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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
História
 
Disciplina: FLH0817 - História e Cinema [2- História Cultural]
History and Cinema

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2023 Desativação:

Objetivos
Mapear as principais matrizes e tradições do filme histórico na cinematografia, com ênfase nas cinematografias europeias e americanas; Refletir sobre o papel do cinema de ficção na construção, monumentalização e na revisão das representações sobre o passado histórico em vários contextos históricos e sociais; Analisar o estatuto do filme histórico dentro da indústria cinematográfica e seu diálogo com a tradição do cinema autoral e com os filmes de gênero; Analisar a relação entre o filme histórico, os debates historiográficos e a heurística; Refletir sobre as relações entre estética e ideologia no filme histórico.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1648922 - Marcos Francisco Napolitano de Eugênio
 
Programa Resumido
As relações entre história e audiovisual, que nas concepções contemporâneas envolve o estudo de todas as formas e suportes de visualidade dinâmica (cinema, televisão e games), se tornaram um campo específico dos estudos históricos desde os anos 1980. Mesmo sendo uma fonte primária como outra qualquer, os estudos de cada vetor deste suporte exigem um repertório prévio de conceitos e ferramentas metodológicas. Nesta disciplina, a partir dos pressupostos gerais dos estudos históricos sobre o audiovisual, vamos focar as relações entre o cinema de ficção histórica e a matéria social e ideológica que lhe serve de inspiração. Articulando formas de representação do passado com demandas específicas da linguagem e expressão cinematográficas, a disciplina busca capacitar o graduando a partir de uma reflexão sobre as mediações entre filme, história e realidade social. Partimos do pressuposto de que a relação entre filmes e contextos históricos (de produção e de recepção) se realizam a partir do chamado “específico fílmico”, que exige do analista a constante articulação entre análise dos quadros e do fluxo da narrativa fílmica com as matérias sociais e históricas que lhes são exteriores, sem recair na teoria do reflexo do real sobre a obra de arte. Outro aspecto a ser exercitado ao longo da disciplina são as potencialidades do cinema de ficção histórica em contextos escolares, possibilitando a formação do pesquisador e do professor a um só tempo.
 
 
 
Programa
1. História e Audiovisual – Introdução Teórico-Metodológica; 2. Matrizes do filme histórico no cinema silencioso; 3. História na tradição do “melodrama hollywoodiano”; 4. História no cinema soviético de Sergei Eisenstein; 4. O cinema brasileiro e os limites da monumentalização histórica; 5. O cinema brasileiro e os limites da monumentalização histórica; 6. Gênero épico e Guerra Fria; 7. Cinema militante, revolução e história; 8.Filme histórico e crítica antiautoritária; 9. Filme histórico e história oficial no regime militar brasileiro; 10. Gênero fílmico e revisão do passado no “cinema da retomada”; 11. Cinema e escrita da história: o caso Ettore Scola; 12. História, melancolia e subjetividade: o cinema de Marco Bellochio; 13. Cinema, trauma e representação ficcional: o caso do Holocausto/Shoah
 
 
 
Avaliação
     
Método
Análise fílmica a partir da exibição de filmes na íntegra e de trechos de filmes em cada aula, buscando o “específico fílmico” na relação entre história e cinema; Debates abertos sobre o filme, tema ou texto centrais em cada aula.
Critério
Resenha crítica de um “filme histórico” de livre escolha, com amplo uso de bibliografia pertinente e fontes primárias, desde que não repita as obras exibidas em sala; Exercício de análise fílmica em formato de seminário; Preparação de um plano de aula para o ensino básico com utilização de “filmes históricos”
Norma de Recuperação
Resenha bibliográfica a partir de um tema/recorte conexo ao curso.
 
Bibliografia
     
Bibliografia do programa
LAGNY, Michele. Escrita fílmica e leitura da história. Cadernos de Antropologia da Imagem, 10, UERJ, 19-37, 2000
NAPOLITANO, Marcos. “Fontes audiovisuais: a história depois do papel” In: PINSKY, Carla. 
XAVIER, Ismail. De monumentos e alegorias políticas: a Babilônia de Griffith e a dos Taviani, In: Estudos de Cinema, (2): 125 – 152,1999; 
BAECQUE, Antoine de. Histoire et Cinéma. Paris: Cahiers du Cinéma, Les Petits Cahiers, 2008, 96p
NAPOLITANO, M. “Monumentalização e escrita filmica da história: uma comparação entre Danton e Amistad”. In: Eduardo MORETTIN; Maria Helena CAPELATO; Elias Tomé SALIBA; Marcos NAPOLITANO. (Org.). História e Cinema: dimensões históricas do audiovisual. 1 ed. São Paulo: Alameda Editorial / História Social-USP, 2007, v. , p. 65-83 “
DELAGE, Christian, “L’URSS”. In Marc Ferro (org.) Révoltes, Révolutions, Cinéma. Paris: Centre Georges Pompidou, 1989, p. 107-111
MORETTIN, E. Humberto Mauro, cinema, história. São Paulo, Editora Alameda, 2013; ALMEIDA, Claudio. O cinema como agitador de almas. São Paulo, Annablume/FAPESP, 1999
FABRIS, Mariarosaria. "Nápoles, 1943: rememorações". Comunicação apresentada no VII Seminário Nacional do Centro de Memória, UNICAMP, 13-15 de fevereiro de 2012; FABBRIS, M. “Guerra, matriz do neorrealismo”. In: O neorrealismo cinematográfico italiano. São Paulo, Edusp/FAPESP, 1996, 33-52
COOPER, Duncan. L. (2008) Dalton Trumbo vs. Stanley Kubrick in: Winkler, Martin (ed). Spartacus: Film and History, Blackwell Publishing Ltd, Oxford, UK. doi: 10.1002/9780470776605.ch2
JANOTTI, Maria de Lourdes Mônaco. “Violência política: Brasil e Argélia” In: ARIAS NETO, Jose Miguel et al. Ensaios de história política e cultural. Editora Unicentro, 2013, p. 47-82; 
AVELLAR, José Carlos. “O paraíso do espectador” In: PRUDENZI, Angela e RESEGOTTI, Elisa. Cinema político italiano. Anos 60 e 70. São Paulo, Cosac Naify, 169-199; 
VILLAÇA, Mariana. Cinema Cubano. Revolução e Política cultural. São Paulo, Alameda, 2010. 
RAMOS, Alcides Freire. Canibalismo dos fracos: cinema e História do Brasil. São Paulo/ Bauru: Edusc, 2002; 
NAPOLITANO, M. Monumentalização e escrita filmica da história: uma comparação entre Danton e Amistad. In: Eduardo MORETTIN; Maria Helena CAPELATO; Elias Tomé SALIBA; Marcos NAPOLITANO. (Org.). História e Cinema: dimensões históricas do audiovisual. 1 ed. São Paulo: Alameda Editorial / História Social-USP, 2007, v. , p. 65-83; 
VILLAÇA, Mariana M.  A cena político-cultural cubana dos anos setenta: uma análise histórica do filme A Última Ceia. In: MORETTIN, Eduardo; NAPOLITANO, Marcos; CAPELATO, Maria H.; SALIBA, Elias. (orgs.). Historia e Cinema: dimensões históricas do audiovisual. São Paulo: Editora Alameda / História Social USP, 2010, 2ª edição, p. 193-218. (1ª edição: 2007).
DÁVILA, Ignácio Del Valle. “Independência ou morte (1972) e o Centenário da Independência em São Paulo (1922)”. In: Aguiar, Carolina Amaral de ; Carvalho, Danielle Crepaldi ; Morettin, Eduardo ; Monteiro, Lúcia Ramos ; Adamatti, Margarida. (Org.). Cinema e história: circularidades, arquivos e experiência estética. 1ed.Porto Alegre: Editora Sulina, 2017, v. , p. 40-61; 
FONSECA Vitoria Azevedo da. Historia imaginada no cinema : analise de Carlota Joaquina, a princesa do Brasil e Independencia ou Morte. Dissertação de Mestrado, História, Unicamp, 2002
YOSIMOTO, Cynthia Liz. Olga Olga Benário e a Revolução de 1935: a construção fílmica de uma história.Relatório de Iniciação Científica, FAPESP, 2011; SELIPRANDY, Fernando. A luta armada no cinema. Ficção, documentário, memória. São Paulo, Intermeios, 2015 
BRUNET, Catherine. “Ettore Scola et l’histoire”. In: Le monde d’Ettore Scola. La famille, la politique et l’histoire. Paris, L’Harmattan, 2012, 251-306
BERTILLOTTI, Paola. Le fascisme au cinema. Vincere de Marco Bellocchio. Histoire@Politique. Politique, culture et societé, 12, sept 2010, www.histoire-plitique.fr 
BIOSCA, Vicente S. Representar o irrepresentável: os abusos da retórica. Projeto História, PUC/SP, 2002, 27-41; PEREIRA, Wagner P. História e memória audiovisual do Nazismo e do Holocausto In: Educando para a Cidadania e Democracia. Jornada Interdisciplinar para o Ensino do Holocausto. Programa de Estudos Judaicos/USP, 2009, 38-56(http://arqshoah.com.br/uploads/jornada/8/JORNADA24_250909101146.pdf#page=38) 

Bibliografia complementar  por temas
História e Cinema
ALMEIDA, Claudio A. O cinema como "agitador de almas": 'Argila', uma cena do Estado Novo. São Paulo, Annablume, 1999.
BAECQUE, Antoine; DELAGE, Christian (dir.). De l’histoire au cinema. Bruxellas: Editións Complexe, 1998.
BERNARDET, Jean-Claude; RAMOS, Alcides Freire. Cinema e História do Brasil. São Paulo: Contexto, 1988
BRUNET, Catherine. Le monde d’Ettore Scola. La famille, la politique et l’histoire. Paris, L’Harmattan, 2012 (4eme partie “Ettore Scola et l’histoire”), 251-306
CAPDENAT, Constance. Histoire et histoires: le film historique de fiction et la Nouvelle Histoire dans les années soixante-dix. DEA d’Histoire, IEP, 94 p
CARDOSO, Maurício. História e Cinema: um estudo de São Bernardo (Leon Hirszman, 1972). São Paulo, Janeiro de 2002. Dissertação de Mestrado, FFLCH- USP.
DAVILA, Ignácio Del Valle. Cámaras en trance: el Nuevo Cine Latinoamericano, un proyecto cinematográfico subcontinental. 1. ed. Santiago de Chile: Cuarto Propio, 2014.
DAVIS, N. Z. Slaves on Screen. Film and Historical Vision. Cambridge: Harvard University Press, 2000. 
DELAGE, Christian e GUIGUENO, Vincent. L’historien et le film. Editions Gallimard, 2004 (segunda parte, 99-192)
DELAGE, Christian; GUIGUENO, Vincent. L’histoire et le film. Paris: Gallimard, 2004.
FABRIS, Mariarosaria . O neo-realismo cinematográfico italiano: uma leitura. São Paulo: Edusp/Fapesp, 1996. 176 p.
FERREIRA, Jorge et alli (orgs). A história vai ao cinema. Rio de Janeiro, Record, 2001
FERRO, Marc. Cinema e História. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
KORNIS, Mônica Almeida. História e Cinema: um debate metodológico. In: Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 5, nº 10, 1992, pp. 237-250.
KORNIS, Mônica. A. Cinema, televisão e história. Rio de Janeiro, Zahar, 2008
LEME, Carolina Gomes. Ditadura em imagem e som. São Paulo, Editora UNESP, 2013
MORETTIN, Eduardo. Humberto Mauro, cinema, história. São Paulo, Alameda, 2013
MORETTIN, Eduardo. O cinema e o mito da democracia americana: Abraham Lincoln e John Ford. Famecos. Porto Alegre, v. 18, n. 1, p. 11 – 22, janeiro/abril 2011. 
MORETTIN, Eduardo, NAPOLITANO, Marcos; SALIBA, E.; CAPELATO, Maria Helena. et. alii. (orgs.). História e Cinema. Dimensões históricas do audiovisual. São Paulo: Alameda, 2007
MORETTIN, Eduardo. “O cinema como fonte histórica na obra de Marc Ferro”. História. Questões e Debates, Curitiba, v. 20, n.38, p. 11-42, 2003
MORRISSEY, Priska. Histoirens et cinéastes. Rencontre de deux écritures. Paris, L’Harmattan, 2004
NAPOLITANO, Marcos e MORETTIN, Eduardo (orgs). O Cinema e as ditaduras militares. Intermeios Editorial/FAPESP, São Paulo, 2018
NAPOLITANO, Marcos. “Fontes audiovisuais: A História depois do papel” In: PINSKY, Carla et al (org). Fontes Históricas. São Paulo, Contexto, 2005
NÓVOA, Jorge Luiz Bezerra (Org.) ; FRESSATO, Soleni (Org.) ; FEIGELSON, K. (Org.) . Cinematógrafo. Um olhar sobre a história. 1. ed. Salvador, São Paulo: EDUFBA, Editora da UNESP, 2009. v. 2000. 492p .
ROSENSTONE, Robert. A história nos filmes. Os filmes na história. São Paulo, Paz e Terra, 2010
SELIPRANDY, Fernando. A luta armada no cinema. Ficção, documentário, memória. São Paulo, Inermeios, 2015
SILVA, Marcos A. . Cinema-história e razão-poética: o que fazem os profissionais da história com os filmes. Goiânia: Editora da UCG, 2008, pp. 11-18.
SORLIN, Pierre. Historical Films as Tools for Historians. Film & History: An Interdisciplinary Journal of Film and Television Studies. Volume 18, Number 1, February 1988, p. 2-15
XAVIER, Ismail. Alegorias do subdesenvolvimento. Cinema Novo, Tropicalismo, Cinema Marginal. São Paulo, Cosac-Naify, 2012
XAVIER, I. N. . Guerras de cinema- a nação do monumental e espetacular. Sexta-Feira, SÃO PAULO, n.7, p. A124-A132, 2003.
XAVIER, I. N. . Historical Allegories. In: Toby Miller and Robert Stam. (Org.). A Companion to Film Theory. 1ed.Oxford: Blackwell Publishers, 1999, v. , p. 333-362
XAVIER, Ismail. . De monumentos e alegorias políticas: a Babilônia de Griffith e a dos Taviani, In: Estudos de Cinema, (2): 125 – 152, 1999.

Cinema e Ensino de História 
ALMEIDA, Rodrigo Ferreira. Luz, câmera e história! : práticas de ensino com o cinema. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2018. v. 1. 187p 
FRESQUET, Adriana. Cinema e educação: reflexões e experiências com professores e estudantes. Belo Horizonte, Autêntica, 2007 (3ª)
NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema em sala de aula. São Paulo, Contexto, 2008 (5ª)
SILVA, M. A. (Org.) ; RAMOS, A. F. (Org.) . Ver História O Ensino vai aos filmes. São Paulo: Hucitec, 2011. 344 p
TEIXEIRA, Ines de Castro e LOPES, José de Souza.  A escola vai ao cinema. Belo Horizonte, Editora Autêntica, 2007 (3ª)
SITE: Projeto “Cultura é Curriculo/O cinema vai à escolaFDE-SP”: http://culturaecurriculo.fde.sp.gov.br/cinema/cinema.aspx

Teoria do Cinema e temas conexos
AUERBACH, Eric. Mimese. São Paulo, Editora Perspectiva, 1971.
AUMONT, Jacques et alli. A estética do filme. Papirus Editora, Campinas, 1995
AVIER, I. N. . O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência - 3ª Edição revista e ampliada. 3. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005. v. 1. 212p
BAZIN, André. O cinema: ensaios. SP, Brasiliense, 1991
BROOKS, Peter. The Melodramatic Imagination. New Haven, Yale University Press, 1995.
LE GOFF, Jacques. “Documento/Monumento” In: HIstória/Memória. Campinas, Editora Unicamp, 2013 (7ª)
STAM, Robert. Introdução à teoria do cinema. Campinas, Papirus, 2003
SZONDI, Peter. Teoria do Drama Burguês (sec. XVIII). São Paulo, Cosac-Naify, 2012
XAVIER, Ismail. (org). A experiência do cinema. São Paulo, Paz e Terra, 2018
XAVIER, I. N. . Cinéma politique et genres traditionels: force et limites de la matrice mélodramatique. Cinémas d'Amérique Latine, v. 1, p. 46-51, 1993
XAVIER, I. N. . D. W. Griffith: o nascimento de um cinema. São Paulo: Editora Brasiliense, 1984. v. 1.
XAVIER, I. N. . Melodrama o la seducción de la moral negociada. Puerta: Publicación de Arte y Duseño, v. 3, p. 146-155, 2008

Bibliografia complementar 
BAUGH, Scott L.; SCHOENECKE, Michael K. Special Issue Introduction: Historical Reflections/Cinematic Projections of Latin American Film. In: Film and History, vol. 34.1, 2004, pp. 19-20.
BAUGH, Scott L.; SCHOENECKE, Michael K. Turning Pages on Latin American Film and History Studies. In: Film and History, vol. 34.2, 2004, pp. 13-14.
BIGNARDI, Irene. Memorie estorte a uno smemorato. La vita di Gillo Pontecorvo. Milano, Feltrinelli, 1999
Bonifazio, Paola. Marco Bellocchio: The Cinematic I in the Political Sphere. Journal of Modern Italian Studies . Volume 18, Issue 4, 2013 
BORDWELL, D.; STAIGER, J.; THOMPSON, K. The classical Hollywood style: film, style and mode of production to 1960. London, Routledge and Kegan Paul, 1985.
BORDWELL, David.  The cinema of Eisenstein. Harvard University Press, 1993
BROOK, Clodagh. Marco Bellocchio: the cinematic in the political sphere. University of Toronto Press, 2010 (cap. 4). 
CARNES, Mark. Passado Imperfeito. A História no Cinema. Rio de Janeiro, Ed. Record, 1997. 
COMMOLLI, Jean Louis. Le passé filmé. Cahiers du Cinema. 277, juin 1977, 5-14
COSTA, Antonio. Cinema e História. In: Compreender o cinema, trad. Nilson Moulin Louzada, Rio de Janeiro: Globo, 1987.
COURCOUX, Charles-Antoine. From Here to Antiquity: Mythical Settings and Modern Sufferings in Contemporary Hollywood's Historical Epics. In: Film and History, vol. 39.2, 2009, pp. 29-38.
CHARTIER, Roger. O mundo como representação. In: Estudos Avançados. 5 (11): 173 – 191, 1991.
LAMIREAU, Chloé. Tra finzione filmica e ricostruzione storica. Il terrorismo e gli anni di piombo nel cinema italiano degli anni 2000.  Tese de Lengua, Letteratura e Civiltà Italiane, Université de Nice, 2007
ELSAESSER, Thomas. Subject Positions, Speaking Positions; From Holocaust, Our Hitler, and Heimat to ‘Shoah’ and ‘Schindler's List’. In: SOBCHACK, Vivian (ed.). The Persistence of History: Cinema, Television, and the Modern Event. New York, Routledge, 1996, p. 145 – 183. 
FABRIS, Mariarosaria . Proibido ultrapassar à esquerda (versão ampliada). In: Eduardo V. Morettin; Marcos Napolitano; Maria Helena Capelato. (Org.). Cinema e História. São Paulo: , 2006
FABRIS, Mariarosaria . Realismo: duas visões confluentes. In: Annateresa Fabris & Maria Lúcia Bastos Kern. (Org.). Imagem e conhecimento. 1 ed. São Paulo: Edusp, 2006, v. 1, p. 255-270.
MASCARELLO,.Fernando (Org.). História do Cinema. Porto Alegre: , 2004
FERRO, M. The fiction film and historical analysis. In: The historian and film. Ed. Paul Smith, Cambridge Univerty Press, 1976
GINZBURG, Carlo. Representação: a palavra, a idéia, a coisa. In: Olhos de madeira: nove reflexões sobre a distância. São Paulo, Companhia das Letras, 2001, p. 85 – 103.
GRIFFITHS, Alison. Le panorama et les origines de la reconstitution cinématographique. In: Cinémas: revue d’etudes cinématographiques. Vol. 14, nº 1, outono de 2003, pp. 35-65. 
HJORT, Mett and MACKENZIE, Scott. Cinema and Nation.  Routledge, 2000
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LAUREANO, Rogério Correa. Cinema e História no Brasil e na Argentina na transição política: estudo comparativo entre os filmes “Pra frente Brasil” e “Nem culpa nem esquecimento”. São Paulo, 2002. Dissertação de mestrado, FFLCH-USP
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LINDEPERG, Sylvie. Nuit et Brouillard. Un film dans l'histoire. Paris, Odile Jacob, 2007
LOSHITZKY, Yosefa. (ed). Spielberg's Holocaust: Critical Perspectives on ‘Schindler's List’. Bloomington, Indiana University Press, c1997. 
MACKENZIE, Scott and HJORT, Mett. Cinema and nation.  Routledge, 2000
FABRE Marie. Buongiorno, notte : « approfondir l’histoire par infidélité ». sociétés & Représentations. 2010/1 (n° 29), 127-136
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NÓVOA, Jorge Luiz Bezerra . Costa Gavras: política, história e cinema. O Olho da História, v. 2, p. 71-86, 2005
NÓVOA, Jorge Luiz Bezerra . Antinomias de Eisenstein. Um olhar sobre a história e as imagens da URSS.. In: Alcides Freire Ramos e Marcos Silva. (Org.). Ver historia: o ensino vai aos filmes.. 1ed.São Paulo: HUCITEC, 2011, v. 1, p. 305-329.
ODIN, Roger. De la Fiction. De Boeck Université, 2000
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RAMOS, Fernão. História do cinema brasileiro. São Paulo: Art Editora; Secretaria de Estado da Cultura, 1990.
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ROSENSTONE, Robert A. História em imagens, História em palavras: reflexões sobre as possibilidades de plasmar a História em imagens. In: O Olho da História. Revista de História Contemporânea. Salvador - BA, 1 (5): 105 - 116, set. 1998
RUBIO, Antonio; MARTIN, Jeronimo. Cine y Revolucion Francesa. Madrid, Ediciones Rialp, 1991
SANTI, Pier Marco & VITTORI, Rossano. I Film di Ettore Scola. Gremese Editore, 1987. 
SLOCUM, J. David (ed.) Hollywood and war. The film reader. New York, Routledge, 2006. 
SORLIN, Pierre. Clio a l’écran, ou l’historien dans le noir. In: Revue d’Histoire Moderne et Contemporaine, tome XXI, avril-juin 1974
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WEINMANN, Heinz. Les Fantômes de l’Amérique. In: Cinémas: revue d’etudes cinématographiques. Vol. 1, nº 1-2, s/d.
XAVIER, I. N. . A Personagem Feminina Como Alegoria Nacional No Cinema Latino-Americano. BALALAICA, SAO PAULO, v. 1, p. 84-101, 1997.
 

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