realização de provas escritas.
Critério
1 - relatórios de preparação para os seminários, a serem entregues ao longo do semestre e durante as aulas em que se darão os seminários dos textos ou fontes aos quais os relatórios se referem; 2 - provas escritas, individuais e com consulta, sobre as aulas expositivas, as leituras programadas e as discussões dos seminários; 3 - a nota final será a média simples entre a nota dos relatórios e a nota das provas escritas.
Norma de Recuperação
Realização de nova prova escrita. A nova nota substituirá apenas a nota anterior das provas escritas e entrará em composição com a nota obtida com os relatórios para a obtenção da média final, conforme os critérios expostos no item anterior.
 
Bibliografia
     
Obras de referência
ADAMS, Richard E. W. & MACLEOD, Murdo J. (ed.). The Cambridge history of the native peoples of the Americas. Volume II: Mesoamerica. Partes 1 e 2. Cambridge: Cambridge University Press, 1999.
BETHELL, Leslie (org.). História da América Latina. América Latina colonial. Volumes 1 e 2. Tradução Maria Clara Cescato e outros, São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo & Brasília DF: Fundação Alexandre Gusmão, 1998.
CARNEIRO DA CUNHA, Manuela (org.). História dos índios no Brasil. 2a. edição. São Paulo: Companhia das Letras & Secretaria Municipal de Cultura & Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, 1998.
SALOMON, Frank & SCHWARTZ, Stuart B. (org.). The Cambridge history of the native peoples of the Americas. Volume III: South America. Partes 1 e 2. Cambridge: Cambridge University Press, 1999.
STEWARD, Julian H. (ed.). Handbook of South American indians. 7 volumes, Washington: Government Print Office, 1946-1963.
STURTEVANT, William C. (ed.). Handbook of north american indians. Volumes 2 ao 15 e 17, Washington: Smithsonian Institution, 1978-1996.
TRIGGER, Bruce G. & WASHBURN, Wilcomb E. (ed). The Cambridge History of the Native Peoples of the Americas. Volume I: North America. Partes 1 e 2. Cambridge: Cambridge University Press, 1996.
WAUCHOPE, Robert (ed.). Handbook of Middle American Indians. 16 volumes, Austin: University of Texas Press, 1971-1976.
 

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