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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
História
 
Disciplina: FLH0818 - A História Global e o Mundo Antigo [2- História Cultural]
Global History and the Ancient World

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2023 Desativação:

Objetivos
a) oferecer uma introdução à História Global como abordagem, notando suas particularidades em relação a perspectivas afins e/ou rivais (história comparada, história transnacional, teoria sistema-mundo, pós-colonialismo, world history); b) avaliar o impacto da história global na historiografia sobre o mundo antigo, e sobre o império romano em especial, a partir de estudos de caso de historiografia recente que adota abordagens globais no estudo da antiguidade (romana). Será dado um entendimento introdutório dos objetos, conceitos, recortes e pressupostos da História Global (p.ex. integração, globalização, conectividade, redes, conexões globais, espaços transnacionais, sincronia e “momento global”); ao mesmo tempo, pretende-se explorar o potencial heurístico e explicativo desses mesmos conceitos ao serem aplicados ao mundo antigo, bem como os desafios encontrados, no que se refere a problemáticas de expansão imperial, transformações na cultura visual e material, a questão das identidades e o debate da romanização; a economia imperial romana; a disseminação de cultos religiosos; escravidão, marginalização e epistemicídio.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2958617 - Rafael Scopacasa
 
Programa Resumido
O conceito de globalização é um produto do mundo contemporâneo, criado para descrever transformações econômicas, políticas, culturais e ambientais do presente. A globalização, tal como a vivenciamos hoje, envolve a formação de um mercado mundial com preços unificados, e meios de comunicação e de transporte que causam a compressão do espaço-tempo e possibilitam a mobilidade de pessoas, mercadorias e ideias numa escala inédita. Contudo, já nos anos 1990 era discutido se a globalização seria um fenômeno exclusivamente contemporâneo. O debate evoluiu com o desenvolvimento da História Global, uma perspectiva teórico metodológica que propõe explicar fenômenos históricos de maneira que ultrapassa fronteiras nacionais e problematiza recortes geográficos tradicionais. A viabilidade de fazer uma história global de contextos pré-modernos tem sido foco de debate. A presente disciplina propõe explorar esse problema a partir do exame de historiografia recente sobre o mundo antigo, e sobre o império romano em particular, que se distingue por suas perspectivas globais. Serão discutidos aspectos centrais da História Global como abordagem (integração, globalização/glocalização; conectividade, redes, conexões globais, espaços transnacionais, sincronia e “momento global”) bem como o impacto desses conceitos no estudo da história antiga, e da história romana em particular.
 
 
 
Programa
1-Introdução: por quê história global (da antiguidade)?
2-Perspectivas globais na historiografia, da antiguidade ao século 19
3-Abordagens afins/rivais: história transnacional, sistemas-mundo, pós-colonialismo, história comparada, world history
4-A história global: integração, globalização, conexões globais
5-Estudo de caso: a glocalização da cultura grega no mediterrâneo
6-As espacialidades alternativas da história global
7-Estudo de caso: o comércio do incenso
8-Estudo de caso: o porto livre de Delos
9-As temporalidades da história global: sincronia e “momentos globais”
10-Estudo de caso: o despontar da expansão romana
11-Estudo de caso: migrantes na república romana tardia
12-Estudo de caso: a deusa Isis no império romano
13-Estudo de caso: a economia romana imperial
14-História global, eurocentrismo, e História Antiga
15-História global, neoliberalismo, e o império romano
16-Discussão final
 
 
 
Avaliação
     
Método
As aulas serão expositivas e dialogadas, envolvendo uma primeira parte de exposição do conteúdo, seguida de sessões interativas de leitura e análise de fontes e/ou historiografia, algumas das quais valerão nota.
Critério
Avaliação 1 (20 pontos) Somatória de pontos obtidos em atividades de análise de fontes primárias em sala de aula Avaliação 2 (40 pontos) trabalho escrito (projeto de pesquisa) Avaliação 3 (20 pontos) trabalho escrito (projeto de pesquisa): versão revisada
Norma de Recuperação
Prova escrita dissertativa sobre o conteúdo da disciplina.
 
Bibliografia
     
Broodbank, C. 2013. The Making of the Middle Sea: A History of the Mediterranean from the Beginning to the Emergence of the Classical World. Oxford, Oxford University Press.
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Conrad, S. 2019. O que é a história global? Lisboa, Edições 70.
Crossley, P.K. 2015. O que é história global? São Paulo, Editora Vozes.
Guarinello, N.L. 2003. Uma morfologia da história: as formas da história antiga. Politeia: História e Sociedade 3: 41-61.
Guarinello, N.L. 2010. Ordem, integração e fronteiras no Império romano: um ensaio. Mare Nostrum 1: 113-127.
Isayev, E. 2017. Migration, mobility and place in ancient Italy. Cambridge, Cambridge University Press.
Mazurek, L. 2023. Isis in a global empire: Greek identity through Egyptian religion in Roman Greece. Cambridge, Cambridge University Press.
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Morris, I. 2005. Mediterraneanization. The Mediterranean Historical Review 18(2): 30-55.
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Terrenato, N. 2019. The Early Roman Expansion into Italy: Elite Negotiation and Family Agendas. Cambridge: Cambridge University Press.
Vlassopoulos, K. 2013. Greeks and Barbarians. Cambridge: Cambridge University Press.
 

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