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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
História
 
Disciplina: FLH0816 - História das Ciências no Brasil: buscando associações [2- História Cultural]
History of Science in Brazil: searching connections

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2023 Desativação:

Objetivos
A disciplina tem como objetivo compreender o contexto histórico a partir do qual os processos de produção e circulação de conhecimento tiveram lugar na história do Brasil em diferentes dimensões: a escrita historiográfica que permite identificar produção de conhecimento científico desde períodos cada vez mais remotos na história nacional; a especificidade do tema da natureza tropical para os conhecimentos científicos; a aquisição de conhecimentos sobre o contexto ambiental e sanitário para a institucionalização das ciências no Brasil e a formação universitária nas áreas correlatas ao debate científico. Veremos, portanto, que não há como decifrar as ciências e as tecnologias no Brasil, e mesmo na América Latina, se nos detivermos apenas na história das invenções e inovações que ocorrem, ou não, no continente. Do mesmo modo não conseguiremos apreender o significado daquilo que de fato foi construído se não somarmos tudo o que foi destruído no decorrer dos mesmos processos: objetos, técnicas, procedimentos e conhecimentos. Neste curso serão discutidos autores que buscam compreender as relações entre ciência e sociedade a partir de temas que concentram pontos de inflexão para a historiografia brasileira. A tentativa de desenhar os ganhos, as contradições e os limites no debate intelectual brasileiro para a história das ciências, das técnicas e tecnologias obriga a uma aproximação constante com a história nacional. Não se trata do questionamento mais imediato da aplicação potencial da ciência a fim de solucionar questões econômicas, aspecto intrínseco à condição do subdesenvolvimento, trata-se principalmente de tentar compreender o diminuto número de atores que na esfera das atividades científicas puderam desempenhar e atuar frente às demandas crescentes de produção de conhecimentos científicos e técnicos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1514530 - Márcia Regina Barros da Silva
 
Programa Resumido
Não há como decifrar as ciências e as tecnologias no Brasil, e mesmo na América Latina, se nos detivermos apenas na história das invenções e inovações que ocorrem, ou não, no continente. Do mesmo modo não conseguiremos apreender o significado daquilo que de fato foi construído se não somarmos tudo o que foi destruído no decorrer dos mesmos processos: objetos, técnicas, procedimentos e conhecimentos. Neste curso serão discutidos autores que buscam compreender as relações entre ciência e sociedade a partir de temas que concentram pontos de inflexão para a historiografia brasileira. A tentativa de desenhar os ganhos, as contradições e os limites no debate intelectual brasileiro para a história das ciências, das técnicas e tecnologias obriga a uma aproximação mais próxima com a história nacional. Não se trata do questionamento mais imediato da aplicação potencial da ciência a fim de solucionar questões econômicas, aspecto intrínseco à condição do subdesenvolvimento, trata-se principalmente de tentar compreender o diminuto número de atores que na esfera das atividades científicas puderam desempenhar e atuar frente às demandas crescentes de produção de conhecimentos científicos e técnicos. 
 
 
 
Programa
- História natural, práticas e projetos para os Brasis
- A saúde e a doença: sanitarismo e meio ambiente
- Instituições científicas, ensino e formação profissional
 
 
 
Avaliação
     
Método
a) Prova em sala; b) Apresentação de seminário em grupo com tema a ser escolhido; c) Trabalho individual.
Critério
A nota final corresponderá à média aritmética simples das atividades desenvolvidas no semestre. Os critérios de avaliação serão participação, leituras e discussões em sala; capacidade de argumentação e de problematização e capacidade de articulação sobre as leituras indicadas.
Norma de Recuperação
A recuperação será possível aquele(a) que frequentar pelo menos 75% das aulas e que tenha realizado pelo menos uma das atividades previstas na avaliação. A recuperação consistirá ou em uma prova, ou trabalho, a ser realizado em data posteriormente indicada.
 
Bibliografia
     
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