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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
História
 
Disciplina: FLH0835 - História Conceitual [5- Teoria, historiografia e novas abordagens]
Conceptual History

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2023 Desativação:

Objetivos
O curso pretende discutir os fundamentos teóricos, historiográficos e históricos das várias possibilidades da chamada “história conceitual” ou “história dos conceitos”, considerando-a 1) um rico manancial analítico para historiadores e cientistas sociais, 2) uma potente fonte de reflexão acerca do conhecimento histórico de um modo geral, e 3) uma abordagem necessária ao entendimento de fenômenos sociais de ordem intelectual. De modo mais específico, o curso enfocará a história, a polissemia e os usos políticos de alguns conceitos-chave para a organização social do mundo moderno.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1113874 - João Paulo Garrido Pimenta
 
Programa Resumido
Diferentes vertentes de uma abordagem conceitual da história têm sido praticadas por historiadores de diversos países, temas e escolas há décadas, inclusive no Brasil. É fundamental que o estudante de história tenha familiaridade com tais abordagens, uma vez que delas podem resultar grandes proveitos tanto para sua formação em geral quanto para o desenvolvimento de temas específicos de investigação.
 
 
 
Programa
1) Apresentação do curso.
2) O que é um conceito.
3) Vertentes historiográficas e multidisciplinares de uma história de conceitos.
4) História dos conceitos como história social.
5) História dos conceitos como história de longa duração.
6) História de conceitos imagéticos.
7) Conceitos de revolução.
8) Conceitos de democracia.
9) Conceitos de liberdade.
10) Conceitos de cidadania. 
11) Conceitos de história.
12) Trânsitos conceituais.
13) Problemas latino-americanos relativos à história conceitual.
14) Realização da prova e entrega dos trabalhos.
15) Devolutiva.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Prova escrita e trabalho final.
Critério
As duas avaliações terão peso equivalente, e levarão em conta a capacidade do aluno de articulação entre teoria e evidência empírica, de aproveitamento de leituras indicadas e de escrita de texto.
Norma de Recuperação
Será disponibilizada ao aluno que obtiver média final entre 3,0 e 4,9.
 
Bibliografia
     
ARAUJO, Valdei. Sobre a permanência da expressão historia magistra vitae no século XIX brasileiro. NICOLAZZI, F./MOLLO, H./ARAUJO, V. (orgs.). Aprender com a história? O passado e o futuro de uma questão. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2011, p.131-147.  
ARENDT, Hannah. Sobre a revolução. Trad. Denise Bottmann. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.  
BLOCH, Marc. Apologia da história ou o oficio do historiador. Trad. André Telles. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
BOTTOMORE, T. (ed.). Dicionário do pensamento marxista. Trad. Waltensir Dutra. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1988.  
BOUTON, Christophe. Learning from History: The Transformations of the topos historia magistra vitae in Modernity. Journal of the Philosophy of History, 2018, p.1-33.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Ante el tiempo. Historia del arte y anacronismo de las imágenes. 3ª.ed. aumentada. Trad. Antonio Oviedo. Buenos Aires: Adriana Hidalgo, 2011. 
FERNÁNDEZ SEBASTIÁN, Javier (dir.). Diccionario político y social del mundo iberoamericano (Iberconceptos 1). Madrid: Fundación Carolina/Centro de Estudios Políticos y Constitucionales, 2009.
FERNÁNDEZ SEBASTIÁN, Javier (dir.). Diccionario político y social del mundo iberoamericano (Iberconceptos 2). Bilbao/Madrid: Universidad del País Basco/Centro de Estudios Políticos y Constitucionales, 2014. 
FERNÁNDEZ SEBASTIÁN, Javier (org.). Political Concepts and Time: New Approaches to Conceptual History. Santander: Cantabria University Press/McGraw-Hill Interamericana de España, 2011.
KOSELLECK, Reinhart. Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Trad. Wilma Patrícia Maas & Carlos Almeida Pereira. Rio de Janeiro: Contraponto/PUC-RJ, 2006.  
KOSELLECK, Reinhart. Histórias de conceitos: estudos sobre a semântica e a pragmática da linguagem política e social. Trad. Markus Hediger. Rio de Janeiro: Contraponto, 2020.  
KOSELLECK, R./MEIER, C./GÜNTHER, H./ENGELS, Odilo. O conceito de história. Trad. René E. Gertz. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.  
MELAMED, Yitzhak Y. (ed.). Eternity: a history. New York: OUP, 2016.  
MUGGLESTONE, Lynda. Dictionaries: a Very Short Introduction. Oxford: OUP, 2011.  
PALTI, Elias José. Aporías: tiempo, modernidad, historia, sujeto, nación, ley. Buenos Aires: Alianza, 2001.  
PANOFSKY, Erwin. Estudos de iconologia: temas humanísticos na arte do renascimento. Trad. Olinda Braga de Sousa. Lisboa: Estampa, 1986. 
POCOCK, J. G. A. Linguagens do ideário político. Trad. Fábio Fernandez. São Paulo: Edusp, 2003.
ROSA, Hartmut. Aceleração: a transformação das estruturas temporais na Modernidade. Trad. Rafael H. Silveira. São Paulo: EDUNESP, 2019.  
SKINNER, Quentin. Visões da política: questões metodológicas. Algés: Difel, 2005.
WASSERMAN Fabio (comp.). El mundo en movimiento: el concepto de revolución en Iberoamérica y el Atlántico norte, siglos XVII-XX. Buenos Aires: Miño Dávila, 2019. 
ZERMEÑO PADILLA, Guillermo. La cultura moderna de la historia: una aproximación teórica e historiográfica. México: El Colegio de México, 2002.
 

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