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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
História
 
Disciplina: FLH0802 - Cultura Política no Mundo Ibérico durante a Alta Idade Moderna (sécs. XV a XVII) [1- História Política]
Political culture in the Iberian world during High Modern Age (XV until XVII centuries)

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Carga Horária de Extensão: 20 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2025 Desativação:

Objetivos
a) Desenvolver um estudo das sociedades ibéricas no processo de consolidação das monarquias a partir do conhecimento dos seus mecanismos de construção da memória, por meio das artes e da cultura escrita, seja ela impressa ou manuscrita; b) Discutir, conhecer e problematizar os métodos e procedimentos da História Cultural, voltada para os estudos das sociedades ibéricas na Alta Idade Moderna; c) Desenvolver estratégias de leitura e investigação sobre o papel da arte em ambientes letrados e cortesãos da península ibérica e seus domínios coloniais; d) Aplicar novos métodos de análise acerca da História da Cultura Escrita nas sociedades ibéricas, seus mecanismos de registro impresso e manuscrito, bem como suportes e fixação.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
133259 - Ana Paula Torres Megiani
 
Programa Resumido
Durante os três primeiros séculos da chamada Idade Moderna as monarquias católicas ibéricas, constituídas em seus dois principais pontos de aglutinação, Espanha e Portugal, protagonizaram processos e movimentos históricos comuns a toda Europa, tais como: destacamento do poder real, consolidação da sociedade e cultura de corte, intensificação das redes de comunicação entre círculos das elites do poder, ampliação de ambientes letrados e artísticos e busca de conexões com os mais dinâmicos centros de artes e pensamento da Europa, tanto mediterrânica quanto setentrional. Tais processos foram verificados, de diferentes maneiras, nos espaços conquistados e dominados pelas coroas ibéricas no período. Todos esses movimentos dão origem a um multifacetado conjunto de plásticas culturais e representações iconográficas e escritas que revelam as várias perspectivas dessas monarquias compósitas em seus múltiplos aspectos políticos e sociais, tantos nos ambientes cortesãos quanto coloniais. Nesta disciplina buscaremos compreender o papel da circulação e usos de obras de arte, bem como da cultura escrita ao longo desses três séculos, pretende ser um meio para interpretar os mecanismos de formação dos diversos centros de irradiação de poder e expressão dos câmbios pelos quais viveram estas sociedades no momento de consolidação dos seus impérios ultramarinos.
A disciplina também destinará 20 horas para o planejamento e desenvolvimento de práticas extensionistas, a serem computadas nas ACE constantes do Histórico Escolar do aluno. Essa atividade deverá ser voltada para o público externo à Universidade, previamente delimitado pelo aluno e com aval do professor, e deverá ter caráter historiográfico, que poderá assumir diferentes formas, tais como: formação historiográfica de público- externo à universidade, formação continuada de professores da rede básica, atividades e organização de eventos culturais com temas históricos, atividades de preservação patrimonial, organização documental e direito à memória, exposições, performances teatrais, intervenções urbanas, ações vinculadas a monumentos e contra monumentos, placas comemorativas, roteiros turísticos, dentre outros, podendo ser de caráter presencial ou remoto, de acordo com as definições institucionais e normas vigentes na Universidade. O desenvolvimento das atividades se fará sob a tutoria do docente- responsável pela disciplina, sendo avaliada conforme as regras vigentes para aprovação em disciplinas, mediante relatório final e sistematização da avaliação pelo grupo social envolvido, conforme indicadores previamente definidos pelo docente e pelos alunos envolvidos.
 
 
 
Programa
Introdução à História Cultural, História da Cultura Escrita e História da Arte: bibliografia, fontes e métodos.
  
História Cultural e construção de memória nas Cortes Ibéricas da Alta Idade Moderna: procedimentos, processos e documentação.

Impressos, Manuscritos e Gravuras: o registro da notícia e da memória em Portugal e Espanha

Livros, Folhetos e Panfletos: aspectos da escrita e da leitura em Portugal e Espanha

Pintura e Escultura: formas de criação, mecenato e colecionismo

Cidades, Palácios e Jardins: arquitetura, urbanismo e natureza nos ambientes cortesãos e suas práticas de sociabilidade

Do colecionismo aos museus: gabinetes de artes e curiosidades na Península Ibérica

Relações entre poder real e arte: mecenato Filipino e formação das coleções régias

Arquivos e Memória: procedimentos das elites ibéricas no registro da memória do poder

Cerimônias e celebrações: as representações dos poderes constituídos e o encontro de tradições no mundo ibérico

 A presença das conquistas nos acervos, representações e coleções de arte da Península ibérica, séculos XV-XVII. 

 O amálgama de culturas na construção das representações nos ambientes de colonização ibérica – América, África e Ásia.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas; leitura e análise de fontes escritas e visuais; reflexão acerca dos debates historiográficos; seminários temáticos; filmes; leitura de bibliografia; pesquisa individual; exercícios coletivo de leitura de fontes e seminário.
Critério
Serão atribuídas notas a: realização de um trabalho de pesquisa temático, individual, desenvolvido pelo aluno com orientação periódica do professor, sobre tema a ser definido conjuntamente seminário com apresentação da pesquisa participação dos exercícios de interpretação de fontes visuais e escritas durante as aulas prova escritas versando sobre o conteúdo das aulas expositivas e bibliografia
Norma de Recuperação
Prova escrita Entrega de fichamentos de textos
 
Bibliografia
     
Livros e Artigos:

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Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Esta atividade deverá ser voltada para o público externo à Universidade, previamente delimitado pelo aluno e com aval do professor.
Objetivos da atividade
A atividade extensionista deverá ter caráter historiográfico, sob diversas formas, tais como: formação historiográfica de público- externo à universidade, formação continuada de professores da rede básica, atividades e organização de eventos culturais com temas históricos, atividades de preservação patrimonial, organização documental e direito à memória, podendo ser de caráter presencial ou remoto, de acordo com as definições institucionais e normas vigentes na Universidade.
Descrição da atividade
A disciplina também destinará 20 horas para o planejamento e desenvolvimento de práticas extensionistas, a serem computadas nas ACE constantes do Histórico Escolar do aluno. O desenvolvimento das atividades se fará sob tutoria de um docente e de monitorias pedagógicas, sendo avaliada conforme as regras vigentes para aprovação em disciplinas.
Indicadores de avaliação da atividade
Entrega de relatório final e sistematização da avaliação pelo grupo social envolvido e pelo aluno, conforme modelo padronizado pelo Departamento de História e indicadores previamente definidos pela Universidade (aproveitamento, presença e ampliação do conhecimento historiográfico e da história aplicada a demandas sócio- culturais).

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