Mapear as principais matrizes e tradições do filme histórico na cinematografia, com ênfase nas cinematografias europeias e americanas; Refletir sobre o papel do cinema de ficção na construção, monumentalização e na revisão das representações sobre o passado histórico em vários contextos históricos e sociais; Analisar o estatuto do filme histórico dentro da indústria cinematográfica e seu diálogo com a tradição do cinema autoral e com os filmes de gênero; Analisar a relação entre o filme histórico, os debates historiográficos e a heurística; Refletir sobre as relações entre estética e ideologia no filme histórico.
As relações entre história e audiovisual, que nas concepções contemporâneas envolve o estudo de todas as formas e suportes de visualidade dinâmica (cinema, televisão e games), se tornaram um campo específico dos estudos históricos desde os anos 1980. Mesmo sendo uma fonte primária como outra qualquer, os estudos de cada vetor deste suporte exigem um repertório prévio de conceitos e ferramentas metodológicas. Nesta disciplina, a partir dos pressupostos gerais dos estudos históricos sobre o audiovisual, vamos focar as relações entre o cinema de ficção histórica e a matéria social e ideológica que lhe serve de inspiração. Articulando formas de representação do passado com demandas específicas da linguagem e expressão cinematográficas, a disciplina busca capacitar o graduando a partir de uma reflexão sobre as mediações entre filme, história e realidade social. Partimos do pressuposto de que a relação entre filmes e contextos históricos (de produção e de recepção) se realizam a partir do chamado “específico fílmico”, que exige do analista a constante articulação entre análise dos quadros e do fluxo da narrativa fílmica com as matérias sociais e históricas que lhes são exteriores, sem recair na teoria do reflexo do real sobre a obra de arte. Outro aspecto a ser exercitado ao longo da disciplina são as potencialidades do cinema de ficção histórica em contextos escolares, possibilitando a formação do pesquisador e do professor a um só tempo.
1. História e Audiovisual – Introdução Teórico-Metodológica; 2. Matrizes do filme histórico no cinema silencioso; 3. História na tradição do “melodrama hollywoodiano”; 4. História no cinema soviético de Sergei Eisenstein; 4. O cinema brasileiro e os limites da monumentalização histórica; 5. O cinema brasileiro e os limites da monumentalização histórica; 6. Gênero épico e Guerra Fria; 7. Cinema militante, revolução e história; 8.Filme histórico e crítica antiautoritária; 9. Filme histórico e história oficial no regime militar brasileiro; 10. Gênero fílmico e revisão do passado no “cinema da retomada”; 11. Cinema e escrita da história: o caso Ettore Scola; 12. História, melancolia e subjetividade: o cinema de Marco Bellochio; 13. Cinema, trauma e representação ficcional: o caso do Holocausto/Shoah
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